
Padre Zé, o bom samaritano
Foto: Kiko Silva
ELEIÇÕES 2010
PP inicia articulações no CE
Lideranças nacionais participam de debate que abre série de encontros regionais do Partido Progressista no Ceará
O Partido Progressista (PP) no Ceará realizou ontem, no Ponta Mar Hotel, na Avenida Beira-Mar, encontro de formação política a fim de atualizar seus filiados em torno das articulações da agremiação para 2010, tanto a nível nacional como também no Ceará, embora o evento também tenha se caracterizado como um ato político da legenda em apoiar à reeleição do governador Cid Gomes (PSB) ao Palácio Iracema, assim como para a postulação do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) ao Senado Federal, em 2010.
Entre os palestrantes estiveram presentes os deputados federais Mário Negromonte (PP/BA) e Ricardo Barros (PP/PR), além do próprio presidente estadual do PP cearense, deputado José Linhares e seu companheiro de bancada, Eugênio Rabelo, vice-presidente da legenda.
Sobre formação política e estratégia eleitoral, o palestrante foi o professor Luciano Dias, dirigente da Fundação Milton Campos, entidade ligada ao Partido Progressista.
Depois dos discursos de Dias e do deputado federal Eugênio Rabelo, que abordou sobre a importância das políticas públicas ligadas ao Esporte, o deputado José Linhares colocou que o encontro do partido visava trazer as cabeças pensantes da legenda em prol de um debate em torno da mudança de postura na discussão da política. "Não se faz mais política com picuinha, o mundo globalizado exige uma política profissionalizante, que gere debates sobre a ciência e tecnologia, a questão do pré-sal, que, para nós nordestinos, está sendo considerada uma questão de vida ou morte", ressaltou o parlamentar federal.
O parlamentar também citou com destaque a velocidade da publicação das notícias e a constante fiscalização que os parlamentares estão sofrendo por vários setores da sociedade. "Ao lado do Congresso, temos um TCU atuante, há a cobrança diuturna do Ministério Público em torno das nossas ações, sem contar que nem todas as pessoas vêem como bons olhos os congressistas, fazendo generalizações depreciativas. Não acho a crítica errada, muito pelo contrário, ela é elementar para melhorar nossa atuação", ressaltou José Linhares.
Política
O presidente do PP afirmou que tal debate dará prosseguimento nos cinco encontros regionais que a legenda pretende implementar até o fim deste ano. O primeiro dos encontros regionais, dia 19 deste mês, na cidade do Crato. As outras cidades onde a agremiação realizará tais eventos, serão em Sobral e Camocim.
Assim como ocorreu às vésperas das convenções partidárias, em maio de 2008, quando o PP chamou lideranças nacionais para um encontro do partido, mas, na verdade, foi um ato em prol das candidaturas de Moroni Torgan (DEM) e Alexandre Pereira (vice na época do PP), à Prefeitura de Fortaleza, a legenda aproveitou o ensejo para declarar apoio à reeleição do governador Cid Gomes (PSB) ao Palácio Iracema e a candidatura do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) ao Senado Federal, nas eleições de 2010.
Indagado a reportagem do Diário do Nordeste, qual o posicionamento do PP em torno da outra vaga da coligação ao Senado, o deputado José Linhares repetiu o reiterado discurso de Eunício Oliveira .
"A coligação vai decidir quem deve ocupar a segunda vaga, prefiro não emitir opinião pessoal", declarou o parlamentar sobre uma posição sua de quem deveria ser o segundo nome do Senado na chapa de Cid Gomes no próximo ano.
Já em relação a José Pimentel (PT), José Linhares declarou que tem um enorme respeito
pelo colega de bancada federal e pelo trabalho implementado à frente do Ministério da Previdência Social, mas que ainda há muito tempo para se discutir tais questões. "O que há de confirmado é Cid candidato ao Governo, um nome do PT para vice e Eunício ao Senado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário