Reunião de lideranças da oposição deve ocorrer após Carnaval, diz Wagner
Juazeiro do Norte passa a poder ter 2º turno em próxima eleição
Coluna do Macário Batista em 28 de fevereiro de 2025
Queiroz Filho critica anúncio de ganho real nos salários dos servidores públicos
Governo do Ceará entrega mais 155 viaturas à Polícia Civil nesta sexta-feira (28)
Como parte do programa Ceará Contra o Crime, o Governo do Estado segue investindo nas suas Forças de Segurança. Nesta sexta-feira (28), às 7h30, serão entregues 155 novas viaturas à Polícia Civil. A solenidade será no Marco Zero da Barra do Ceará, em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e do delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, dentre outras autoridades.
As viaturas serão distribuídas em unidades da Polícia Civil de todas as regiões do estado. Com mais esta entrega, o Governo do Ceará ultrapassa a marca de 900 veículos destinados às suas Forças de Segurança, somente de 2023 para cá.Serviço
Entrega de 155 novas viaturas à Polícia Civil
Data: 28 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 7h30
Local: Marco Zero da Barra do Ceará – Rua Dr. José Roberto Sales, 700, Barra do Ceará, Fortaleza-CE
Xandão vai pro cacete
Moraes rebate críticas dos EUA e defende soberania do Brasil no STF: "deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822"Em resposta a pressão diplomática dos EUA, ministro do STF diz que Brasil defende a autodeterminação dos povos e rejeita imposições estrangeiras
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a soberania do Brasil e afirmou que o país deixou de ser colônia em 1822. Sem citar diretamente os Estados Unidos, o magistrado citou a independência do Brasil e a construção da ONU contra o nazismo. Moraes deu as declarações durante a sessão plenária da corte nesta quinta-feira (27), antes de iniciar o relatório de casos sobre a Lei de Abuso de Autoridade que relata. Ele participa por videoconferência.
"Reafirmo nosso juramento integral de defesa da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras, pois deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e com coragem estamos construindo uma República independente e cada vez melhor", disse Moraes, segundo a Folha de S. Paulo.
Moraes também agradeceu ao ministro Flávio Dino que se manifestou publicamente em sua defesa nesta quinta-feira. Em publicação nas redes sociais, nesta quinta-feira, Dino ressaltou que os ministros da Corte, ao assumirem o cargo, juram defender a Constituição e os princípios de autodeterminação dos povos, não intervenção e igualdade entre os Estados, previstos no artigo 4º da Carta Magna. "São compromissos indeclináveis, pelos quais cabe a todos os brasileiros zelar. Por isso, manifesto a minha solidariedade pessoal ao colega Alexandre de Moraes", escreveu Dino na postagem.
Na sequência, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, referiu-se às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 e destacou que a "narrativa" dos envolvidos não prevalecerá. “Nós bem sabemos o que tivemos que passar para evitar o colapso das instituições e um golpe de Estado aqui no Brasil. A tentativa de fazer prevalecer a narrativa dos que apoiaram o golpe fracassado não haverá de prevalecer entre as pessoas verdadeiramente de bem e democratas”, ressaltou Barroso, de acordo com O Globo.
Até então, os ministros do Supremo vinham minimizando as ações tomadas em território estadunidense, desde que a empresa de mídia de Trump, a Truth Social, e a Rumble, plataforma de vídeos, recorreram à Justiça na Flórida para que as ordens do ministro sejam declaradas ilegais.
Sob reserva, magistrados e assessores próximos a eles afirmam que não há impacto significativo sobre a rotina do Supremo e negam grandes preocupações em relação aos movimentos do presidente americano, de aliados e de bolsonaristas no país.
Ofensiva dos EUA - A ofensiva contra Moraes, que conta com o apoio de parlamentares bolsonaristas e ligados à extrema direita no Brasil, inclui uma articulação de políticos republicanos para aprovar um projeto de lei que prevê sanções contra o ministro e a proibição de sua entrada nos Estados Unidos.
Nesta semana, o governo do presidente Donald Trump se pronunciou pela primeira vez sobre as decisões do ministro Alexandre de Moraes. Em comunicado oficial, o Bureau de Assuntos para o Hemisfério Ocidental, órgão vinculado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, classificou como "censura" as multas aplicadas pelo magistrado contra plataformas digitais que descumpriram ordens de bloqueio de perfis em redes sociais.
Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota na qual reforçou que não permitirá distorções sobre o cenário nacional, nem abrirá espaço para ingerências externas.
"A manifestação do Departamento de Estado distorce o sentido das decisões do Supremo Tribunal Federal", diz o documento, que destaca: "O Estado brasileiro e suas instituições republicanas foram alvo de uma orquestração antidemocrática baseada na desinformação em massa".
Além disso, o texto da diplomacia brasileira destaca que o governo do presidente Lula (PT) valoriza a liberdade de expressão, ao contrário do que dizem figuras da extrema direita dos EUA. "A liberdade de expressão, direito fundamental consagrado no sistema jurídico brasileiro, deve ser exercida em consonância com os demais preceitos legais vigentes, sobretudo os de natureza criminal", destaca um trecho do texto.
Pipeiros pararam ai o dinheiro apareceu
Pagamento da Operação Carro-Pipa realizado
Bom dia
UM HOMEM SANTO - Uma figura do bem
- Com alegria e júbilo, quero felicitar o Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, pelo transcurso do 69º. Aniversário de sua Ordenação Sacerdotal, na data de hoje 25 de fevereiro de 2025. Operoso homem de Deus, sacerdote exemplar, ícone da educação, literatura e cultura sobralenses, Monsenhor Sodoc é pessoa a quem o povo e a cidade de Sobral muito devem. Parabéns, Padre Sadoc. Que Deus lhe abençoe, proteja muito e sempre e lhe proporcione longa existência com boa qualidade de vida. Amém!
O dia
- Pelo menos aqui por perto é carnaval. É que carnaval no Ceará é antes. Algumas cidades, as ricas, onde prefeituras anunciam como investimento o carnaval vai ter 4 dias de zona total já na capital o carnaval acaba amanhã. Quem foi pros blocos, pros botecos que animam a turma do pé de cana, os arruma-maridos e os arrumam confusão em casa, só ano que vem. Ontem havia farta distribuição de camisinhas em órgãos públicos. Como se tivesse tanto homem ativo (êpa!) pra usar o preservativo...pois bem. No Ceará o governo disse que era ponto facultativo de segunda a quarta feira. Governo esperto preferiu dar a folga que ter trabalho de cortar o ponto.
Criação de sistema de Metas Integradas de Segurança Pública é aprovada na Alece
Pelo projeto de lei nº 11/2025, do Governo do Estado, o MISP inclui todos os agentes de orgãos vinculados à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), prevendo retribuição aos servidores e militares ativos pelo cumprimento das metas e benefício a esses agentes no processo de ascensão nas suas respectivas carreiras.
Conforme foi informado durante o anúncio do Sistema, cada órgão terá sua meta anual pré-estabelecida. Para a Polícia Militar e Polícia Civil do Ceará, o objetivo será reduzir os índices de Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) em 11% e Crime Violento contra o Patrimônio (CVP) em 15%. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) terá o Índice de Prevenção e Salvamento (IPS) baseado em ações como a redução no tempo de atendimento e no combate a incêndios. A Perícia Forense do Ceará, por sua vez, buscará um aumento de 8,5% no índice de laudos produzidos (ILP) neste ano.
Também está prevista a instituição de uma comissão para acompanhar e avaliar a implementação e a execução do Sistema MISP. A previsão do Governo do Estado é que a iniciativa tenha um impacto orçamentário anual de R$ 160 milhões.
Dos 46 deputados na Assembleia, 35 votaram a favor da proposta, incluindo deputados da oposição, formando unanimidade entre os parlamentares que participaram da votação. Ainda foram aprovadas três emendas do deputado Renato Roseno (Psol) e uma do deputado Guilherme Sampaio (PT).
Leonardo Pinheiro anuncia filiação ao PT: "partido mais alinhado ao projeto"
O deputado estadual Leonardo Pinheiro anunciou nessa quarta-feira (26) a filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), deixando assim o Partido Progressistas (PP). Após a informação começar a circular nos bastidores do meio político, ele confirmou a informação em nota divulgada nas redes sociais.
"É com muita responsabilidade que anuncio minha entrada no Partido dos Trabalhadores (PT). Deixo o PP (Progressistas) com gratidão e lealdade, agradecendo especialmente a Zezinho Albuquerque e Aj Albuquerque por toda parceria. Abraço esse novo desafio sempre com o firme compromisso de lutar pela melhoria da qualidade de vida dos cearenses", escreveu o deputado.Além de agradecer aos aliados do PP, Pinheiro também lembrou lideranças do PT e falou em fortalecer a parceria com o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. O deputado disse em entrevista que recebeu o convite diretamente desses líderes petistas para se filiar ao partido.
Questionado pelo O Estado em entrevista, o deputado disse que a mudança de partido foi motivada por uma série de fatores, mas confirmou que um deles foi a possível formação de federação do PP com o União Brasil. Ele também falou na necessidade de buscar melhores condições de levar investimentos para as suas bases eleitorais no interior do estado, continuar apoiando o projeto atual no Governo do Estado e fortalecer a governabilidade do governador Elmano de Freitas.
"Desde o início nós fazemos parte deste projeto, desde a época do Cid, depois com o Camilo, agora com o Elmano e obviamente nós tínhamos que procurar um partido mais alinhado a este projeto".
Oficialmente o deputado ainda segue filiado ao PP e disse aguardar receber a carta de anuência por parte do presidente do PP Ceará, o deputado federal AJ Albuquerque.
Aliados apontam liderança do PL na oposição, mas fazem ressalvas
Coluna do Macário Batista para 27 de fevereiro de 2025
O verdadeiro conhecimento não alimenta o orgulho, mas fortalece a grandeza da humildade.
O último exemplo vem da serrania cearense. O senador Cid Gomes, que se mostra entediado com o mundo dos mandatos (nunca da politica) amuncia para hoje,quinta feira, a inauguração de um "boteco" na Serra da Meruoca, onde tem terras das heranças de seu pai, o meu querido e saudoso amigo Zé Euclides. Tão logo apareceu nas redes sociais a propaganda vendendo a inauguração do "Boteco do Barrigudim",houve uma disparada de ilações e demandas de gente conhecida dele, de gente que não o conhece, degente que nunca o viu e de fabulosos analistas de política, capazes de saber quem vence uma eleição com proximidade de quatro anos, isto é; tão logo sejam eleitos novos ou tradicionais candidatos pra prefeito,vereadores,governador e tal. A historia, entretanto, é outra. A humildade com que nos cerca a profissão de reporter, buscando a verdade até o fim dos tempos, desafiando qualificação, valor, premiações, citações e um belohistórico de vida. A charada da morte de JK: Fooi acidental ou provocada? É assim que coloca o jornalista Carlos Heitor Cony, autor de tres livros sobre o assunto, com a humildade de um iniciante no meio. E que iniciante. Para Cony, Juscelino, João Goulart e Carlos Lacerda , por capacidade de aglutinar as forças de oposição foram mortas pela ditadura militar. Heitor Cony conta que horas antes do acidente com JK esteve com ele e ouviu que o motorista havia comentado que o carro que o veria morto na Via Dutra estava esquisito de dirigir. Cony tem suas suspeitas das quais não larga mão. E um jornalista chega a escrever que há torcida para que nunca haja encontro com a verdade, assim como torcida para que "Ainda estou aqui" e Fernanda Torres nunca cheguem ao Oscar.
A frase: "Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir". Tem gente com a vela murcha.
Cuidados com o aguaceiro (Nota da foto)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Perigo” para o Ceará devido às fortes chuvas previstas para os próximos dias. Segundo o órgão, o estado pode registrar volumes de até 100 mm de precipitação em um único dia, acompanhados de ventos entre 60 km/h e 100 km/h
Jogo aberto
Na segunda feira, quando de evento em Icó, na fala dos políticos houve um coro forte quando o cerimonial anunciou a fala do presidente da Assembleia, Romeu Aldigueri, já como futuro candidato a dep. federal.
No mesmo dia...
...mas não na mesma hora, em Sobral, era divulgada uma dobradinha para 2026; Lia Gomes tentará a reeleição a deputada estadual juntgamente com Lucio Feijão, este candidato a deputado federal com base em Sobral.
Educação
O empresário Lucio Feijão é da área da educação, filho de antigo mestre da cidade que também criou uma universidade e se fez peça importante,e sem estrionismo, na vida da Zona Norte. Sai de campo Leônidas Cristino.
Uma praia pro Eusébio
O Prefeito do Eusébio, aqui colado em Fortaleza, reabre um sonho antigo, ter praia. Isso vem de longe. Dr.Junior quer que sejam feitos estudos que dêm ao municipio dele a Praia da Abreulandia,que hoje é Fortaleza.
Pertencimento
A população da Praia Abreulandia-Cofeco, diz que gostaria de ser parte do Eusébio pois é este municipio, cuja prefeitura fica a 22 km de Fortaleza, que atende suas principais necessidades de educação e saúde.
Bodegueiro da América
Gold card: Trump quer vender cidadania dos EUA por US$ 5 milhões. "Vamos vender um gold card", afirmou Trump. "Vamos colocar um preço nesse visto de cerca de US$ 5 milhões". É só isso. Vende a mãe mas não entrega.
Guerra é guerra
O tal do Musk, que pegou corda se achando, mandou que todo funcionário do governo dos Estados Unidos digam pra ele o que fizeram na semana passada. Não explicou pra quê mas o assunto virou piada de americano.
Ruim de graça
Americano é péssimo de humor e ruim de piada. FBI, Pentágono e diversas outras agências lá deles, pediram a seus funcionãrios que não respondam a pedido do Musk. Tipo: Nem escuto a conversa da mutuca.
Já que ninguem vai mesmo...
|
|
|
Bom dia
Morrendo de pena
O dia
- Depois daquele alto, tem uma baixa e em seguida o mar. Mar salgado, maresia valente, ondas pra ensaios de surf e necas de peixe. Peixe não gosta de água suja e o mar vai ficar limpo, na região, lá na risca, onde encontra o céu e ficam na gostosa relação, que nem namoro fogoso , quando quase tudo era proibido. Aí bateu saudade. Melhor esperar o sol, se o sol vier...pro que der e vier...
Dispositivos para reconhecimento facial começam a ser instalados na Arena Castelão
Coluna do Macário Batista para 26 de fevereiro de 2025
Opinião dos outros
Bom dia
Prefeito e vice de Alto Santo são cassados pelo TRE-CE