O governador Elmano de Freitas (PT) nomeou o promotor Herbet Gonçalves Santos para o cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2026-2027. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (29) pelas redes sociais. A nomeação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.
Elmano desejou sucesso ao próximo chefe do Ministério Público do Ceará (MPCE). Na lista tríplice enviada pelo MP estadual ao governador, Herbet foi o segundo mais votado na eleição interna do órgão, tendo recebido 204 votos. Ele também se destacou, durante a campanha eleitoral, por defender que o MP aumente os esforços e a cooperação institucional no combate ao crime organizado. A pauta também é vista como prioridade no governo Elmano.
A posse do novo gestor do MPCE deverá ocorrer no início de janeiro de 2026. Herbet Santos inicia o mandato a partir de 6 de janeiro de 2026.
Elmano não reconduziu ao cargo o atual procurador-geral, Haley de Carvalho Filho, que buscou a reeleição. No breve comunicado, o governador agradeceu ao atual PGJ, que comandou o MPCE nos últimos dois anos.
No início de dezembro, o MPCE encaminhou uma lista tríplice ao governador para a escolha do próximo PGJ do Ceará. Na eleição interna, o atual procurador-geral foi o mais votado, obtendo 307 votos. O promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos, escolhido por Elmano, foi o segundo mais votado, com 204 votos. Também entrou na lista o procurador de Justiça Luciano Percicotti Santana, que recebeu 77 votos.
O pleito contou com a participação dos três candidatos e reuniu 452 eleitores, entre procuradores e promotores de Justiça ativos do MP do Ceará.
Foco na segurança
Enquanto candidato à lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado, Herbet Santos elogiou os esforços do Governo do Estado na área da segurança pública, em especial, no combate ao crime organizado, e defendeu que o MPCE seguisse "o mesmo ritmo" do Executivo estadual.
"Nós não podemos deixar a Secretaria de Segurança Pública trabalhar sozinha, o governador está fazendo tudo o que pode na segurança pública e o Ministério Público não investe de igual forma", afirmou Herbet durante a campanha eleitoral.
O promotor destacou que o combate ao crime organizado e às organizações criminosas seria sua pauta prioritária à frente do MP do Ceará e se comprometeu a promover uma cooperação institucional maior nesse sentido.
Entre as propostas dele na campanha, estão: a regionalização dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos), com unidades em Sobral, Iguatu e Juazeiro do Norte; a criação do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública e Controle Externo (GAESP) no MPCE, integrando o órgão com o Sistema de Segurança Pública do Estado; a criação do Cyber Gaeco, um núcleo permanente voltado a investigar crimes cibernéticos; a criação do Comitê Permanente de Combate ao Crime Organizado no Ceará e a implementação do Curso Avançado de Investigação Estratégica do Crime Organizado.
Sobre o novo PGJ
Natural de Juazeiro do Norte, Herbet Santos integra o MPCE desde setembro de 2014. O futuro PGJ do Ceará atualmente atua na Promotoria de Justiça de Combate às Organizações Criminosas, com foco em enfrentamento estratégico e institucional.
Foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) de 2021 a 2025. Também tem experiência como conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça e como membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
De 2012 a 2014, foi defensor público na Defensoria Pública do Estado do Ceará. Entre 2009 e 2012, foi procurador do Estado do Amapá. Teve passagem pelas comarcas das regiões do Vale do Jaguaribe, Centro-Sul, até ser promovido para a entrância final, em Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário