Contato

Psol arrasta asa pra Luiziane Lins

 

Roseno diz que Luizianne seria "bem-vinda" no Psol e vê nela nome forte para Senado
O deputado estadual Renato Roseno (Psol) disse que a deputada federal Luizianne Lins (PT) seria "muito bem-vinda" ao Psol em uma possível mudança de partido. Além disso, afirmou, em entrevista para O Estado, que Luizianne "é uma candidata ao Senado com muita potência".
Roseno, no entanto, não confirmou conversas entre o Psol e a deputada sobre uma possível filiação, mas ressaltou que a ida de Luizianne ao partido passaria pela direção nacional, por ela já ser uma figura pública nacional."O que eu puder fazer para facilitar esse diálogo, posso fazer".
A ex-prefeita de Fortaleza segue filiada ao PT, mas tem feito críticas públicas sobre os rumos do partido no Ceará e, nos últimos meses, passou a ser cotada em siglas como o PSOL e a Rede Sustentabilidade, que estão juntas em uma federação. Além disso, Luizianne foi lançada pré-candidata ao Senado em abril por aliados do Campo de Esquerda, grupo liderado por ela no PT estadual.
Com os impasses nas vagas de Senado na chapa do PT do Ceará para 2026 e as divergências sobre o partido, crescem os rumores de que Luizianne possa buscar outra filiação partidária e, assim, viabilizar uma candidatura ao Senado.
Ao falar de Luizianne, Roseno comentou sobre um movimento nacional para lançamento de candidaturas femininas de esquerda ao Senado, citando o caso de Manuela D'Ávila, recém-filiada ao Psol.
"Manuela D'Ávila no Rio Grande do Sul vai ser nossa candidata ao Senado, Áurea Carolina em Minas Gerais. Isso pelo PSOL. Há outras mulheres também do campo de esquerda se candidatando em outros estados, por exemplo, a atual deputada, ex-governadora e ex-senadora Benedita da Silva pelo PT no Rio de Janeiro. Então, me parece que esse movimento de mulheres ao Senado é um movimento muito sólido. Eu particularmente apoio, acho muito importante", explicou.
O Estado entrou em contato com a assessoria da deputada para saber sobre uma possível saída do PT, mas não recebeu retorno.
O presidente estadual do Psol, Alexandre Uchoa, disse para O Estado que não há tratativas com Luizianne neste momento para uma possível filiação. No entanto, fez elogios à petista e ressaltou o diálogo que existe voltado às pautas da esquerda. Uchoa disse ainda que o Psol está "de portas abertas" para a ex-prefeita e também apontou que ela representa um nome forte para eleição de Senado.

"No Psol ela seria muito bem-vinda, mesmo, e nesse sentido o Psol está de portas abertas para Luizianne. A gente vê também que há um espaço favorável para candidatura de esquerda ao Senado. Os nomes apontados são muito difíceis de o campo de esquerda poder acompanhar. Acredito que esse espaço do Senado deve ser ocupado e Luizianne é um bom nome", falou Uchoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário