Contato

Coluna do blog


Chapada do Apodi: Associação identifica mais de 500 casas de Taipa
Se na chapada do apodi o projeto de irrigação Jaguaribe Apodi é o maior centro produtor e exportador da fruticultura no Estado do Ceará, no entorno dele existe uma realidade perversa e cruel no que se refere à moradia popular daquela gente. Nas comunidades que concentram o maior número de residências dos trabalhadores, que trabalham no projeto, é alto o índice de casas de taipas em situação de desconforto e até mesmo de desmoronamento, tipo cai ou não cai. Levantamento feito pela associação comunitária São João do Sítio Tomé, aponta a existência de mais de 500 casas em que as pessoas residem em condições sub-humanas. É dura a imagem exposta nas comunidades dos municípios de Quixeré e Limoeiro do Norte, a partir do Tomé, Cabeça Preta, Santa Maria, Cabormil, Cercado do Meio, Cabeça de Santa Cruz, Sítio Macacos, Lagoa da Casca, Carnaúbas, Sucupira, KM-60, KM-69 e 70. Moradores das comunidades demonstraram revolta e descrédito, diante do descaso das gestões municipais, que já realizaram vários levantamentos, afirmando ser a mudança das casas de taipa para alvenaria e até hoje nada foi concretizado. A omissão de projetos por parte da gestão pública municipal e com o anuncio do Governo Federal do Programa Minha Casa Minha Vida rural, o presidente da Associação comunitária São João do Sítio Tome, Limoeiro/Quixeré, José Maria Filho com o apoio das agentes de Saúde de cada área, realizou levantamento casa a casa em todas as comunidades que compreende o projeto. Com esse levantamento Zé Maria trabalha agora junto à Caixa Econômica Federal para aprovação e liberação de recursos que possam viabilizar a construção de casas de alvenaria em substituição às de taipa nas comunidades visitadas.

“Foi as raias do ridículo o choro do meu amigo, governador Sérgio Cabral, do Rio, sobre o problema do pré-sal”.CID GOMES

A voz do silêncio (Nota da foto)
Raimundo Pai e Raimundo Filho, moram num casebre de palha à margem da rodovia que liga Viçosa do Ceará a Granja, uma vereda usada pelos colonizadores do Ceará há séculos e que o Governo do Estado transformou numa estrada bonita, sinuosa e perigosa, como tudo o que tem curvas sinuosas. Pai e filho são surdos-mudos, mas nada bestas. Pediram cinco contos de réis por esta foto. E eu paguei. Um dia contarei a histórias deles.

Choveu
Ontem pela manhã caiu uma neblina sobre Fortaleza. Quem andou pelas ruas da cidade deve ter visto a quantidade de alagamentos com um sereno. Culpa do povo que entope os bueiros.

• Acordo.
A 1ª Vara da Comarca de Russas firmou parceria com a Dakota, indústria de calçados, para disponibilizar postos de trabalho aos detentos que cumprem pena no município, nos regimes aberto e semiaberto.

• Esticando a corda.
A Sala do Empreendedor da Câmara Municipal de Fortaleza terá um novo ponto de atendimento à população, o terceiro desde que foi criada em agosto do ano passado. No Fórum Autran Nunes.

• O PSB promove.
A vereadora Eliane Novais (PSB) viajou para o Rio de Janeiro, para o Seminário Internacional: As Experiências Socialistas Chinesas e de Governos de Esquerda em Países Capitalistas.

• Dia do Consumidor.
Hoje, 15, o Procon dará início a uma nova forma de conciliação, por meio de audiências virtuais. Preparativos para o Dia Mundial do Consumidor.

• Ruim, e agora pouco.
A extinção do trabalho aos sábados para os professores no ano letivo 2010 é uma das propostas da Prefeitura Municipal de Fortaleza para a categoria em sua data base.

• Ciro na CBN.
Candidato a presidente “...porque é onde tenho mais chance, me preparei 12 anos para isso e me considero, sem falsa modéstia, o mais bem preparado dos candidatos”.

• Patrícia visita.
A senadora Patrícia Saboya (PDT) visitou a sede da Embrapa-Fortaleza. Ela e seu suplente Flávio Torres, articularam na bancada cearense no Congresso emendas de R$ 23 milhões pra empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário