
Ceará vence clássico, se segura no G-4 e deixa Fortaleza
O Ceará contou com uma vitória sobre seu arquirrival para terminar a 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro na região de acesso à elite nacional de 2010. Neste sábado, o clube alvinegro triunfou no Clássico-Rei contra o Fortaleza no estádio Castelão com um placar por 1 a 0, ficou com o quarto lugar e impediu que a equipe tricolor saísse da zona de rebaixamento.
Horas depois de ser ultrapassado provisoriamente pelo Figueirense na quarta colocação, o Ceará chegou aos 50 pontos e retomou o posto com a vitória no dérbi cearense. O Fortaleza, por sua vez, perdeu a oportunidade de se recuperar na competição: os pupilos de Roberto Fernandes, com 29 pontos, ainda ocupam a antepenúltima colocação da tabela com essa freada na sequência de duas vitórias seguidas.
Em um primeiro tempo de jogo extremamente truncado, apenas duas chances agudas de gol chamaram a atenção - ambas do Ceará. A primeira delas foi aos 21min, quando o lateral Arlindo Maracanã (que substituiu o lesionado Boiadeiro nos primeiros minutos), arriscou de fora da área e Douglas espalmou para escanteio.
O lance estimulou os alvinegros ao ataque, e o time de PC Gusmão encontrou o gol aos 24min. O meia Geraldo carimbou a barreira na cobrança de uma falta pela esquerda e a bola rolou para o meio da área até o atacante Mota arrematar de canhota, rasteiro, sem qualquer oportunidade de defesa para Douglas.
O Fortaleza voltou mais disposto para o segundo tempo e tentou sufocar o adversário, que se tornou perigoso nas saídas em contragolpe. O duelo ganhou mais emoção e movimentação dos dois lados, e os primeiros minutos foram agitados. O Fortaleza levou perigo com o lateral Everaldo, que tirou tinta da trave de Lopes em um cruzado de fora da área aos 5min, e o Ceará respondeu aos 11min com um contra-ataque concluído por Wellington Amorim, em cima de Édson.
Precisando do gol para igualar o marcador, o clube tricolor seguiu com sua tática ofensiva, mas sem a força ou a precisão necessárias nas finalizações. O Ceará, que continuou fechado atrás, quase conseguiu ampliar aos 39min com um chute venenoso de Misael sobre o travessão um contragolpe de Mota aos 47min, também para fora. Entretanto, o placar seguiu inalterado nos minutos finais e o Ceará defendeu o triunfo pela contagem mínima.
O próximo compromisso do Ceará na Série B será fora de casa, no sábado, contra o ABC de Natal às 21 horas de sexta-feira. Já o Fortaleza tem um dia a mais para trabalhar até receber o Figueirense, às 16h10 de sábado no Castelão.
CEARÁ 1 x 0 FORTALEZA
Ceará
Lopes; Boiadeiro (Arlindo Maracanã), Fabrício, Erivelton, e Fábio Vidal; Michel, Careca (Jorge Henrique), João Marcos e Geraldo; Wellington Amorim (Misael) e Mota
Técnico: PC Gusmão
Fortaleza
Douglas; Dedé, Gilmak, Edson e Everaldo; Leandro (Jean), Coutinho, Elton e Rogerinho (Marcelo de Faria); Luiz Carlos e Marcelo Nicácio (Wanderley)
Técnico: Roberto Fernandes
Data: 03/10/2009 (sábado)
Local: estádio Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Assistentes: Arnaldo Rodrigues de Souza e Manuel Márcio Bezerra Torres (CE)
Cartões amarelos: Gilmak, Leandro, Rogerinho (FOR)
Gol: Mota, aos 24min do primeiro tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário