Contato

deu em o globo

Violência é pior para jovens do Norte e Nordeste
Maceió é a capital mais violenta do país; SP é a menos perigosa; e Rio é a oitava pior do ranking, segundo pesquisa
Os jovens do Norte e do Nordeste do Brasil estão muito mais vulneráveis à violência do que os do eixo Rio-São Paulo. Maceió é a capital mais violenta do país para quem tem entre 12 e 29 anos de idade, seguida por outras seis capitais dessas regiões. São Paulo é a mais segura para a juventude.

O Rio é a oitava capital mais violenta e está na 64 posição entre as 266 cidades com mais de 100 mil habitantes. A cidade mais violenta do Brasil para os jovens é Itabuna, na Bahia.

O ranking foi divulgado ontem pelo Ministério da Justiça e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que desenvolveu um indicador inédito, o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJV), a partir de cinco diferentes indicadores sociais: taxa de homicídios, mortes em acidentes de trânsito, empregabilidade e educação, pobreza e taxa da desigualdade social.

— A pesquisa derruba determinados mitos, como o de que a situação mais vulnerável é a da juventude do Rio. Não é. Tem problemas no Rio, mas é no Nordeste o maior problema: indicadores sociais baixos, pouca aplicação de recursos para renovar a segurança pública e poucas políticas preventivas, que agora estão começando, com a adesão de municípios ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) — disse o ministro Tarso Genro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário