Contato

Candidatos em Portugal fazem campanha no CE

Por Graciano Coutinho
Especial para O Estado

As comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo terão, no próximo dia 27 uma grande oportunidade de, através do voto, definirem qual a política que desejam para Portugal.
Existem inúmeras propostas e muitos partidos políticos, mas basicamente são apenas duas as bases claramente distintas – PSD (Partido Social Democrata) e PS (Partido Socialista).
Neste momento quem afirmar que “já ganhou” não está correto, porque esta eleição será uma disputa acirrada.

Os portugueses residentes fora de Portugal também têm direito ao voto, porém, especificamente para candidatos a deputado pela emigração, existindo votos para os europeus e “resto do mundo”, em que estão inseridos os residentes no Brasil, desde que recenseados no Consulado. O voto é obrigatoriamente pelo correio, com fotocópia do título de eleitor.

Esta semana estiveram em Fortaleza dois candidatos pelo Brasil: o deputado Carlos Páscoa, emigrante no Rio de Janeiro - que tenta re-eleição pelo PSD e José Duarte, de Santos/SP - candidato do PS, partido que governa Portugal.
A reportagem de “O ESTADO” entrevistou ambos e cada um acredita estar na Assembleia da República nos próximos cinco anos.

Em resumo Carlos Páscoa tem um programa com bases de valorização da diáspora, num segmento que vai de mobilização de jovens visando intercâmbio; fomentar maior participação da comunidade cívica e política, desenvolver mecanismos de captação de poupança, apoio aos emigrantes e alargamento da nacionalidade portuguesa aos netos de portugueses, por mero efeito de vontade.

Por sua vez, José Duarte, candidato do PS (atual governo, comandado por Sócrates) apresenta um programa reformista.
Ele pretende reativar o sistema da poupança crédito do emigrante – que foi recentemente banido pelo PS – e é categórico: “Pretendo a valorização da cidadania, maior expressão cultural, investimento e valorizar o movimento associativo, bem como dotar os Consulados de modernização”. E mais adiante disse: O meu programa é muito ambicioso e coerente e vou apontar caminhos e neles é que continuarei a insistir”.

Penso eu: Esta é a grande oportunidade da Policia Federal descobrir quantos indocumentados ou fugitivos da policia portuguesa estão por aqui se passando por Pedro Alvares Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário