
Incrementando as ações de combate à poluição visual na cidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano – SEMAM, juntamente com o Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Ceará – Sepex-CE, firmaram acordo para remover 50% dos outdoors, cerca de mil unidades, instalados de forma irregular.
Terminou o prazo para as empresas de mídia exterior encaminharem à Comissão de Combate à Poluição Visual - CCPV planilha e cronograma para retirada desses engenhos. Os outdoors restantes deverão adequar-se aos critérios da lei 8221/98. O inicio da retirada está previsto para a próxima terça-feira, 24. A operação irá melhorar significativamente a paisagem urbana, ampliando o espaço aéreo das vias.
Os critérios legais para instalação desses equipamentos exige no mínimo um afastamento de 3,00m de recuo de frente e 3,00m de recuo de fundo, além de garantir 50,00m de afastamento entre grupos de no máximo três tabuletas cada.
A Comissão de Combate à Poluição Visual vem trabalhando desde 2003 no sentido de humanizar a comunicação visual da cidade. Contando com a colaboração dos meios de comunicação, mantém contínuo esforço para mudar essa cultura do exagero publicitário que gerou o excesso de estímulos visuais, comportamento que vem causando danos à paisagem natural e construída, aos moradores e visitante da cidade.
Em 2005 uma ação em defesa da estética do patrimônio público, que incluiu áreas ambientais e bens imoveis das três instancias administrativas, tais como escolas e outros órgãos públicos, removeu desses estabelecimentos, para não mais retornar, cerca de 300 outdoors. Dessa vez espera-se, no mínimo, uma retirada de mil outdoors do espaço aéreo da cidade.
Todas estas ações têm o caráter educativo, visando promover um empreendedorismo consciente das questões ambientais e a responsabilidade pela preservação da qualidade de vida da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário