Coluna do Macário Batista em 24 de dezembro de 2025
Poema de Natal
Era 1946. Eu nascia. Vinícius de Morais, já poeta era. E derramou no mundo uma página que fala de vida, esperança, morte, ressureição.
"Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos –
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.
Assim será a nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos –
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.
Não há muito que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez, de amor
Uma prece por quem se vai –
Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.
Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte –
De repente nunca mais esperaremos…
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente."
A frase "Se você fica neutro em situações de injustiça,você escolhe o lado do opressor". Desmond Tutu; sabe quem foi?
Guerra é guerra(Nota da foto)
O recesso parlamentar de fim de ano já começou, mas o tradicional clima de Natal, com mensagens de paz e harmonia, está longe de prevalecer no Congresso Nacional. O ambiente entre governistas e oposicionistas segue marcado por forte tensão, agravada após uma operação da Polícia Federal que mirou dois deputados federais, ampliando o embate político às vésperas do encerramento de 2025. A operação da PF identificou a movimentação de R$ 27 milhões nos últimos cinco anos, sem origem e destino claramente identificados, envolvendo quatro assessores de Sóstenes Cavalcante e do deputado Carlos Jordy (PL-RJ). Segundo a investigação, os recursos circularam por locadoras de veículos com indícios de empresas de fachada, em possíveis esquemas de lavagem de dinheiro e uso irregular da cota parlamentar.
Sem sossego
A apreensão de mais de 21 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares durante a segunda etapa da Operação Dose Limpa, realizada em dezembro no Ceará, reacende o alerta das autoridades sanitárias sobre os riscos da produção clandestina e da adulteração de bebidas alcoólicas, especialmente diante da proximidade das festas de fim de ano, período marcado pelo aumento do consumo.
Dinheiro pro trem
Em decisão estratégica para acelerar o maior empreendimento de infraestrutura logística em execução no Nordeste, a Sudene autorizou, na segunda-feira (22), a liberação de R$ 700 milhões para as obras da Transnordestina. Os recursos são provenientes do FDNE, instrumento regional de financiamento administrado pela Autarquia.
Palavra cumprida
Compromisso com a valorização do profissional da segurança pública, o Governo do Ceará realizou, segunda (22) e terça-feira (23), em Fortaleza, Sobral e Crato, as solenidades de promoção dos policiais e bombeiros militares. Ao todo, 3.770 agentes do Estado subirão de nível em suas carreiras.

Nenhum comentário:
Postar um comentário