Obra do fotógrafo Jarbas Oliveira e do dramaturgo José Mapurunga será lançado hoje
A mulher do cafezinho, o vendedor de algodão doce, os evangélicos, os jogadores de porrinha, o homem que descasca cocos com os dentes, a moça que passa lépida, os jovens comerciários, os velhos frequentadores. Figuras anônimas popularmente conhecidas, como o poeta Mário Gomes, o velho Valmir, o jornaleiro Paixão, o João Engraxate, o Nietzsche, o Deputado. Todos esses que fazem o dia a dia do centro nervoso da cidade, estão nas páginas de “O Livro das Horas da Praça do Ferreira”. Eles são personagens ilustrativos de uma excursão íntima que leva a assinatura de dois especialistas em diferentes linguagens: Jarbas Oliveira, fotógrafo com trabalhos impressos nos mais importantes veículos de comunicação do País; e José Mapurunga, premiado dramaturgo, roteirista, contista, poeta, cordelista e letrista de música. Nesse trabalho de coautoria, o escritor e o fotógrafo se apropriaram das horas canônicas – antigas divisões de tempo que serviam aos cristãos como diretrizes para as orações diárias – para falar das horas que passam e dos que passam pelas horas no cotidiano da Praça do Ferreira.
Com 144 páginas, “O Livro das Horas da Praça do Ferreira” é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, e foi desenvolvido em comemoração ao aniversário da Cidade. Na apresentação da obra, a jornalista e professora Beatriz Furtado resume o espírito que movimentou o projeto: “Saltando entre lá e cá, em meio a todas as coisas que são propriamente o mundo, a obra de Jarbas Oliveira e José Mapurunga se encontra em meio — da praça, das pessoas, das horas, do movimento, do esquadrilho do espaço, das vitrines, das bolhas de sabão, das rodas feirantes, dos escureceres. Em meio ao mundo cujas horas não respeitam os ditames dos relógios, nem as cronologias do passar”.
Serviço
Lançamento de “O Livro das Horas da Praça do Ferreira”, com fotos de Jarbas Oliveira e texto de José Mapurunga. Dia 3/09, a partira das 17h30, na Praça do Ferreira, próximo à Coluna da Hora. Ao escurecer, haverá projeção de imagens do livro no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário