A Prefeitura Municipal do Eusébio realiza esta semana, em parceria com a Polícia Militar do Ceará (PM-CE), o novo curso do Programa Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que tem como objetivo realizar ações preventivas contra as drogas e contra a violência junto às crianças na faixa etária de 9 a 12 anos, além de trabalhar a família e a escola.
O curso, que tem 7 semanas, vai atender 835 alunos em sete escolas municipais: Elisbão Pio, Oscar Feitosa, Josefa Sá, Miriam Abreu, Adelino de Sá, Francisco Tavares, Santa Clara e Cararu. Continuam com o projeto as escolas: Neusa Freitas de Sá, Evandro Ayres de Moura, Izídio José Campina, São Miguel, Guaribas e Lagoinha. No fim do curso os alunos recebem certificado de participação.
Para facilitar a adesão ao projeto, durante o semestre letivo, no horário regular, crianças de 9 a 12 terão aulas semanais, onde aprenderão técnicas de autocontrole e de resistência as drogas. “O instrutor repassa aos alunos e ao professor, que fica em sala de aula, os riscos do consumo indiscriminado de drogas tanto no aspecto físico como nas relações familiares e com a sociedade de uma forma geral”, diz Maria do Carmo Bezerra da Silva (Carmosa), coordenadora do projeto no município.
Após a conclusão do curso os alunos passam a ser multiplicadores do aprendizado junto à sua família, amigos e vizinhos. “Dessa forma criamos uma rede dinâmica, onde todos acabam participando e recebendo valiosas informações que servirão para que se previnam contra esse mal que vem assolando nossa juventude”, diz o prefeito Acilon Gonçalves.
Os policiais responsáveis para ministrar as aulas são capacitados em um curso de 80 horas, durante o período de duas semanas. Além do trabalho com as crianças, o programa também orienta os pais dos alunos. Antes do início do curso é feita uma reunião com os responsáveis que participarão do curso. O Eusébio conta com dois monitores o cabo Moreira e o soldado Linhares.
O Proerd, que foi implantado no Ceará em 2001, segue o modelo de um projeto criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983 com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education) ou DARE América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar. O programa foi implantado pela primeira vez no Brasil pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário