Contato

Peritos protestam contra aumento discriminatório

Peritos legistas odontólogos e farmaco-bioquímicos, peritos criminal, criminal auxiliar e auxiliar de perícia da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) realizam nesta terça-feira, 01/09, um protesto na Assembléia Legislativa contra a mensagem discriminatória do Governo do Estado concedendo aumento de 119% apenas para os peritos legistas médicos. O ato acontecerá durante a leitura da mensagem em plenário. Na atual estrutura da PEFOCE, os profissionais são incluídos numa única categoria de peritos de nível superior, por isso eles querem que o benefício seja estendido a todos.
Os peritos se sentem discriminados pela mensagem do governador e alegam que a PEFOCE é composta de um conjunto de especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento (física, química, biologia, toxicologia, engenharia, matemática, medicina, geologia, contabilidade, direito, computação, entre outras). O perito legista médico é apenas um destes especialistas, não exerce suas funções da mesma forma que os médicos da Secretaria de Saúde. Na condição de perito, o médico trabalha para informar a causa morte que, somada ao trabalho dos demais peritos, forma o Laudo Pericial. A soma do trabalho de cada perito é que resulta na prova material necessária para que a Justiça garanta garantindo a igualdade entre os cidadãos e promovendo a confiança da sociedade no sistema judiciário.
A valorização de uma especialidade em detrimento de todas as demais causa descontentamento e o sentimento de trabalho menosprezado. Portanto, os profissionais dos órgãos periciais (IML, Instituto de Identificação, Instituto de Criminalística e o Laboratório de DNA) que formam a PEFOCE querem o apoio da população na luta pela equiparação salarial na Pericia Forense para que, dessa forma, sensibilizem as autoridades da importância deste serviço que é também um direito de cidadania!

Da Assessoria de Imprensa do PEFOCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário