STDS forma mais 403 jovens na linha de ação Jovem Bolsista
Data: 19 de novembro
Hora: 10 horas
Local: ABC João XXIII – Travessa Lineu Machado, 350 (atrás da delegacia 27º Distrito)
Produzir mão de obra, nova e com qualificação, para o mercado de trabalho no Estado do Ceará. É nesse sentido que atua o Projeto Primeiro Passo, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e que dará outro passo na qualificação da juventude cearense O Projeto forma amanhã, dia 19, mais 403 jovens na linha de ação Jovem Bolsista. Os estudantes, com idades entre 16 e 21 anos, receberão certificados de conclusão de curso no ABC João XXIII, a partir das 10 horas.
Nos últimos cinco meses, os adolescentes inseridos na escola pública de ensino fundamental e médio estudaram conteúdos para os cursos de Iniciação Profissional em Conserto e Manutenção de Computadores; Operador de Telemarketing; Informática Avançada; Auxiliar Administrativo; Agente Operador de Atendimento; Serigrafia Artesanal; Panificação; Formação de Garçom e Garçonete; Curso Inicial de Cabeleireiro e Operador de Supermercado. Até hoje, foram capacitados mais de 17 mil jovens e o objetivo é encerrar 2009 com 21 mil estudantes certificados pelo projeto.
Na solenidade, as 20 Associações parceiras do projeto receberão os certificados referente ao término do curso, bem como os alunos concludentes, que durante o período de aulas receberam bolsa de R$ 100,00, lanches, material didático e seguro de vida. Os alunos, durante esse período, além das formações específicas, tiveram orientação sobre Formação Cidadã, Preparação para o Trabalho, e Informática Básica.
Qualificação Cidadã
O Primeiro Passo objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Coordenado pela STDS, o projeto atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. Os jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação – Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário.
O Primeiro Passo é mais uma ação do Governo do Estado do Ceará, que garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma a titular da STDS, Fátima Catunda.
Projeto Primeiro Passo
Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante seis meses nas unidades do Projeto. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante o período de um ano. Depois dos períodos de capacitação, os jovens são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para estágios remunerados com duração de um ano, podendo, a partir daí, ter seu ingresso garantido no mercado de trabalho formal.
Os jovens interessados precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar de até ¼ do salário mínimo, per capita, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOnde posso me increver no Projeto Primeiro passo ??
ResponderExcluironde e como posso me inscrever no projeto primeiro passo?? por favor responda rapido meu nome é marcos
ResponderExcluirqual o telefone pra que eu possa entra em contato meu nome e izabeli cristina
ResponderExcluirirei fazer 16 anos em dazembro posso me escrever no primeiro passo
ResponderExcluirmeu nome´é diorgenes