A Transparência Brasil fez o levantamento com base nas notas fiscais divulgadas no site do Senado pra justificar os gastos dos senadores
Levantamento da ONG Transparência Brasil revela que 18 dos 81 senadores usaram mais da metade da verba indenizatória, desde o início do ano, para pagar despesas com divulgação de seus mandatos ou com com a contratação de consultorias. Dos 18, 11 devem disputar a reeleição em 2010, quando termina seus mandatos.
Segundo o levantamento, quatro senadores usaram todo o dinheiro para divulgar os mandatos ou para contratar consultorias: o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Gim Argello (PTB-DF) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB). A reportagem já entrou em contato com os senadores mas ainda não obteve retorno.
Atualmente, o valor da verba indenizatória é de R$ 15 mil para cobrir despesas dos gabinetes dos senadores ligadas à atividade parlamentar.
Na avaliação da ONG, as despesas com divulgação do mandato não podem ser pagas com a verba indenizatória porque o Senado já possui de canais de comunicação com o público, como a TV Senado, a Rádio Senado, o Jornal do Senado, a Agência Senado e o site, onde cada senador tem uma página com seu perfil e espaço para hospedagem de sítio pessoal.
A Transparência Brasil fez o levantamento com base nas notas fiscais divulgadas no site do Senado pra justificar os gastos dos senadores. Porém, não há informação sobre o tipo de serviço prestado.
Penso eu: É ou não é pra ser usada a tal verba?
Nenhum comentário:
Postar um comentário