Contato

Deputados da oposição iniciam encontros e reforçam atuação conjunta


Em meio aos preparativos para disputa de 2026, grupo quer fortalecer atuação na Alece. Lideranças são aguardadas em reunião futura

A oposição na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou mais um encontro nessa terça-feira (18) para discutir o alinhamento e as estratégias de atuação no Parlamento estadual e já se preparando para a disputa eleitoral de 2026. Esse foi o segundo encontro do tipo, em que os deputados estaduais do bloco de oposição se reúnem em um café da manhã no gabinete de um dos parlamentares do grupo. Dessa vez, sete deputados se reuniram no gabinete do deputado Antônio Henrique (PDT).

Além do anfitrião, participaram do encontro de ontem os deputados Cláudio Pinho (PDT), Lucinildo Frota (PDT), Queiroz Filho (PDT), Dra. Silvana (PL), Felipe Mota (União Brasil) e Sargento Reginauro (União Brasil).

Inicialmente, a reunião dessa terça teria a presença das principais lideranças oposicionistas no estado: o deputado federal e presidente do PL Fortaleza, André Fernandes; o ex-deputado e presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner, e o ex-prefeito da Capital cearense e presidente do PDT Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). No entanto, alegando falta de compatibilidade de agenda, as três lideranças não apareceram nesse encontro, mas há a expectativa de que estejam juntas em uma próxima reunião, ainda sem data definida.

Organizados pelos deputados da oposição, esses encontros devem ocorrer semanalmente na Alece, sempre às terças-feiras, no gabinete de um dos parlamentares do grupo. Nesse último, os deputados definiram algumas ações que vão realizar em conjunto como fazer caravanas pelo interior do estado para ouvir a população e promover fiscalizações para buscar garantir transparência e eficiência nas ações do Poder Público, em especial em relação ao Governo do Estado.

Além disso, o grupo vai seguir fazendo as reuniões semanais, convidando lideranças políticas e também especialistas para “desenvolver soluções concretas para o estado”. Segundo o deputado Felipe Mota, o objetivo dos encontros não é apenas discutir as articulações para as próximas eleições, mas também “para fortalecer o nosso discurso na tribuna, saber se o que estamos dizendo condiz com a realidade da área da economia, da segurança, da educação, da saúde. Estamos bolando as nossas estratégias para fazer um combate ao discurso do governo”.

“Esses encontros não são exclusivamente para se falar das eleições de 2026. Nós vamos falar, mas também vamos conversar com economistas, especialistas em auditoria da saúde, especialistas em segurança pública, especialistas em agronegócio…”, completou o deputado.

“Esses cafés vão ser realmente para dar as condições políticas e técnicas para que os deputados da oposição possam exercer da melhor forma seus mandatos”, destacou o deputado Lucinildo Frota.

“Tenho certeza de que a gente está construindo uma oposição que já está incomodando o Governo do Estado”, disparou a Dra. Silvana, que defendeu que o PL esteja à frente desse movimento da oposição. A deputada, inclusive, revelou que fez convites aos deputados aliados para se filiarem à legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Nós estamos construindo o momento da oposição. Então, o PL, inclusive, eu falei isso na reunião, está de braços abertos para aquele deputado – um, dois, três ou todos – que não se sintam abraçados nos seus partidos. O PL quer ser esta oposição com mais musculatura”, destacou a deputada.

Os deputados evitam citar nomes para possíveis candidaturas em 2026. Destacam o fortalecimento do projeto e da atuação no Legislativo estadual. No entanto, deixam claro que a oposição busca montar uma chapa única na próxima disputa eleitoral, com um único candidato a governador e dois candidatos a senador. Para o Senado Federal, a aposta é que ao menos uma das duas vagas em disputa no estado em 2026 seja conquistada pela oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário