Antonio Lavareda faz um raio-X das campanhas políticas contemporâneas
O que as pessoas levam em conta na hora de votar? Por que alguns candidatos conseguem se conectar com o eleitorado e outros não? No ano em que o Brasil comemora 20 anos de eleições presidenciais, essas e outras perguntas são respondidas neste livro por Antonio Lavareda, um dos maiores especialistas brasileiros em marketing eleitoral.
Com participação em 76 campanhas, sendo três delas presidenciais, o autor combina aqui uma vasta pesquisa com análises acuradas dos elementos e circunstâncias que influenciam as corridas eleitorais. Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais é um livro que revela mais do que a razão: esclarece os sentimentos que dão as cartas nas eleições e explica o funcionamento das campanhas políticas, eventos que mobilizam milhões de pessoas e monopolizam a atenção da opinião pública, mas continuam sendo um mistério para a maioria da população.
É um livro que vai interessar quem habita o universo da política, mas também quem vota. Acredito que, quanto mais informados sobre o processo, melhor os eleitores poderão, na eleição, avaliar os próprios sentimentos em relação ao que vêem, ouvem e lêem, fazendo assim melhores escolhas, escreve o autor.
Em Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais, Lavareda trata dos aspectos mais relevantes das campanhas políticas, como a formulação das pesquisas, a importância das alianças políticas e o marketing, que recebe atenção especial. Usa como referência campanhas vitoriosas recentes, como a do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, as de Lula, em 2002 e 2006, e Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998.Um dos capítulos trata especificamente daqueles que costumam ser as principais armas dos candidatos, os comerciais de TV. E, além de examinar campanhas passadas, Lavareda mostra como o estudo do cérebro humano deu origem ao chamado neuromarketing e está mudando a dinâmica das eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário