Contato

Coluna do Macário Batista em 26 de dezembro de 2025


Embaixador do Brasil na Bélgica lança livro
Novo livro de Silvio Albuquerque, "Cidadanias Mutiladas" fala sobre o desmonte das políticas de construção da igualdade no Brasil e em outros países. Dono de importante lugar de fala na luta contra a discriminação racial e luta por igualdade de direitos, o Diplomata, escritor, tradutor e dramaturgo Silvio Albuquerque vem ao Brasil em novembro laçar seu novo livro: “Cidadanias mutiladas, dignidades restauradas“ lançado no Rio de Janeiro (21) e em Salvador (26). A obra,é lançada pelo selo “Pensamento Negro Contemporâneo” da Editora Telha. Segundo palavras do próprio autor, “o mundo de hoje voltou a ser habitado por muitos fantasmas do passado. A reemergência de ideologias extremistas, a manipulação do medo e o ódio a mulheres, afrodescendentes, povos indígenas, migrantes e membros da comunidade LGBTQIA+ exigem de todos persev erança na luta por direitos, igualdade e justiça. A profusão crescente de casos de racismo e discriminação racial no Brasil e no mundo nos leva a crer que o racismo jamais poderá ser eliminado, mas precisamos dar um basta nesse paradigma”. Silvio Albuquerque é o primeiro homem negro a liderar uma representação diplomática brasileira na Europa em um intervalo de um século. Com mais de 3 décadas de diplomacia, Silvio já chefiou a embaixada brasileira no Quênia, foi representante junto às Nações Unidas em Nairóbi além de ter atuado em postos estratégicos como Colômbia, Chile e Canadá. Sua nomeação para Bruxelas foi aprovada pelo Senado em maio, com 44 votos favoráveis.
A frase: "Em um mundo cada vez mais marcado pela intolerância e pela negação da diversidade, Cidadanias mutiladas, dignidades restauradas é um convite à esperança e à ação. O diplomata, escritor e dramaturgo Silvio José Albuquerque e Silva reúne histórias reais — de pessoas conhecidas e anônimas — que enfrentaram o racismo, a misoginia, a xenofobia e outras formas de exclusão, reagindo com coragem e solidariedade. Inspirado em Milton Santos, o autor propõe uma reflexão sobre a dignidade humana como fundamento da convivência democrática. Nas palavras da jornalista Flávia Oliveira, trata-se de “um apelo ao que resta de humanidade em nós”.
Uma postura politica (Nota da foto)
Mais do que um livro, é um gesto político e afetivo em defesa da igualdade, da empatia e do direito de existir plenamente. Silvio José Albuquerque e Silva é diplomata de carreira desde 1986. Foi Embaixador do Brasil no Quênia e Representante Permanente junto à ONU em Nairóbi. É o Embaixador do Brasil junto ao Reino da Bélgica e ao Grão-Ducado de Luxemburgo. Foi membro do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial das Nações Unidas. Autor de Multilateralismo Ambiental e Discriminação Racial, Fundação Alexandre de Gusmão, 2024. Traduziu O Topo de Montanha, de Katori Hall.
Um relatório
Fortaleza é apontada pelo Banco Mundial como principal hub de cabos submarinos da América Latina, que conecta o Brasil aos Estados Unidos, Europa e África, no estudo “Nordeste Digital: Fundamentos para a Elaboração de uma Estratégia de Transformação Regional”. “Esse hub não é apenas um avanço tecnológico; é uma ferramenta estratégica para atrair investimentos”, afirma o relatório.
Novas contas municipais
O Tribunal de Contas do Ceará recebe, até o dia 9 de janeiro de 2026, comentários, críticas e sugestões sobre a minuta de Portaria que visa regulamentar procedimentos para a remessa das Prestações de Contas de Gestão (PCS) municipais. A informação está no Ofício Circular nº 73/2025, publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCE Ceará na sexta-feira (19/12). A iniciativa leva em consideração a entrada em vigor da Instrução Normativa nº 01/2025 a partir de 1º de janeiro de 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário