O Ciclo de Debates Nordeste VinteUm traz a Fortaleza na próxima quinta-feira, 24, a partir das 14 horas, o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias. Ao lado do presidente do BNB, Roberto Smith, e do coordenador da bancada federal cearense no Congresso Nacional, deputado José Guimarães (PT), ele vai discutir o tema “Nordeste: avanços socioeconômicos e revisão de políticas públicas”, no Marina Park Hotel.
O evento vai marcar o lançamento oficial da revista Nordeste VinteUm, iniciativa gráfico-editorial de caráter regional da Editora Assaré, sediada em Fortaleza, que chega este mês à sua quarta edição. A programação temática do ciclo de debates pretende convocar atenção de personalidades empresariais, políticas e acadêmicas da região para um debate sobre a atualidade de instigantes assuntos relativos ao desenvolvimento nordestino.
O ciclo de debates se constituirá de eventos presenciais realizados para aprofundar e discutir, inclusive, os temas de capa das edições impressas da revista. A próxima edição do evento está programada para acontecer em Recife (PE), durante o mês de outubro. Outros dois debates também ocorrerão ainda em 2009 nas capitais Salvador (BA) e Teresina (PI). Ao final do evento, os participantes receberão certificado. O Ciclo de debates Nordeste Vinteum é uma realização da revista Nordeste VinteUm, através do Iepro, com apoio do Banco do Nordeste e do Marina Park Hotel.
Pauta. Wellington Dias vem ocupando espaços na mídia nos últimos meses ao defender o Projeto Nordeste, encampado inicialmente pelo hoje ex-ministro Mangabeira Unger. De acordo com ele, o projeto será lançado ainda este ano, pois a região não pode mais aguardar por uma direção firme para o seu desenvolvimento. Dias vem manifestando também a necessidade da criação de uma empresa de capital público e privado para a área da mineração, a exemplo da Petrobras. O Piauí tem uma grande reserva mineral de ferro, fósforo, níquel, mármore, calcário, diamante e opaia. “Essa riqueza precisa ser transformada em renda sustentável para as pessoas dessas regiões, que muito precisam”, coloca o governador piauiense, que deverá expor ainda seu ponto de vista acerca da partilha, entre os estados brasileiros, dos recursos advindos da exploração de petróleo da camada pré-sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário