Campanha pra salvar Brasilia



VAMOS REPENSAR O DF
Wilson Ibiapina
Ainda nem completou cinquenta anos já está velha, cansada, saturada, pedindo socorro. A cidade do sonho de Juscelino, projetada por Lúcio Costa e construída com tanta garra por brasileiros de todos os cantos, vai perdendo sua originalidade, e começa a viver angustiada pelos traumas urbanos que perseguem as cidades tradicionais do país.
O grito de alerta foi dada pelo jornalista Márcio Cotrim que, como a maioria dos brasilienses, ainda tem esperança de ver a cidade, como ele próprio escreveu, “segura e estável, com sua população motivada a fazer mover com eficácia a máquina oficial”.
Sou do tempo em que as pessoas trabalhavam em Brasília e iam dormir nas poucas cidades satélites Elas eram apenas cidades dormitórios.. Hoje elas são trinta e com vida própria, viraram regiões administrativas superpovoadas, cheias de problemas que vão do saneamento à falta de segurança. A violência vem de lá de ônibus e metrô e se acomoda nas entrequadras de Lúcio Costa.
O transito de carros entre as satélites e o Plano Piloto satura as avenidas .Hoje estão parecendo bem pequenas para comportar o trafego pesado. O próprio secretário de Transportes já disse que não adianta construir novas vias, alargar as atuais, porque a situação tende mesmo é a piorar. Todo dia tem mais carros sendo emplacados.. O Distrito Federal está ficando parecida com aquelas cidades asiáticas, superpovoadas, gente saindo pelo ladrão. A qualidade de vida vai diminuindo enquanto a população das satélites cresce sem educação, sem trabalho, sem moradia.
Não estaria na hora de se aproveitar a festa dos 50 anos de Brasília para repensar a Capital? Vamos colocar na mesa o projeto do maranhense Francisco Escórcio que cria o Estado do Planalto Central?. O jornalista Márcio Cotrim, em artigo no Correio já levantou o problema. Não temos autonomia financeira, vivemos pendurados nas tetas do governo federal. . Brasília precisa ser apenas a sede de governo. Vamos mandar a especulação imobiliário para outros estados. Precisamos livrar a capital do país dos interesses menores e oportunistas. Brasília precisa apenas dos três poderes da República, do corpo diplomático e chega. Um prefeito nomeado pelo presidente para administrá-la e pronto. Para que uma Assembléia Distrital que só trata do interesse pessoal dos deputados? A maioria não sabe o que está fazendo alí. Outra parte se aproveita para se locupletar e só uma minoria pensa a cidade. Aqui não deve ser lugar de grandes negócios. A cidade deve se concentrar na administração do país. Já é muita coisa.
Cabe aos arquitetos engenheiros, profissionais liberais de modo geral, promoverem debates, mesa redonda sobre o tema. Vamos pressionar o Congresso para que ele aprove um projeto devolvendo à Brasilia a sua vocação de cidade administrativa. Que as outras unidades da federação cresçam ao redor , mas sem pressão. Vamos salvar Brasília para as futuras gerações enquanto é tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário