Contato

Progerih: Ceará terá seis novas barragens

Durante reunião, o Bird anunciou mais US$ 3 bilhões para a Região Nordeste.
O Governo do Ceará assinou nesta terça-feira (22) a operação de crédito junto ao Banco Mundial que garante recursos de US$ 103 milhões destinado ao Projeto de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Ceará (Progerirh). O empréstimo permitirá que o Ceará continue a melhorar a gestão dos recursos hídricos e a expansão do acesso à água potável nas áreas urbanas e rurais, mesmo durante períodos de seca. Os recursos serão investidos na construção de seis novas barragens. A primeira delas, a barragem Gameleiro - já licitada - terá a ordem de serviço assinada até o fim deste mês de setembro e atenderá aos municípios de Itapipoca, Tururu e Trairi. A assinatura do contrato aconteceu, na Residência Oficial, durante reunião dos governadores Cid Gomes e Marcelo Déda, de Sergipe, com representantes do Banco Mundial e dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Os outros reservatórios contemplados com os recursos, são a Barragem de Umari, que garantirá o abastecimento do município de Madalena; a Barragem Genipapeiro, para atender os municípios de Ipaumirim, Baixio e Umari; a Barragem Mamoeiro, que vai atender o município de Antonina do Norte, a Barragem Jatobá, que irá abastecer o município de Ipueiras e a Barragem Amarelas que garantirá armazenamento de água, em Beberibe. Com a construção desses novos reservatórios, ficará assegurado armazenamento de água de aproximadamente 180 milhões de metros cúbicos.
De acordo com o governador Cid Gomes, só sob a supervisão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Estado tem capacidade de acumulação de 17,8 bilhões de metros cúbicos de água. “Esse ano, o acúmulo de água chegou a 95% dessa capacidade”, explicou. Cid Gomes, que considera “absolutamente necessária” a construção desses novos reservatórios, dada as condições climáticas do Estado. “Essas novas barragens darão tranquilidade a população que ainda é castigada com a seca”, definiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário