Contato

Reunião de lideranças da oposição deve ocorrer após Carnaval, diz Wagner

Em meio a mobilização pré-eleitoral da oposição no Ceará, as lideranças desse grupo devem ter um encontro após o Carnaval para começar as articulações nos bastidores, ainda sem data definida. Neste mês, um primeiro encontro previsto para ocorrer entre André Fernandes (PL); Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) acabou não se concretizando.
Segundo o Capitão Wagner, uma data para a reunião deve ser definida em breve, podendo ser na semana seguinte à semana do feriado de Carnaval. Além disso, ele citou outros partidos que devem entrar nas discussões: o PSDB e o Novo.
"A gente deve ter, depois do Carnaval um momento com os partidos. Aí vem o PL, o Novo, o União Brasil, o PSDB, o próprio PDT, através da Roberto Cláudio. Vamos sentar pra discutir, logicamente, este projeto. De que forma o projeto vai ser construído, quais serão os critérios pra escolher as pessoas que vão compor a chapa majoritária. Cada partido vai querer lançar a sua chapa proporcional de deputado estadual e federal, mas tem que ter critérios pra definir a chapa majoritária. Então, essa discussão vai se iniciar depois do Carnaval e a gente vai ter bastante tempo até o ano que vem pra tomar essa decisão", disse Wagner em entrevista ao O Estado.
Até o momento, apenas PL, União Brasil e PDT têm demonstrado o alinhamento maior como forças de oposição no estado, já ensaiando uma aliança para as eleições de 2026. Deputados estaduais desses três partidos já vêm se reunindo semanalmente na Alece desde fevereiro para discutir a atuação em conjunto no Legislativo e, claro, articulações para as eleições.
Ainda segundo o Capitão, o União Brasil vai fazer uma "caravana" pelo estado na busca por filiar possíveis candidatos para as chapas proporcionais, além de tentar atrair lideranças dos municípios. "E aproveitar para fazer a discussão sobre o projeto majoritário, conversando com prefeitos, lideranças dos municípios para chegar em 2026 já com o Ceará mapeado e saber com quem a gente vai contar em cada município para defender o projeto que deixa de ser do União Brasil e passa a ser da oposição no estado do Ceará".
O que os une os separa.

Juazeiro do Norte passa a poder ter 2º turno em próxima eleição

Atingindo 200 mil eleitores, cidade do Cariri cearense se junta a Fortaleza e Caucaia, até então únicos colégios eleitorais do estado com essa marca
Juazeiro do Norte alcançou a marca de 200 mil eleitores, anunciou o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) nessa quinta-feira (27). Com isso, a cidade da Região do Cariri cearense pode ter segundo turno na próxima eleição municipal. Até então, no Ceará, as únicas cidades com essa possibilidade eram Fortaleza e Caucaia. Inclusive, no pleito de 2024, houve segundo turno nas duas cidades.
O TRE-CE relacionou o feito à campanha Alista Juazeiro, realizada pelo Tribunal a partir de 2024. A ação ampliou os atendimentos fixos e itinerantes da Justiça Eleitoral no município, considerando a grandeza populacional da região e a importância da representatividade do interior do Estado entre os locais passíveis de 2º turno nos pleitos. Depois de Fortaleza e Caucaia, Juazeiro do Norte já era a terceira maior cidade em população e colégio eleitoral do estado.
O desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, presidente do TRE Ceará e eleitor de Juazeiro, comemorou a novidade, apontando como um avanço não só para a cidade mas também para a Justiça Eleitoral.
“Este é um marco não apenas no crescimento de Juazeiro do Norte, mas de toda a Justiça Eleitoral, que tem se dedicado a ampliar o acesso aos direitos e garantir que mais cidadãos possam participar ativamente da construção do futuro. O TRE-CE reafirma o compromisso com a inclusão, a representatividade e o exercício pleno da cidadania. Juazeiro do Norte, com sua grandeza histórica e social, se consolida como uma cidade que avança, transforma e faz história na democracia cearense", destacou o presidente do TRE.
Regra do 2º turno
De acordo com a Constituição Federal e a Resolução n.º 23.734/2024 do TSE, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar podem ir ao segundo turno. Isso quando, no primeiro turno, nenhum candidato tenha sido eleito por maioria absoluta, ou seja, metade mais um dos votos válidos.
Em 2024, Juazeiro do Norte registrou aumento de mais de 16 mil eleitores em comparação com 2022. Ainda assim, faltaram pouco menos de 800 eleitores para que a cidade obtivesse o requisito para estar apta a ter segundo turno.
Na última eleição, definida em primeiro turno, a cidade caririense registrou um feito inédito: pela primeira vez, desde a instituição da reeleição em 1997, um prefeito em Juazeiro do Norte conquistou o segundo mandato. Glêdson Bezerra (Podemos) foi eleito prefeito em 2020 e reeleito em 2024, com 53,23% dos votos válidos. Seu principal adversário foi o deputado estadual Fernando Santana (PT), que obteve 45,21%.

O Poder da Mensagem

 



Capa do jornal OEstadoCe

 


Coluna do Macário Batista em 28 de fevereiro de 2025

Papa Francisco está melhor e telefonou para Gaza
Desde o dia 16, que o Papa Francisco não ligava ao padre argentino Gabriel Romanelli, responsável pela Paróquia da Sagrada Família, em Gaza. Voltou a fazê-lo, oito dias depois, esta segunda-feira, depois do registro de ligeiras melhorias. A informação clínica de segunda-feira à noite sobre o estado de saúde de Francisco, que se encontra internado há onze dias no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma, indicou que se verificou “uma ligeira melhoria” na saúde do Pontífice, realçando o facto de, ao longo do dia, não se terem registrado episódios de crise respiratória asmática. Assinala também o boletim médico que “alguns exames laboratoriais melhoraram” e que “a monitorização da insuficiência renal ligeira não é preocupante”. Os médicos esclarecem, ainda, que “a oxigenoterapia continua, embora com débito e percentagem de oxigênio ligeiramente reduzidos”. Mas, a par das boas notícias, os clínicos lembram que o Papa se encontra ainda em estado crítico e que, devido à enorme complexidade do seu quadro clínico, “manda a prudência que o prognóstico se mantenha reservado”. A nota divulgada pelo Vaticano dá conta que, de manhã, o Papa recebeu a Eucaristia e, à tarde, retomou as suas atividades de trabalho. E foi à tarde que ligou para a Paróquia de Gaza, manifestando-lhe “a sua proximidade paterna”. De resto, indica a Santa Sé, “Francisco agradeceu a todo o povo de Deus que se reuniu para rezar pela sua saúde nos últimos dias”.
A frase: “No dia 21 de fevereiro, a Presidenta Dilma Rousseff foi internada no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, China, devido a um quadro de neurite vestibular (inflamação no nervo do equilíbrio)”. Do X da ex-Presidente.
Patrão carnavalesco (Nota da foto)
O governador Elmano de Freitas anunciou, por meio de suas redes sociais, que o pagamento do salário para 180 mil servidores públicos ativos, inativos e pensionistas, referente ao mês de fevereiro de 2025, será antecipado e realizado hoje, sexta-feira (28).
O boon dos alugueis
Senador Pompeu, nos sertões cearenses vive um momento de riqueza. A presença das obras da Transnordestina dá emprego e aluga casas. Famílias vão pra casa de parentes e põem suas casas pra alugar. Nas alturas.
Recuperação na Ibiapaba
O Ministério Público Federal ajuizou ação para que a Nova Aurora Mármores e Granitos Ltda seja condenada a adotar, em 30 dias, medidas emergenciais de contenção dos danos ambientais na área degradada pela extração de granito em Granja.
O trem é feio
Além do pagamento de indenização por danos ambientais de, pelo menos, R$500mil, o MPF requer liminar para que a empresa implemente medidas emergenciais de contenção dos danos ambientais, como a drenagem adequada da área, o controle da erosão e a disposição correta dos rejeitos.
Retrovisor
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ampliou as aprovações de crédito para o Ceará em 2024, alcançando R$ 3,1 bilhões. O valor é 58,2% superior ao aprovado em 2023.
Contra o HPV no Ceará
Adolescentes de 15 a 19 anos são o público-alvo, cerca de 17% dos jovens ainda não foram vacinados no Estado. Os municípios de Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Fortaleza estão entres as cidades prioritárias no resgate de adolescentes não vacinados.
Vergonhoso
O Papa evocou três anos da guerra na Ucrânia, na segunda-feira, falando numa “efeméride dolorosa e vergonhosa para a humanidade”. Lembrou, ainda, as vítimas no Médio Oriente, em Myanmar e no Sudão.

Queiroz Filho critica anúncio de ganho real nos salários dos servidores públicos



Deputado Queiroz Filho (PDT) - Foto: Junior Pio
O deputado Queiroz Filho (PDT) criticou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (26/02), o governador Elmano de Freitas por anunciar, nesta semana, “ganho real” ao servidor público estadual no reajuste de 5,83%.
O parlamentar questionou que o reajuste anunciado será de 4,83% retroativo a janeiro e mais um ponto percentual a partir de setembro. Ele rebateu a proposta e afirmou que ela não contempla o servidor público.
“Se nós avaliarmos apenas 2023 e 2024 juntos a recomposição salarial dos servidores, eu teria que dar agora 4,83% e mais 1,5% retroativo a janeiro sem fazer favor nenhum. Aí, sim, você ia recompor o valor dos reajustes que não foram dados de forma correta”, contestou.
Queiroz Filho ressaltou que os salários dos servidores defasaram 32% nos governos do PT de 2024 até 2025. “Não me digam que vocês dão ganho real de um por cento. Eu digo isso porque, ano que vem, ano eleitoral, vocês vão dar reajuste mirabolante informando que foi acima da inflação, e isso jamais pode chamar o reajuste anunciado de ganho real”, argumentou.
O parlamentar discordou ainda dos elogios à gestão financeira do Governo do Estado. “Vocês dizem que o Governo está às mil maravilhas nas contas públicas, com empréstimos em cima de empréstimos para custear e postergar dívidas. Se o Estado está com capacidade financeira, por que não dá o reajuste integral e a recomposição salarial retroativa a janeiro de 2025? Aí podemos discutir se o reajuste deu ganho real”, frisou.
Em aparte, o deputado Cláudio Pinho (PDT) concordou com Queiroz Filho. “Estão brincando com os números perante a população, aí passam à sociedade via imprensa, redes sociais, um ganho real aos servidores, o que não existe. É preciso que se restabeleça a verdade”, acentuou.
Por sua vez, o deputado Sargento Reginauro (União) afirmou que o Governo do Estado enganou os seus aliados. “Um reajuste de 4,83% e um ponto percentual a partir de setembro, infelizmente, mais uma vez, os servidores públicos estão sendo enganados por esse Governo”, avaliou.

Governo do Ceará entrega mais 155 viaturas à Polícia Civil nesta sexta-feira (28)

Como parte do programa Ceará Contra o Crime, o Governo do Estado segue investindo nas suas Forças de Segurança. Nesta sexta-feira (28), às 7h30, serão entregues 155 novas viaturas à Polícia Civil. A solenidade será no Marco Zero da Barra do Ceará, em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e do delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, dentre outras autoridades.

As viaturas serão distribuídas em unidades da Polícia Civil de todas as regiões do estado. Com mais esta entrega, o Governo do Ceará ultrapassa a marca de 900 veículos destinados às suas Forças de Segurança, somente de 2023 para cá.
Serviço
Entrega de 155 novas viaturas à Polícia Civil
Data: 28 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 7h30
Local: Marco Zero da Barra do Ceará – Rua Dr. José Roberto Sales, 700, Barra do Ceará, Fortaleza-CE

Xandão vai pro cacete



Moraes rebate críticas dos EUA e defende soberania do Brasil no STF: "deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822"

Em resposta a pressão diplomática dos EUA, ministro do STF diz que Brasil defende a autodeterminação dos povos e rejeita imposições estrangeiras

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a soberania do Brasil e afirmou que o país deixou de ser colônia em 1822. Sem citar diretamente os Estados Unidos, o magistrado citou a independência do Brasil e a construção da ONU contra o nazismo. Moraes deu as declarações durante a sessão plenária da corte nesta quinta-feira (27), antes de iniciar o relatório de casos sobre a Lei de Abuso de Autoridade que relata. Ele participa por videoconferência.

"Reafirmo nosso juramento integral de defesa da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras, pois deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e com coragem estamos construindo uma República independente e cada vez melhor", disse Moraes, segundo a Folha de S. Paulo.

Moraes também agradeceu ao ministro Flávio Dino que se manifestou publicamente em sua defesa nesta quinta-feira. Em publicação nas redes sociais, nesta quinta-feira, Dino ressaltou que os ministros da Corte, ao assumirem o cargo, juram defender a Constituição e os princípios de autodeterminação dos povos, não intervenção e igualdade entre os Estados, previstos no artigo 4º da Carta Magna. "São compromissos indeclináveis, pelos quais cabe a todos os brasileiros zelar. Por isso, manifesto a minha solidariedade pessoal ao colega Alexandre de Moraes", escreveu Dino na postagem.

Na sequência, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, referiu-se às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 e destacou que a "narrativa" dos envolvidos não prevalecerá. “Nós bem sabemos o que tivemos que passar para evitar o colapso das instituições e um golpe de Estado aqui no Brasil. A tentativa de fazer prevalecer a narrativa dos que apoiaram o golpe fracassado não haverá de prevalecer entre as pessoas verdadeiramente de bem e democratas”, ressaltou Barroso, de acordo com O Globo.

Até então, os ministros do Supremo vinham minimizando as ações tomadas em território estadunidense, desde que a empresa de mídia de Trump, a Truth Social, e a Rumble, plataforma de vídeos, recorreram à Justiça na Flórida para que as ordens do ministro sejam declaradas ilegais.

Sob reserva, magistrados e assessores próximos a eles afirmam que não há impacto significativo sobre a rotina do Supremo e negam grandes preocupações em relação aos movimentos do presidente americano, de aliados e de bolsonaristas no país.

Ofensiva dos EUA - A ofensiva contra Moraes, que conta com o apoio de parlamentares bolsonaristas e ligados à extrema direita no Brasil, inclui uma articulação de políticos republicanos para aprovar um projeto de lei que prevê sanções contra o ministro e a proibição de sua entrada nos Estados Unidos.

Nesta semana, o governo do presidente Donald Trump se pronunciou pela primeira vez sobre as decisões do ministro Alexandre de Moraes. Em comunicado oficial, o Bureau de Assuntos para o Hemisfério Ocidental, órgão vinculado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, classificou como "censura" as multas aplicadas pelo magistrado contra plataformas digitais que descumpriram ordens de bloqueio de perfis em redes sociais.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota na qual reforçou que não permitirá distorções sobre o cenário nacional, nem abrirá espaço para ingerências externas.

"A manifestação do Departamento de Estado distorce o sentido das decisões do Supremo Tribunal Federal", diz o documento, que destaca: "O Estado brasileiro e suas instituições republicanas foram alvo de uma orquestração antidemocrática baseada na desinformação em massa".

Além disso, o texto da diplomacia brasileira destaca que o governo do presidente Lula (PT) valoriza a liberdade de expressão, ao contrário do que dizem figuras da extrema direita dos EUA. "A liberdade de expressão, direito fundamental consagrado no sistema jurídico brasileiro, deve ser exercida em consonância com os demais preceitos legais vigentes, sobretudo os de natureza criminal", destaca um trecho do texto.

Pipeiros pararam ai o dinheiro apareceu

Pagamento da Operação Carro-Pipa realizado

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informa que o pagamento para a Operação Carro-Pipa está sendo efetuado nesta quinta-feira (27).
Para viabilizar o pagamento foi necessário um pedido de descentralização de recursos do ministério, feito à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e ao Tesouro Nacional, concedido na data de hoje.
O pedido, encaminhado à SOF no dia 07 de fevereiro, seguiu todos os trâmites necessários e ocorreu em função da Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda não ter sido aprovada pela Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados.
A fatura da Operação Carro-Pipa, no valor de R$ 50 milhões, superou a capacidade orçamentária disponível para cobrir simultaneamente essa despesa e os custos administrativos do MIDR. Com a aprovação da LOA prevista para março, os fluxos serão normalizados.

Bom dia


A proposta que garante o reajuste no valor de 5,83% aos servidores estaduais do Ceará foi assinada e enviada nessa quinta-feira (27) pelo governador Elmano de Freitas para a Assembleia Legislativa e deverá ser a próxima prioridade do governo no Parlamento estadual. “Conto com o apoio dos deputados e deputadas para a aprovação dessa importante medida, em reconhecimento ao excelente trabalho realizado pelos cerca de 180 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas”, escreveu o executivo pelas redes sociais.

UM HOMEM SANTO - Uma figura do bem



- Com alegria e júbilo, quero felicitar o Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, pelo transcurso do 69º. Aniversário de sua Ordenação Sacerdotal, na data de hoje 25 de fevereiro de 2025. Operoso homem de Deus, sacerdote exemplar, ícone da educação, literatura e cultura sobralenses, Monsenhor Sodoc é pessoa a quem o povo e a cidade de Sobral muito devem. Parabéns, Padre Sadoc. Que Deus lhe abençoe, proteja muito e sempre e lhe proporcione longa existência com boa qualidade de vida. Amém!

O Poder da Mensagem

 


O dia


 

- Pelo menos aqui por perto é carnaval. É que carnaval no Ceará é antes. Algumas cidades, as ricas, onde prefeituras anunciam como investimento o carnaval vai ter 4 dias de zona total já na capital o carnaval acaba amanhã. Quem foi pros blocos, pros botecos que animam a turma do pé de cana, os arruma-maridos e os arrumam confusão em casa, só ano que vem. Ontem havia farta distribuição de camisinhas em órgãos públicos. Como se tivesse tanto homem ativo (êpa!) pra usar o preservativo...pois bem. No Ceará o governo disse que era ponto facultativo de segunda a quarta feira. Governo esperto preferiu dar a folga que ter trabalho de cortar o ponto.

Capa do jornal OEstadoCe

 


Criação de sistema de Metas Integradas de Segurança Pública é aprovada na Alece


O projeto de lei que cria o Sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (MISP) no Ceará foi aprovado nessa quarta-feira (26) pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A iniciativa estabelece a avaliação do desempenho das forças de segurança do Estado com base em indicadores estratégicos com os objetivos de reduzir a criminalidade no Ceará e garantir melhores resultados na segurança pública, entre outros.

Pelo projeto de lei nº 11/2025, do Governo do Estado, o MISP inclui todos os agentes de orgãos vinculados à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), prevendo retribuição aos servidores e militares ativos pelo cumprimento das metas e benefício a esses agentes no processo de ascensão nas suas respectivas carreiras.

Conforme foi informado durante o anúncio do Sistema, cada órgão terá sua meta anual pré-estabelecida. Para a Polícia Militar e Polícia Civil do Ceará, o objetivo será reduzir os índices de Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) em 11% e Crime Violento contra o Patrimônio (CVP) em 15%. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) terá o Índice de Prevenção e Salvamento (IPS) baseado em ações como a redução no tempo de atendimento e no combate a incêndios. A Perícia Forense do Ceará, por sua vez, buscará um aumento de 8,5% no índice de laudos produzidos (ILP) neste ano.

Também está prevista a instituição de uma comissão para acompanhar e avaliar a implementação e a execução do Sistema MISP. A previsão do Governo do Estado é que a iniciativa tenha um impacto orçamentário anual de R$ 160 milhões.

Dos 46 deputados na Assembleia, 35 votaram a favor da proposta, incluindo deputados da oposição, formando unanimidade entre os parlamentares que participaram da votação. Ainda foram aprovadas três emendas do deputado Renato Roseno (Psol) e uma do deputado Guilherme Sampaio (PT).

Leonardo Pinheiro anuncia filiação ao PT: "partido mais alinhado ao projeto"

 O deputado estadual Leonardo Pinheiro anunciou nessa quarta-feira (26) a filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), deixando assim o Partido Progressistas (PP). Após a informação começar a circular nos bastidores do meio político, ele confirmou a informação em nota divulgada nas redes sociais.

"É com muita responsabilidade que anuncio minha entrada no Partido dos Trabalhadores (PT). Deixo o PP (Progressistas) com gratidão e lealdade, agradecendo especialmente a Zezinho Albuquerque e Aj Albuquerque por toda parceria. Abraço esse novo desafio sempre com o firme compromisso de lutar pela melhoria da qualidade de vida dos cearenses", escreveu o deputado.

Além de agradecer aos aliados do PP, Pinheiro também lembrou lideranças do PT e falou em fortalecer a parceria com o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. O deputado disse em entrevista que recebeu o convite diretamente desses líderes petistas para se filiar ao partido.

Questionado pelo O Estado em entrevista, o deputado disse que a mudança de partido foi motivada por uma série de fatores, mas confirmou que um deles foi a possível formação de federação do PP com o União Brasil. Ele também falou na necessidade de buscar melhores condições de levar investimentos para as suas bases eleitorais no interior do estado, continuar apoiando o projeto atual no Governo do Estado e fortalecer a governabilidade do governador Elmano de Freitas.

"Desde o início nós fazemos parte deste projeto, desde a época do Cid, depois com o Camilo, agora com o Elmano e obviamente nós tínhamos que procurar um partido mais alinhado a este projeto".

Oficialmente o deputado ainda segue filiado ao PP e disse aguardar receber a carta de anuência por parte do presidente do PP Ceará, o deputado federal AJ Albuquerque.

Aliados apontam liderança do PL na oposição, mas fazem ressalvas


Ao comentar fala de André Fernandes sobre 2026, Capitão Wagner disse que discussão deve ser interna e criticou suposta tentativa de ‘hegemonia’ do PL.
(O sr.Wagner deve ter receio da liderança do Raspa)
Aliados do deputado federal André Fernandes (PL) ouvidos pelo O Estado nessa quarta-feira (26) defenderam a reivindicação feita por ele para que seu partido, o PL, tenha protagonismo no grupo da oposição nas eleições de 2026, podendo ter candidatura própria ao Governo do Estado, como cabeça de chapa, e ao Senado Federal. No entanto, há ressalvas, principalmente vindas do União Brasil e do PDT. André, junto com Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT) lideram uma mobilização pela unidade na oposição no estado, já ensaiando uma aliança para a próxima disputa eleitoral.
Apesar de os dois últimos evitarem falar sobre nomes ou partidos para candidaturas, André já declarou à imprensa que o PL não deve abrir mão desse protagonismo.
“A gente entende que o PL, pela envergadura, por ter o maior tempo de TV, por ter uma bancada forte, tem todo o direito de reivindicar a cabeça de chapa, como tem o direito de reivindicar vaga de senado etc”, disse o Capitão Wagner. Porém, o ex-deputado também falou que essa discussão deve ser feita internamente com a oposição e defendeu unidade.
“É muito cedo ainda. A gente está a mais de um ano do início do processo eleitoral, tem muito tempo para discutir isso e a gente vai fazer no momento oportuno. Eu espero a união da oposição, que a gente possa apresentar um caminho alternativo e vencer a eleição do ano que vem aqui no estado do Ceará”.
Capitão ainda criticou uma suposta “hegemonia” do PL, o que poderia prejudicar essa união na oposição: “Se o PL quiser ocupar todas as vagas - a de governador, a vice, as duas vagas de senador - fica difícil ter qualquer composição com outro partido e fica muito claro que o objeto aí é partidário e não o Estado do Ceará. A gente já está discutindo a hegemonia do PT e a possibilidade de outra hegemonia partidária não faz nem sentido, é incoerente para a gente”.
Do PDT e aliado próximo do ex-prefeito Roberto Cláudio, o deputado estadual Antônio Henrique disse ser “natural” que os partidos possam querer reivindicar candidaturas na eleição e reconheceu André Fernandes como o nome “mais forte” na oposição no estado. “Posso até dizer que, nessa atual conjuntura, a liderança mais forte que eu poderia citar (da oposição no estado) seria o próprio André Fernandes. Por quê? Porque foi quem disputou a eleição para prefeito, foi quem ‘bateu na trave’, e quase foi eleito”.
No entanto, Henrique destacou que o próprio André ainda não pode ser candidato a governador, vice-governador nem a senador porque não possui a idade mínima para esses cargos. A restrição abriria espaço para RC ou Capitão serem os favoritos para a disputa nesses cargos na oposição do Ceará. Porém, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita no Congresso Nacional pode reduzir as idades mínimas e mudar esse cenário.
O pedetista também falou que as três lideranças devem discutir as candidaturas em conjunto para 2026 no momento certo e pregou unidade.
Do PL e pai de André, o deputado estadual Alcides Fernandes disse que o filho assumiu a liderança da direita no estado e reforçou o protagonismo do PL: “Como o PL é o maior partido, é o partido do nosso presidente…o pensamento nosso é este, de a a gente ter candidato ao Governo e ao Senado”. No entanto, Alcides ressaltou que esse alinhamento na oposição ainda é “embrionário”, devendo a discussão sobre 2026 ser aprofundada ainda no futuro.

Coluna do Macário Batista para 27 de fevereiro de 2025

 


O verdadeiro conhecimento não alimenta o orgulho, mas fortalece a grandeza da humildade.
O último exemplo vem da serrania cearense. O senador Cid Gomes, que se mostra entediado com o mundo dos mandatos (nunca da politica) amuncia para hoje,quinta feira, a inauguração de um "boteco" na Serra da Meruoca, onde tem terras das heranças de seu pai, o meu querido e saudoso amigo Zé Euclides. Tão logo apareceu nas redes sociais a propaganda vendendo a inauguração do "Boteco do Barrigudim",houve uma disparada de ilações e demandas de gente conhecida dele, de gente que não o conhece, degente que nunca o viu e de fabulosos analistas de política, capazes de saber quem vence uma eleição com proximidade de quatro anos, isto é; tão logo sejam eleitos novos ou tradicionais candidatos pra prefeito,vereadores,governador e tal. A historia, entretanto, é outra. A humildade com que nos cerca a profissão de reporter, buscando a verdade até o fim dos tempos, desafiando qualificação, valor, premiações, citações e um belohistórico de vida. A charada da morte de JK: Fooi acidental ou provocada? É assim que coloca o jornalista Carlos Heitor Cony, autor de tres livros sobre o assunto, com a humildade de um iniciante no meio. E que iniciante. Para Cony, Juscelino, João Goulart e Carlos Lacerda , por capacidade de aglutinar as forças de oposição foram mortas pela ditadura militar. Heitor Cony conta que horas antes do acidente com JK esteve com ele e ouviu que o motorista havia comentado que o carro que o veria morto na Via Dutra estava esquisito de dirigir. Cony tem suas suspeitas das quais não larga mão. E um jornalista chega a escrever que há torcida para que nunca haja encontro com a verdade, assim como torcida para que "Ainda estou aqui" e Fernanda Torres nunca cheguem ao Oscar.

A frase: "Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir". Tem gente com a vela murcha.

 
Cuidados com o aguaceiro (Nota da foto)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Perigo” para o Ceará devido às fortes chuvas previstas para os próximos dias. Segundo o órgão, o estado pode registrar volumes de até 100 mm de precipitação em um único dia, acompanhados de ventos entre 60 km/h e 100 km/h

Jogo aberto
Na segunda feira, quando de evento em Icó, na fala dos políticos houve um coro forte quando o cerimonial anunciou a fala do presidente da Assembleia, Romeu Aldigueri, já como futuro candidato a dep. federal.

No mesmo dia...
...mas não na mesma hora, em Sobral, era divulgada uma dobradinha para 2026; Lia Gomes tentará a reeleição a deputada estadual juntgamente com Lucio Feijão, este candidato a deputado federal com base em Sobral.

Educação
O empresário Lucio Feijão é da área da educação, filho de antigo mestre da cidade que também criou uma universidade e se fez peça importante,e sem estrionismo, na vida da Zona Norte. Sai de campo Leônidas Cristino.

Uma praia pro Eusébio
O Prefeito do Eusébio, aqui colado em Fortaleza, reabre um sonho antigo, ter praia. Isso vem de longe. Dr.Junior quer que sejam feitos estudos que dêm ao municipio dele a Praia da Abreulandia,que hoje é Fortaleza.

Pertencimento
A população da Praia Abreulandia-Cofeco, diz que gostaria de ser parte do Eusébio pois é este municipio, cuja prefeitura fica a 22 km de Fortaleza, que atende suas principais necessidades de educação e saúde.

Bodegueiro da América
Gold card: Trump quer vender cidadania dos EUA por US$ 5 milhões. "Vamos vender um gold card", afirmou Trump. "Vamos colocar um preço nesse visto de cerca de US$ 5 milhões". É só isso. Vende a mãe mas não entrega.

Guerra é guerra
O tal do Musk, que pegou corda se achando, mandou que todo funcionário do governo dos Estados Unidos digam pra ele o que fizeram na semana passada. Não explicou pra quê mas o assunto virou piada de americano.

Ruim de graça
Americano é péssimo de humor e ruim de piada. FBI, Pentágono e diversas outras agências lá deles, pediram a seus funcionãrios que não respondam a pedido do Musk. Tipo:  Nem escuto a conversa da mutuca.

 
 

Já que ninguem vai mesmo...

 


Governo do Ceará decreta ponto facultativo na segunda e terça-feira de Carnaval

Na quarta-feira de cinzas, o expediente iniciará a partir das 13h

O governador Elmano de Freitas assinou decreto, nesta quarta-feira (26), tornando ponto facultativo para os servidores e empregados públicos os dias 3 e 4 de março (segunda e terça-feira de Carnaval). O documento ainda determina que o expediente no dia 5 de março (quarta-feira de cinzas) deverá começar às 13h. O decreto é publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira.

O decreto, contudo, garante a manutenção de serviços essenciais e de interesse público como o fornecimento de água, o trabalho feito por Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Perícia Forense (Pefoce) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Também funcionam normalmente os atendimentos médico-hospitalares, como de ambulatórios médicos especializados com consultas previamente marcadas; o serviço pré-hospitalar do Samu Ceará; o Sistema de Licitações, por meio da Procuradoria Geral do Estado; além das atividades vinculadas à rede de comunicação de dados da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), da Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria e os pontos fiscais da Secretaria da Fazenda do Ceará.

Bom dia

 


Leão: Record é uma emissora esquisita, mas acerta com Tom Cavalcante
Tom Cavalcante é um dos nomes queridinhos da Record atualmente. O humorista está no comando do programa "Acerte ou Caia!" na emissora e, para Leão Lobo, o programa tem sido um acerto em meio a tantos erros e 'esquisitices' da emissora. Este foi um dos temas do Splash Show desta quarta-feira (26).
O humorista entrou na grade de domingo da Record, substituindo o programa Hora do Faro, apresentado por Rodrigo Faro. Ele deixou a emissora no início deste ano. Para Leão, o formato do game show, que consiste em erros e acertos.
Penso eu - Eles não conhecem a história do Tom. Antes dessa coisa de humorista, Tom é um baita locutor de FM. Tupico locutor de FM, animador de programa de rádio. Fosse mais velho, teria sido apresentador de auditório, que nem Cesar de Alencar, Ary Barroso e outros.

Capa do jornal OEstadoCe

 


Morrendo de pena

 


Coitadinho do bichinho
Bolsonaro se vitimiza e prevê sua morte na cadeia
Ex-presidente ataca STF, minimiza tentativa de golpe e insinua que sua prisão geraria "comoção nacional".
Denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro (PL) voltou a se vitimizar em entrevista ao jornalista Leo Dias, publicada nesta terça-feira (25). Em um discurso carregado de ataques ao Judiciário, o ex-presidente afirmou que considera sua condenação provável e alegou que, caso seja preso, pode "morrer na cadeia".
"Se for condenado por tudo, são mais de 40 anos. Eu não vou viver mais [do que isso]", disse Bolsonaro, insinuando que sua prisão serviria apenas para eliminá-lo. "Para algumas pessoas importantes, não interessa eu preso, interessa eu morto." Ainda segundo ele, sua eventual detenção provocaria reações significativas: "Eu preso vou ser um problema também, vai haver uma comoção nacional".
A denúncia contra Bolsonaro foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no último dia 19, sob acusações de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra patrimônio da União e participação em organização criminosa. As penas máximas somadas chegam a 43 anos de prisão, além da possibilidade de inelegibilidade por mais tempo do que os oito anos já impostos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023.
Na entrevista, Bolsonaro fez ataques diretos ao STF, especialmente à Primeira Turma, que julgará sua denúncia. "Se você analisar uma turma com a outra, essa turma que eu estou tem um apelido, né? Câmara de gás. Entrou ali...", disse. Questionado sobre a origem do termo, respondeu: "É o que a gente ouve falar por aí". O colegiado é composto pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux.
O ex-presidente voltou a minimizar sua participação na tentativa de golpe e nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, insistindo, sem apresentar provas, que "foi programado pela esquerda". Ele também defendeu Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens, afirmando que ele foi "torturado" psicologicamente pelo ministro Moraes para colaborar com as investigações.
Sobre a possibilidade de sua esposa, Michelle Bolsonaro, disputar a Presidência em 2026, Bolsonaro descartou a ideia. "Não vai cair bem esse papo de cavalheiro para mim", disse, rindo. No entanto, confirmou que ela aceitou concorrer ao Senado.
Com o avanço das investigações e o robusto material colhido pela Polícia Federal, Bolsonaro segue apostando na estratégia de vitimização e de ataques às instituições. A expectativa agora recai sobre os próximos passos do STF e da PGR diante das acusações que podem levá-lo a um longo período de reclusão.

O dia

 

- Depois daquele alto, tem uma baixa e em seguida o mar. Mar salgado, maresia valente, ondas pra ensaios de surf e necas de peixe. Peixe não gosta de água suja e o mar vai ficar limpo, na região, lá na risca, onde encontra o céu e ficam na gostosa relação, que nem namoro fogoso , quando quase tudo era proibido. Aí bateu saudade. Melhor esperar o sol, se o sol vier...pro que der e vier...

O poder da mensagem

 


Dispositivos para reconhecimento facial começam a ser instalados na Arena Castelão

Clubes terão reunião na ETICE nesta quarta 16h
O Governo do Ceará já começou a instalação dos dispositivos para reconhecimento facial na Arena Castelão esta semana. Os equipamentos ficarão nos mesmos locais onde hoje os torcedores têm acesso usando ingressos ou cartões de sócio-torcedor. A tecnologia está sendo viabilizada e instalada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) com suporte da Secretaria de Esportes do Estado (SESPORTE). As catracas antigas permanecerão com o acréscimo dos equipamentos de leitura para reconhecimento facial, até o processo ser finalizado. A previsão é que o sistema esteja funcionando plenamente no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense de futebol, em 15 de março. A partir daí, o acesso dar-se-á somente por reconhecimento facial.
Reunião com clubes para definir processo de cadastro
Nesta quarta (26), às 16h, na sede da ETICE, haverá reunião com os representantes dos clubes para definir o processo de cadastramento dos torcedores. “No ato da compra, o torcedor será direcionado para uma plataforma para realizar a biometria facial. A imagem deverá ser limpa, sem acessórios – bonés, chapéus ou óculos escuros por exemplo – para ser aceita. A partir do dia 15 de março, ele só entrará no estádio por meio do reconhecimento facial, mesmo com ingresso comprado”, explicou o presidente da ETICE, Francisco Barbosa.
Para jogos de competições nacionais, os torcedores adversários deverão adotar o mesmo procedimento e realizar a biometria, sob a responsabilidade do clube mandante, que fará a venda dos ingressos para a partida. “Os torcedores terão mais segurança, porque as imagens serão disponibilizadas para cruzamento dos dados. Os torcedores que já possuem histórico na Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, por exemplo, serão imediatamente identificados”, explicou Barbosa.
Serviço
Reunião com os clubes de futebol sobre reconhecimento facial na Arena Castelão
Local: Sede da Etice – Av. Pontes Vieira, 220 (em frente ao Parque Rio Branco)
Horário: 16h

Coluna do Macário Batista para 26 de fevereiro de 2025

Opinião dos outros

“Vocês, brasileiros, sabem tudo”
Texto: Cristina Fontenele *Cristina Fontenele é escritora brasileira, com especialização em Escrita e Criação. Autora de "Um Lugar para Si - reflexões sobre lugar, memória e pertencimento”, além de jornalista e publicitária. Escreve crônicas há quinze anos e, como típica cearense, ama uma rede e cuscuz com café bem quentinho.
Estava a caminho do ginásio quando uma senhora me interpelou na rua e perguntou onde ficava determinado endereço. Abri o Google Maps para situarmo-nos no espaço e orientei a direção: “É logo ali, segue reto até a esquina, depois vira à esquerda e caminha até encontrar o número 56.”. Ao que ela, de pronto, respondeu: “Vocês, brasileiros, sabem tudo! Muito obrigada.”. Segui para meus exercícios pensando o que significava aquela frase. O comentário foi uma espécie de medalha no peito a enaltecer a ideia de povo que sempre encontra uma solução? No caso, o mérito foi do aplicativo, mas é bom, de vez em quando, regozijar-se com o que seriam os aspectos admiráveis de uma cultura. Nem só de “jeitinho” vive nossa gente. Não raro vemos nas redes sociais as célebres frases: “O brasileiro precisa ser estudado” ou “Agora a NASA vem”, como indicativo de criatividade e invencionismo. Rimos acreditando não ser nada fora do normal, porque nascemos com esse comando do “te vira” (uns mais, outros menos). Ao sair do país, olhando sob a perspectiva do migrante, de quem procura a força das próprias raízes, essa característica vira motivo de orgulho. Somos referenciados como povo empreendedor, engenhoso e inovador. Podemos incluir tais qualidades no currículo? Ao emigrar, segue conosco a pátria como sobrenome (apelido, como se diz em Portugal). A escritora brasileira, a cabeleireira do Brasil, o amigo da brasileira, aquela rapariga do Brasil. Para além do nome e da profissão, o país de origem virá como alcunha (apelido, como se diz no Brasil): “Ow brazuca, percebeste o que eu disse?”. Brasileiros isto, brasileiros aquilo, a dimensão da nossa nacionalidade nos precede como uma espécie de crachá que nos identifica antes mesmo de iniciarmos uma fala.
A frase: "O mundo não está interessado em quais temporais você já viveu. Ele quer saber mesmo se você trouxe o guarda-chuva". Te cuida!!!
Conversa animada
Assisti outro dia ao trecho de uma entrevista do Marcelo Tas com Maria Fernanda Cândido, no qual o apresentador perguntou se a atriz ficou “afrancesada” após viver em Paris. Fernanda foi enfática na negativa e revelou que morar fora a deixou muito mais brasileira, porque foi a partir dessa experiência que pode se entender e reconhecer como tal. “O que somos nós? Quem sou eu? O que me define? (...) Quando a gente tem a possibilidade de olhar com distância, é que a gente consegue se enxergar.”, respondeu a atriz.
A distância reveladora
O processo de distanciamento pode ser revelador, promove descolamento e reencontro. Quando estamos imersos em um contexto, a percepção pode ser parcial. Ser brasileiro em outro país, viver em outro ambiente e interações, evidencia traços pessoais e coletivos de forma mais consciente como, por exemplo, a fala, o ritmo, o gestual, o humor, a vestimenta, os hábitos.
Quem sou eu?
Uma colega baiana também observou o mesmo. Ela mora em Lisboa há três anos e explica que vive a dualidade de se perceber mais brasileira depois de imigrar e ao mesmo tempo querer ser menos, para conseguir se adaptar e sobreviver. Transita entre os polos do mais e do menos para regular o melhor funcionamento no outro território.
Marca registrada
“Fora da ilha, eu vejo que brasileiros se reconhecem em qualquer lugar do mundo. Na questão cultural, no jeito de levar a vida, lidar com as pessoas e com as dificuldades, como se não tivesse nada de novo nos perrengues que passamos aqui.”, avalia a colega. Nesse ponto, a resiliência da brasilidade seria um fator benéfico para a nova vida.
Aprendendo a solidão
Entretanto, a baiana receia tornar-se uma pessoa que ela denomina de “fria-europeia”, uma vez que tem aprendido a lidar bem com a solidão do imigrante mais do que imaginava. E com isso, estaria perdendo a necessidade do lado social mais ativo, comum à dinâmica brasileira? “Eu percebo que a aproximação com os amigos, que tornam-se família aqui, é fruto da carência do que tivemos ou não tivemos no Brasil.”, reflete.
Somos únicos
Na minha vivência, tenho compreendido que imigrar é, sobretudo, dar conta de si mesmo, abraçar coragens e debilidades. Uma caminhada individual, às vezes em companhia, às vezes apenas conosco. E nessa trilha, cabe a nós adotarmos ou não o sobrenome de “brasileira”, “brasileiro” como sinônimo de graça, força e resistência.

Bom dia

 

Prefeito e vice de Alto Santo são cassados pelo TRE-CE

Segundo relator, então candidato à prefeitura teria "gabaritado" quase todos incisos da lei de condutas vedadas nas eleições. Decisão ainda cabe recurso
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) determinou a cassação dos diplomas do prefeito de Alto Santo, José Joeni Holanda de Araújo (PP), e da vice-prefeita, Maria Genileuda Moura Oliveira (PT). Decisão ocorreu por maioria dos votos dos desembargadores da Corte durante sessão nessa terça-feira (25), com placar de 5 a 2 pela condenação dos gestores. Na semana passada, o colegiado já havia formado maioria para cassar a dupla, mas um pedido de vista do presidente do TRE do Ceará, Raimundo Nonato Silva Santos, adiou a decisão final.
Nessa terça, a Corte decidiu também pela inelegibilidade do prefeito pelo período de oito anos, assim como pelo pagamento de multas por condutas vedadas praticadas. O pleno do TRE-CE ainda determinou a realização de novas eleições majoritárias no município de Alto Santo, com data a ser estabelecida.
"A Corte, por maioria de votos, vencidos os desembargadores Érico e Wilker, decidiu conhecer do recurso para dar-lhe parcial provimento, para reformar a sentença e julgar procedentes em parte os recursos, determinando a condenação de José Joeni Holanda de Araújo ao pagamento de multa pelas condutas vedadas praticadas, fixando-se o valor de R$ 15 mil para cada uma das infrações constadas, totalizando seis penalidades pecuniárias e ainda a cassação do diploma e decretação de inelegibilidade pelo período de oito anos", anunciou o presidente do TRE-CE sobre o resultado do julgamento.
Os magistrados entenderam que Joeni e Genileuda cometeram abuso de poder político. Segundo o relator do caso, desembargador Daniel Carvalho, o prefeito, então candidato à reeleição, realizou ações como distribuição gratuita de cestas básicas durante as eleições de 2024. Além disso, bens públicos teriam sido utilizados em favor do candidato na disputa e publicações em perfil institucional teriam servido para autopromover os então candidatos. Conforme o relator, o gestor teria "gabaritado" quase todos os incisos da lei de condutas vedadas em meio à disputa eleitoral.
Joeni foi reeleito para o segundo mandato como prefeito de Alto Santo em 2024 pela coligação "Alto Santo no rumo certo", formada pelos partidos PP, UNIÃO, PT, PCdoB e PV. A decisão do TRE-CE ainda pode ser questionada por meio de recursos, tanto ainda no Tribunal Regional como nas instâncias superiores, podendo o caso ir ainda parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prefeito e a vice não se manifestaram sobre a decisão da Justiça Eleitoral do Ceará, até o fechamento desta matéria. Joeni, no entanto, divulgou publicações nas redes sociais de apoiadores que saíram em sua defesa logo após a medida do TRE-CE.
"Estamos aqui para manifestar nosso total reconhecimento ao prefeito que transformou nossa cidade. Seu trabalho incansável fez a diferença na vida de milhares de pessoas e isso ninguém pode negar! A verdade sempre prevalece e quem fez tanto pelo povo merece respeito, não perseguição. Seguimos firmes ao lado desse grande líder! Nossa cidade precisa continuar avançando, juntos não permitiremos que injustiças interrompam esse progresso", disse uma apoiadora do prefeito.