Contato

BNB APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO FNE PARA 2010

- O Banco do Nordeste apresentará a proposta regional de aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2010. As informações serão repassadas durante videoconferência, que acontece nesta segunda-feira, 21 de setembro, na sede do Banco em Fortaleza (CE), das 9h às 12h. A transmissão será feita para todas as Superintendências Estaduais do BNB, que contarão com convidados externos.
O encontro acontece após o cumprimento de uma agenda de reuniões nos estados da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no período de 24 de agosto a 02 de setembro, visando discutir com representantes do poder público, da iniciativa privada, da sociedade civil e dos movimentos sociais a aplicação de recursos do FNE para 2010.
Além do presidente do BNB, Roberto Smith, diretores e funcionários da Instituição, estarão presentes na reunião em Fortaleza representantes do Ministério da Integração Nacional (Mint) e da Sudene e convidados da Superintendência Estadual do BNB no Ceará.
Segundo Smith, o momento é importante por representar o fechamento de um ciclo iniciado em julho, com a publicação das Diretrizes e Prioridades Setoriais do CONDEL/SUDENE para a elaboração da Proposta da Programação FNE 2010. Ele também informa que este ciclo culmina com a apresentação da Proposta de aplicação de recursos do FNE para 2010, que incorpora contribuições de representantes do setor público, iniciativa privada, movimentos sociais e sociedade civil, a ser encaminhada para apreciação e aprovação do Ministério da Integração e CONDEL/SUDENE.
Contando com 20 anos de sua criação (1989), o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) tem seus recursos garantidos pela Constituição Federal de 1988, que destinou 1,8% do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados para aplicação em programas de financiamento aos setores produtivos da área de atuação da SUDENE, que equivale ao estados nordestinos e do Norte de Minas Gerais, inclusive Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha, e Norte do Espírito Santo.
Na qualidade de gestor do FNE, o Banco do Nordeste aplicou, no período de 1989 ao primeiro semestre de 2009, em toda a área de atuação da Sudene, um montante de R$ 36,9 bilhões. No primeiro semestre deste ano, já foram aplicados R$ 3,9 bilhões, relativos a 172 mil operações de crédito. O incremento foi da ordem de 12,4% em relação a igual período de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário