Contato

Cururu de pé de pote

 

Trump anuncia nova tarifa global de 10% após Corte dos EUA barrar tarifaço.
Em seus primeiros comentários públicos sobre a decisão da Suprema Corte que considerou ilegal o tarifaço, o presidente Donald Trump disse que a sentença é "profundamente decepcionante", mas que não impedirá novas tarifas.
O que aconteceu
Trump desafiou a decisão da Suprema Corte e anunciou uma nova tarifa global de 10%. O presidente prometeu assinar um decreto impondo uma nova tarifa global sobre todos os países. "Eu iriei assinar agora um decreto para impor uma tarifa global de 10% sob as seções 122 e 301 para proteger o nosso país", declarou. Em seguida, respondeu a um repórter que poderia haver um possível prazo de três dias para a nova tarifa global entrar em vigor. Além disso, negou diante dos jornalistas a validade da decisão da Suprema Corte, insistindo que as tarifas impostas anteriormente permanecerão em vigor e "em plena força".
O republicano também afirmou que novas tarifas podem ser impostas pelo seu governo. "Agora vou seguir numa direção diferente", disse Trump ao destacar que tem alternativas. Ele citou várias leis e artigos que utilizaria, incluindo a Lei de Comércio de 1974 e a Lei de Expansão Comercial de 1962, mas afirmou que isso tornaria o processo mais demorado.
A lei permite que o presidente imponha essas tarifas por 150 dias, após os quais elas precisariam da aprovação do Congresso. Se não conseguir a aprovação, o presidente poderá recorrer a outras autoridades. Apesar da legislação dos EUA, Trump declarou à imprensa que não precisa da aprovação do Congresso para impor tarifas.
Trump declarou que tem vergonha de certos membros da Corte. Ele disse que está decepcionado por alguns membros da Suprema Corte "não terem a coragem de fazer o que é certo para o nosso país". Questionado se os bilhões de dólares em receita tarifária que os EUA arrecadaram desde a data em que o presidente anunciou as tarifas no ano passado terão que ser reembolsados, Trump afirmou que o tema "não foi discutido". "Acho que isso vai acabar em litígio pelos próximos anos", diz ele.
O presidente dos EUA também afirmou que a Corte foi influenciada por interesses estrangeiros. Em seguida, Trump voltou a citar a sua vitória eleitoral de 2024, dizendo: "Eu venci por milhões de votos... mas essas pessoas são desagradáveis, ignorantes e barulhentas. E eu acho que certos juízes têm medo disso, eles não querem fazer a coisa certa."
Trump parabenizou os juízes Thomas, Alito e Kavanaugh, todos dissidentes, por sua "força e sabedoria". Em seguida, ele chama os juízes indicados pelos democratas de uma vergonha. "Eles são contra tudo que torna a América forte, saudável e grande novamente. E, francamente, esses juízes são uma vergonha para nossa nação", disse.

Ele destacou que durante todo o seu mandato tentou agir com cautela para não assustar os tribunais. "Eu queria ser um bom menino", falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário