Contato

Instituto de Criança da USP recebe com carinho os xifópagos do Ceará

Damião e Gabriel Torres que chegaram na noite da última terça-feira à cidade de São Paulo, já estão internados no Instituto da Criança, um dos mais modernos hospitais do gênero na America Latina. Os bebês cearenses foram recebidos com muito carinho pelos médicos e enfermeiras e estão passando por uma bateria de exames. O professor Uenis Tannuri, juntamente com o médico residente Luiz Roberto, acreditam que Damião e Gabriel possam ser operados com muito sucesso. A equipe medica chefiada pelo professor Uenis já obteve exito em mais de uma dezena de cirurgias dessa natureza e todos estão confiantes no sucesso.

Os bebês cearenses nasceram colados pelo abdômen no dia 15 de junho deste ano e, além de serem filhos de pais pobres, precisam de muita ajuda para continuarem vivos. No Instituto da Criança paulista seus pais estão sendo orientados pelo setor de Assistência Social como será o procedimento de agora em diante. Segundo informou o próprio instituto da Criança, Damião e Gabriel têm direito ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), custeado pelo Ministério da Saúde, através do governo do Ceará.

Muitas pessoas desconhecem seus direitos e não sabem que, em caso dessa natureza, existe o TFD em cada estado para atender a pacientes reconhecidamente pobres. O professor Uenis disse que “o Instituto da Criança atende todo país e não cobra nada por isso. Somo ligados a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e nosso maior objetivo é atender a todos que nos procuram”. Falando sobre os xifópagos cearenses, o professor Uenis admitiu que existe possibilidades de sucessos e ele mesmo será o cirurgião de uma das equipes médicas. “Tudo vai depender dos resultados dos exames”, disse o professor.



Damião e Gabriel estão em São Paulo trazidos, junto com seus pais, pelo Programa do Ratinho, do SBT. No embarque no Aeroporto Regional do Cariri, Cícero Oliveira e Maria Torres não escondiam a esperança de ver os filhos separados. “Tenho fé em Deus e meu padrinho Ciço que meus filhos serão operados e separados para terem uma vida normal”, disse Maria Torres, com os olhos cheios de lágrimas.

O Programa do Ratinho mostrou na tarde de ontem a vinda dos bebês para São Paulo e uma entrevista com o médico Uenis Tannuri que está cuidando do caso. Os exames prosseguem por todo dia de hoje. O resultado oficial dos exames pode sair até sábado.

Postado pelo bloguista Roberto Bulhões, do pessoal do blogo no Cariri. Ele acompanha as crianças a São Paulo e é o pai da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário