Ontem na Camara Municipal de Fortaleza

DIA DO VEREADOR É COMEMORADO COM A POPULAÇÃO
A manhã de ontem, 1º, o Terminal de Integração do Papicu foi bastante movimentado. E não só pelo vai e vem de pessoas e ônibus, mas pela presença de 20 vereadores que realizaram uma pesquisa para saber o que a população espera do Parlamento Municipal. A atividade foi realizada em comemoração ao Dia do Vereador.

Saúde, educação, habitação. Mais debate sobre os interesses da população, mais presença nas comunidades. Foram muitas e diversas as demandas apresentadas pelos entrevistados e sempre muito ligadas à realidade de cada um.

A educadora Joana D'Arc Martins, 24, por exemplo, pediu prioridade para a educação infantil. Já a professora Maria Lúcia de Sousa, 49, mostrou-se sensível à questão da acessibilidade por ter passado um período em cadeira de rodas após um acidente. “Nos terminais, é uma confusão, pois não tem rampas”.

Para o presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PT), a atividade no terminal foi uma forma de aumentar a sintonia dos vereadores com o povo. “Cada vereador está em suas bases, mas no terminal temos uma amostra da população de Fortaleza, há pessoas de vários bairros. Foi uma maneira de nos aproximarmos mais, de sentir os problemas que o povo sofre para que possamos aprimorar nosso trabalho”.

O vereador Alípio Rodrigues (PTN) disse ter se surpreendido com a boa recepção das pessoas. “Ninguém se negou a responder o questionário nem criticou os vereadores”. Segundo ele, a maioria das pessoas que abordou cobrava maior presença dos parlamentares nos bairros.

Estiveram presentes, além de Salmito e Alípio, os vereadores José do Carmo (PSL), Marcus Teixeira (PMDB), Roberto Mesquita (PV), Iraguassú Teixeira (PDT), Adail Júnior (PRP), Antônio Henrique (PTN), Carlos Dutra (PSDB), Elpídio Nogueira (PSB), Guilherme Sampaio (PT), Irmão Leo (PRP), João Alfredo (PSOL), Joaquim Rocha (PV), José Freire (PTN), Paulo Facó (PTdoB), Paulo Gomes (PMDB), Plácido Filho (PDT), Valdeck Vasconcelos (PTB) e Walter Cavalcante (PHS).

EN01/10/2009




JOAQUIM ROCHA ELOGIA

VISITA NOS TERMINAIS

“Eu sei o quanto sofri e batalhei para estar aqui nesse momento, sei da responsabilidade que tenho com aqueles que confiaram no meu trabalho e lutaram junto comigo”. Foi o que afirmou na tribuna, o vereador Joaquim Rocha (PV), ao destacar a importância do vereador para o povo e a democracia.

Joaquim Rocha parabenizou a Mesa Diretora pela visita dos vereadores de Fortaleza ao Terminal do Papicu, em alusão ao Dia do Vereador. “Confesso que fiquei preocupado quando recebi o convite, mas aceitei o desafio e fui uns dos primeiros a chegar. Estou satisfeito pela acolhida daquele povo.” declarou. Ele afirmou que cada vez mais acredita no trabalho da Mesa Diretora, que “tem inovado o trabalho dessa Casa”.

Em aparte, Salmito Filho (PT) afirmou que o gesto da Câmara de Fortaleza foi muito forte. “O poder soberano é o poder do povo, ninguem está acima do povo. Esse gesto foi um sinal de maturidade e compromisso político. Não houve faz de conta, o povo nos recebeu de forma respeitosa de cabeça erguida. Parabéns ao povo de Fortaleza e aos vereadores”, ressaltou.

MF01/10/2009


PLÁCIDO DENUNCIA PERSEGUIÇÃO

POLÍTICA NA SEFIN

O vereador Plácido Filho (PDT), pelo tempo da oposição, denunciou que o Secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Cialdini, por motivos políticos, remanejou 10 auditores fiscais de suas funções. Plácido taxou o ato como "perseguição política", e defendeu uma imedaita intervenção do Ministério Público.

O vereador do PDT disse que foi procurado pelos auditores em seu gabinete, e ficou impressionado com a ação, pois entre os 10 auditores remanejados de função estão, por coicidência ou não, o presidente do Sindicato dos Auditores Municipais, Waldo Pinheiro, o vice-presidente da entidade, Klever Sampaio, a diretora financeira do sindicato, Célia Sá, e o assessor jurídico do sindicato, Alexandre Franco. "Os outros seis auditores remanejados não têm militâcia política, mas são filiados ao sindicato", destacou.

Plácido Filho também afirmou que está acontecendo perseguição na Guarda Municipal de Fortaleza aos guardas que aderiram à última greve. "Aqueles guardas que participaram da greve tiveram uma avaliação de desempenho negativo. Há muitas denúncias sobre a truculência do inspetor Paulo Martins que se recusa a passar as fichas de avaliação. Um direito dos guardas", ressaltou.

Os vereadores Elpídio Nogueira (PSB) e João Alfredo (PSOL) defenderam o imediato esclarecimento das denúnicas por parte do secretário Alexandre Cialdini e do diretor da Guarda Municipal de Fortaleza, Arimá Rocha. O veredor Iraguassú Teixeira (PDT) também prestou solidadriedade aos auditores remanejados. "Esse tipo de ação merece ser investigada e combatida", afirmou.

MF01/10/2009


REMANEJAR SERVIDORES NÃO É PROBLEMA, DIZ ACRÍSIO




Falando pelo tempo da liderança do Executivo, o vereador Acrísio Sena (PT) rebateu as denúncias do líder da oposição, Plácido Filho (PDT), contra o secretário de Finanças, Alexandre Cialdini. Segundo Acrísio, todo servidor público está sujeito a ser remanejado para outras atividades da secretaria. “Aconteceram remanejamentos de servidores. Qual o problema?”.

No caso dos presidentes do Sindicato dos Servidores Fazendários do Município (Sindifam), Mário César Chaves, e do Sindicato dos Auditores de Tributos Municipais (Sindiaudif), José Valdo Pinheiro, Acrísio disse que ambos estão liberados para exercer suas funções nas entidades e são pagos pela Prefeitura. “Aí o líder da oposição diz que é perseguição política. É o fim dos tempos”.

IDOSOS – Acrísio lembrou que hoje também é o Dia do Idoso. Ele informou que esteve durante toda a manhã em atividades comemorativas e justificou, assim, sua ausência no Terminal de Integração do Papicu na comemoração do Dia do Vereador.

Segundo ele, o aumento da expectativa de vida causado por avanços na medicina e melhoria nas condições de vida da população tem provocando aumento no número de idosos. Estima-se, conforme ele, que o Brasil tenha cerca de 30 milhões de idosos.

Embora vivam mais, alguns idosos, por sua fragilidade, acabam sendo vítimas de violência. Acrísio relata que o Fala Fortaleza (0800 285 0880), serviço de atendimento à população da Prefeitura, recebe várias denúncias de maus tratos a idosos.

EN01/10/2009





ELIANE NOVAIS DESTACA AÇÕES DO

GOVERNO NA ÁREA DE ACESSIBILIDADE

A vereadora Eliane Novais (PSB) destacou na tribuna a ação da primeira dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, está lançando uma série de ações com vistas a melhoria da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais aos serviços e prédios do Estado. A solenidade aconteceu ontem, às 16 horas, na Praça Luíza Távora, na Aldeota,

Ela destacou que foi lançado o Guia de Acessibilidade: Espaço Público e Edificações, produzido pela Seinfra; o Projeto Terceira Idade Cidadã, com entrega de kits às prefeituras municipais participantes; o Portal Ceará Inclusivo e a Gráfica Braille, além da entrega de certificados aos municípios aprovados na seleção de projetos voltados às pessoas idosas e com deficiências nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O evento contará com a presença do Secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, e dirigentes de outros órgãos ligados a estes trabalhos.

Eliane Novais também destacou a ação da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) que está desenvolvendo o Programa de Adequação dos Espaços Públicos às Normas de Acessibilidade. Ela informou que já foram realizados os relatórios de 19 secretarias e vinculadas em Fortaleza, de 15 edificações na região do Cariri e emitidas mais duas ordens de serviço para estes serviços. Sendo assim, serão finalizados 75 diagnósticos das condições de prédios públicos estaduais até o final deste ano.

MF01/09/2009





JOSÉ DO CARMO LAMENTA

BAIXO IDH DA CAPITAL

O vereador José do Carmo (PSL) lamentou na tribuna, o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os anos de 1991 e 2000, que colocou Fortaleza como a capital de mais baixa qualidade de vida do País. Ele destacou, porém, como positiva, a ação do Governo Federal que aumentou o número de pessoas atendidas por programas de combate à pobreza como o Bolsa-Família.

José do Carmo reconheceu que existem severas críticas aos programas federais de assistencia social, mas afirmou que, para muitas famílias, essa ajuda possibilita um mínimo de inclusão social. "Não se trata de sermos contra ou a favor do assistencialismo. Como toda política pública, nessa há os prós e os contras", defendeu.

Para concluir, o vereador do PSL afirmou que os índices negativos devem servir como objeto de reflexão para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes, e que possam ser formadas parcerias com o Governo do Estado para amenizar os efeitos do crescimento desordemado da população da capital cearense.

MF01/10/2009





LEONELZINHO COBRA OBRAS DE

SANEAMENTO NA MESSEJANA




O vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB) exigiu soluções para a falta de saneamento básico em ruas da Grande Messejana. Segundo ele, o problema causa a formação de “verdadeiros córregos de lamas”. “Em pleno século XXI, temos que conviver com isso no bairro de maior simbologia da cidade”

A ausência de infra-estrutura de saneamento traz ainda, segundo o vereador, problemas na pavimentação. Ele relata que vários buracos nas vias, já tapados, se reabriram por conta do escoamento de água servida.

“O Governo do Estado tem desprestigiado os moradores da Messejana. Apelo também para a Prefeitura. Até parece que a Regional VI não enxerga os problemas históricos de drenagem”.

Segundo Leonelzinho, a falta de saneamento prejudica as atividades comerciais do bairro. Além da questão estrutural, ele ressaltou que o convívio dos moradores com essa situação é também uma ameaça à saúde.

EN01/10/2009





RONIVALDO DESTACA AUDIÊNCIA

SOBRE ESTATUTO DA JUVENTUDE




Líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Ronivaldo Maia agradeceu, da tribuna da Casa, a aprovação de cinco requerimentos de sua autoria. Aproveitou o espaço para divulgar uma audiência, segunda-feira, 5, no auditório Vereador Ademar Arruda, às 14h30min, para discutir o Estatuto da Juventude. Ele lembrou ainda que, no próximo dia 10, transcorre o Dia Mundial da Saúde Mental.

O Estatuto da Juventude, que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, na opinião de Ronivaldo, consiste no reforço de direitos dos jovens brasileiros, por meio da regulamentação das políticas públicas voltadas para a juventude. Entre elas, a participação social e política, igualdade racial e de gênero, além do acesso à educação, saúde e formação para o trabalho, informou.

As expectativas são de que a audiência seja um momento importante de debate entre os parlamentares e a juventude de Fortaleza, sobre os diversos aspectos do Estatuto da Juventude, sobretudo os avanços. Será o momento também para uma avaliação das políticas municipais para a juventude que estão em curso, tais como o ProJovem, CredJovem e atividades do CUCA Che Guevara da Barra do Ceará.

Segundo o vereador, a audiência contará com a presença do deputado federal Eudes Xavier (PT), 3º presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto. Ronivaldo informou ainda que, dentre os convidados para a discussão, estão o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Davi Barros; a deputada estadual Raquel Marques (PT), Afonso Tiago, coordenador de políticas municipais para juventude, e um representante da União Nacional dos Estudantes (UNE).

IS: 1º.10.2009





FRANCISCO ALVES TOMA POSSE NA

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA




Na manhã de ontem tomou posse o vereador Francisco Alves (PRTB), ocupando o lugar do vereador João Batista (PRTB), que pediu ontem licença de quatro meses para tratar de interesses particulares. O novo parlamentar já foi assessor da Casa, na gestão do ex-vereador e hoje vice-prefeito de Fortaleza, Tin Gomes (PHS).

Na ocasião, Francisco Alves destacou a participação do assessor nos trabalhos parlamentares. “Nós não trabalhamos sozinhos, temos a ajuda do assessor, que trabalha interna e externamente. Um exemplo é a visita à comunidades”, ressaltou Alves. Para concluir, ele frisou ainda a importância da sua posse para a Casa. “A partir de hoje, utilizarei esta tribuna para mostrar os meus trabalhos, o crescimento do meu partido e não decepcionarei vocês, pelo contrário, multiplicarei a confiança que os demais vereadores colocaram em mim”, finalizou.

O presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PT), expôs sua gratidão a Francisco Alves e parabenizou pela posse. “Muito sucesso na sua estrada política, e que vossa excelência trabalhe por uma cidade mais justa e correta”, disse Salmito.

Alguns vereadores saudaram o novo empossado, como Walter Cavalcante (PHS), Guilherme Sampaio (PT), Adelmo Martins (PR), Paulo Facó (PtdoB) e José do Carmo (PSL), entre outros. O vice-prefeito de Fortaleza, Tin Gomes, prestigiou a solenidade.

LB01.10.09

Nenhum comentário:

Postar um comentário