Contato

SENAI Ceará é a única instituição do país certificada pela GWO para reparo de pás eólicas


Reconhecimento internacional reforça protagonismo do Ceará na formação para a transição energética
Na última terça-feira (13/01), auditores da Global Wind Organisation (GWO) realizaram uma auditoria no Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, no SENAI Barra do Ceará, em Fortaleza. Após a análise dos laboratórios e da qualidade das aulas ministradas pelos docentes, o SENAI Ceará tornou-se o único Departamento Regional do país certificado para ofertar o curso voltado ao reparo de pás eólicas.
A conquista comprova que a expertise teórica e prática dos docentes cearenses, aliada à infraestrutura de ponta dos laboratórios, atende plenamente aos rigorosos requisitos do padrão global da GWO. Com isso, a instituição passa a estar apta a formar profissionais qualificados para atuar em qualquer parte do mundo nessa área específica.
“Agradeço ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que tem investido e incentivado as ações do SENAI Ceará na pauta da transição energética. Agradeço também ao Departamento Nacional do SENAI, em nome da Superintendência de Educação, por todo o apoio à qualificação dos nossos docentes, garantindo que esse projeto fosse concluído com sucesso. Por fim, estendo o agradecimento a parceiros como a Aeris Energy, fundamental para a implementação dos nossos laboratórios com o fornecimento de insumos para as atividades práticas”, destacou o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda.
O projeto de certificação é fruto de uma parceria entre três departamentos regionais do SENAI: Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. O convite partiu do Departamento Nacional do SENAI que, pautado em seu padrão de qualidade, articulou a iniciativa junto à GWO. A parceria foi fortalecida durante o Brazil Windpower, realizado em outubro de 2025, em São Paulo (SP). O novo treinamento complementa o portfólio do SENAI Ceará, que já conta com os cursos de Basic Safety Training (BST) e Basic Technical Training (BTT), ambos no padrão GWO, em parceria com a multinacional Maersk Training.
“A certificação da GWO vem em um momento oportuno, pois o Ceará é o quarto estado do Brasil com maior capacidade instalada em projetos de energia eólica. Isso significa que, localmente, já existe uma demanda expressiva por profissionais capacitados para a manutenção de pás. Trata-se de um mercado em expansão em todo o país”, afirma Isabela Maciel, assessora do SENAI Ceará para Transição Energética.
O gerente do SENAI Barra do Ceará, Dennes Landim, reforça que a conquista é coletiva. “Estamos muito felizes com essa certificação GWO Blade Repair no SENAI Ceará. Ela é fruto de muito trabalho e da dedicação de toda a equipe que faz o nosso SENAI acontecer. Demonstra o quanto estamos preparados para formar mão de obra para o mercado eólico, não apenas no nosso estado, mas para o Brasil e o mundo”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário