Contato

Governadores do NE se mobilizam por partilha igualitária de recursos do pré-sal

O governador Cid Gomes, acompanhado dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos; do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, e de Alagoas, Teotônio Vilela, se reuniu na manhã desta segunda-feira (09/11), em Brasília, com o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para entregar a moção de apoio ao projeto que estabelece um novo modelo de partilha dos royalties do petróleo do pré-sal. Para os governadores do Nordeste, uma divisão igualitária dos recursos é fundamental para reduzir as desigualdades regionais do Brasil. O deputado federal Eunício Oliveira participou também da reunião.
O projeto de Alves, relator da comissão especial da Câmara designada para discutir como deve ser partilhado os royalties do pré-sal, diminui o total de recursos que iriam para os estados e municípios produtores e aumenta o dos outros estados. No total, segundo o que está sendo proposto, 44% dos recursos gerados pelas bacias do pré-sal que ainda serão licitadas devem ser compartilhados de forma igualitária entre todos os estados. Atualmente, os estados não produtores recebem menos de 10%.
"Além de apoiarmos o relatório do deputado (Alves), também queremos que a partilha se dê naquelas bacias que já foram concedidas mas que ainda não foram exploradas", afirmou o governador Cid Gomes. "A partilha deve se dar de forma proporcional à população dos estados e inversamente proporcional à renda per capita", destacou.
Durante a reunião, os governadores entregaram ao deputado Henrique Eduardo Alves a Moção de Apoio que foi elaborada e aprovada no mais recente Fórum dos Governadores do Nordeste, realizado na última sexta-feira, em Fortaleza. O parlamentar lamentou não poder alterar o projeto imediatamente, mas não descartou que os estados não produtores possam continuar lutando pela partilha igualitária de toda a camada pré-sal.
"Vamos agora mobilizar também os estados no Norte, Centro-Oeste e Sul, para que todos caminhem juntos no sentido de viabilizar esta partilha mais justa", disse Cid Gomes.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário