Coluna do Macário Batista em 23 de dezembro de 2025
CV usa drone para soltar granadas e expulsar moradores em Fortaleza, diz MPO CV (Comando Vermelho) usou um drone para lançar granadas e expulsar famílias de suas casas na comunidade Boa Vista, no bairro Passaré, em Fortaleza. A informação faz parte de uma denúncia do MP-CE (Ministério Público do Ceará) contra quatro pessoas, entre elas um líder da facção, acusado de ser o operador do drone do CV no estado. Alvo do ataque, a comunidade Boa Vista, localizada perto do estádio do Castelão, viveu uma intensa disputa da facção carioca contra o grupo local conhecido como Massa Carcerária (ou só Massa), criada por criminosos cearenses que romperam com facções de fora do Estado por questionarem ordens externas e a exigência de enviar de grande parte dos recursos obtidos com o crime."A atuação da referida organização criminosa ultrapassa em muito a mera ameaça à ordem pública, revelando elevado grau de violência e capacidade operacional, encontra Carlos Madeiro na apuraação do MP. A conduta mostra-se ainda mais reprovável por ter ocorrido no contexto de guerra entre facções rivais na comunidade, cenário marcado por intensa instabilidade social, vulnerabilidade dos residentes e sucessivos episódios de intimidação armada". Diz o relatório do MP. A coluna apurou que a guerra entre as duas foi mais intensa até outubro, quando o domínio do CV se impôs. Integrantes chegaram a fazer uma comemoração com fogos de artifício no dia 16 daquele mês pela conquista da comunidade. Postagens feitas por líderes também celebraram a vitória sobre a facção rival no local. Para dominar a Boa Vista, segundo apuração da coluna, o CV não só usou granadas, como também ameaçou moradores que teriam relação ou mesmo parentes ligados à Massa. Muitos deles receberam mensagens de WhatsApp para que deixassem suas casas, sob pena de serem mortos. Também houve homicídios suspeitos de relação com a disputa. A investigação aponta que Gabriel Pinheiro Diógenes, conhecido como Biel, era o operador do drone vinculado ao CV no estado. Ele é apontado pelo MP-CE como responsável não apenas pelas ações na Boa Vista, mas também pela introdução de drogas e celulares em presídios com uso do drone, uma prática criminosa conhecida como "rebolo". Um depósito usado pelo CV para armazenar os equipamentos e materiais ilícitos foi encontrado pela polícia no dia 19 de novembro, quando Gabriel, sua companheira, o irmão dele e a sogra foram presos. No depósito havia um drone, drogas, celulares e chips.
A frase: "...o amadorismo da direita faz a esquerda dar gargalhadas". Silas Malafaia de rosto torcido pro anuncio de Flávio Bolsonaro candidato a Presidente.
Armas da preventiva (Nota da foto)
Na audiência de custódia, no dia 20, os quatro tiveram as prisões em flagrante convertidas em preventivas (sem prazo definido).
Histórico
No dia 5 de dezembro, eles foram denunciados pelas Promotorias de Justiça de Combate às Organizações Criminosas do MP-CE, pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa armada.
O que pede o MP
A denúncia pede a fixação de um valor mínimo de indenização por dano moral coletivo, por causa da gravidade da violência da facção na comunidade Boa Vista.
Abertos à informação
A coluna tentou, mas não conseguiu localizar a advogada Alexsandra Carneiro de Moura Rodrigues, indicada no processo para defender Gabriel e os demais acusados. O espaço segue aberto e o texto será atualizado caso haja manifestação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário