Contato

Feirantes da Sé em crise no Maracanaú

Deu no Jornal O Estado
Roberto Pessoa afirmou que os vendedores não recebiam mais caravanas

Quando se pensava que estava tudo resolvido,recomeça a novela dos feirantes da Sé. O pessoal que aceitou ir para Maracanaú pode sofrer despejo. Eles expõem as mercadorias no Shopping Feira Center em Maracanaú.O presidente da Associação dos Feirantes da Sé (AFS), Simão Furtado comentou que a associação tem um documento do qual o shopping e o prefeito se comprometendo com os feirantes.

“Foi assinado um convênio aonde o Feira Center iria ceder o espaço para nós trabalharmos por um ano e podendo ser prorrogado pelo mesmo período, esse tempo seria para a Prefeitura de Maracanaú conseguir o terreno onde seria o nosso novo espaço de vendas”, declarou o presidente.Simão Furtado contou que o problema agora é que o shopping não os quer mais. “Nada foi dito oficialmente para AFS. O pessoal do Feira Center começou a falar para os feirantes que o shopping está em falência e que nós teríamos que sair de lá”, declarou. As vendas estavam boas, não era 100% mas estava dando certo, acrescentou o presidente da Associação.

O vendedor comentou que os associados começaram a exigir uma conversa com o prefeito de Maracanaú, então na última quarta-feira o encontro aconteceu.“Roberto Pessoa falou que não tinha conhecimento que a prefeitura iria disponibilizar um terreno para a feira. Mostrei para ele o documento do convênio que foi assinado. Depois disso ele ficou todo errado para responder os nossos questionamentos”, declarou.Ele ainda contou que Roberto Pessoa afirmou que “trouxe para Maracanaú a Feira da Sé para a chamar os turistas e não para a população da cidade”.

POSIÇÃO DO PREFEITO
O prefeito Roberto Pessoa (PR), porém, informou que o Shopping Feira Center não está em falência. “Está apenas mudando o formato. Antes trabalhava apenas com micro e pequenos empresários. A partir de primeiro de janeiro passará a trabalhar com os médios empreendedores”, comentou. Ele disse que hoje haverá uma reunião com os representantes dos feirantes para se decidir o destino dos ambulantes.

Roberto Pessoa ainda declarou que mesmo antes da mudança de perfil de público a feira andava em baixa. “Os feirantes não recebiam mais os ônibus que viam de fora para realizarem compras, pois os ambulantes dos Galpões da rua José Avelino estão desviando as caravanas que vem de fora”, comentou. Ele ainda destacou que “Se a feira continuar vendendo apenas para comerciantes de Maracanaú, não valerá apena continuar na cidade, pois irá concorrer com os comerciantes locais e ainda por cima sem pagar os impostos. Era para ser uma feira atacadista”.

O gestor frisou que o Shopping está agindo dentro do regulamento. “Como foi assinado o convênio e lá está estabelecido que precisavam avisar com 90 dias. Assim está sendo feito”, destacou. Ele enfatizou que os feirantes eram para pagar R$ 20 mensalmente, porém “70% dos ambulantes estão em situação de inadimplência”.

AÇÕES DOS FEIRANTES
Simão Furtado informou que a Associação entrou com uma ação no Ministério Público de Maracanaú. “Como estamos dentro da lei, vamos pedir por nossos direitos. Ficamos felizes que o processo foi parar nas mãos de um promotor que já conhece a nossa história”, declarou.

O ambulante ainda disse que continuam trabalhando para impedir a retirada das barracas do local. Simão contou que os ambulantes irão realizar uma caminhada na próxima terça-feira, 20, a partir da 10h. “A passeata irá sair da frente do Shopping Feira Center e seguirá até a Câmara Municipal de Maracanaú. Nós viemos para cá com o apoio de todos os vereadores e agora precisamos do apoio deles para permanecer aqui”, frisou o presidente da AFS.

PENSO EU: Por esta matéria do Jornal O Estado bem se vem a palavra e os prepósitos desse prefeito que anda enlouquecido querendo ser candidato a Governador, ou...sei lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário