Contato

Mãos à obra

No dia 6 deste mes publiquei esta nota aí na coluna de papel e neste blog.
Ontem chegou e.mail assinado pela chefe de gabinete da deputada querendo esclarecer o tal projeto. Como não entendi o porque da explicação, eis que não havia necessidade de mostrar as unhas, publico-a logo abaixo:

Mãos limpas
Projeto de autoria da deputada estadual Lívia Arruda institui o Dia Estadual de Lavar as Mãos.


Fortaleza, 11 de novembro de 2009


Prezado Senhor,
Na edição do dia 6 de novembro de 2009 do jornal O ESTADO o Senhor citou “Projeto de autoria da deputada estadual Lívia Arruda institui o Dia Estadual de Lavar as Mãos”, gostaríamos de esclarecer o seguinte:

O Projeto de Lei nº 258/2009, institui o Dia Estadual de Lavar as Mãos, a ser comemorado anualmente, no dia 15 de outubro, em conformidade com o Dia Mundial de Lavar as Mãos.

O referido projeto foi uma sugestão da Oficial de Projetos do UNICEF/CE Dra. Tati Andrade, com a finalidade de conscientizar sobre a importância de lavar as mãos com água e sabão, um dos meios mais eficazes e econômicos de prevenir doenças e mortes por diarréia.
Segundo o UNICEF todos os anos, as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas causam a morte de mais de 3,5 milhões de crianças menores de 5 anos.
Estudos comprovam que a lavagem das mãos com sabão é o meio mais eficaz e mais barato de prevenir mortes por diarréia e reduzir os riscos de cólera, hepatite, gastrenterites, outras infecções intestinais, gripe e de pneumonia. Além disso, a lavagem das mãos com sabão é uma das principais recomendações feitas hoje para impedir a propagação do H1N1.
Lavar as mãos com sabão e água, especialmente em momentos chave - após usar banheiro e antes de preparar os alimentos - ajuda a reduzir em mais de 40% os casos de doenças diarréicas, e em quase 25% os casos de infecções respiratórias. (Fonte: UNICEF)
Segundo dados da UNICEF, em 2008, cerca de 200 milhões de crianças em 86 países dos cinco continentes participaram de atividades no Dia Mundial de Lavar de Mãos. Da Colômbia a Bangladesh, do Quênia às Filipinas e do Reino Unido à Etiópia, escolas e comunidades em todo o mundo organizaram e participaram de atividades e campanhas de sensibilização sobre a lavagem das mãos.
Portanto, o Dia Estadual de Lavar as Mãos é uma data importante para conscientizar crianças, adolescentes, pais, professores, comunidade, sociedade em geral e o poder público sobre a necessidade de lavar as mãos e salvar vidas.
Atenciosamente,


Lílian Praça
Chefe de Gabinete

Boa, Praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário