Contato

Welington defende ampliação da doação de órgãos

O deputado Welington Landim, O líder do bloco PT-PMDB-PSB na Assembleia Legislativa, destacou as novas regras para transplante no País divulgadas pelo Ministério da Saúde e o investimento de R$ 24,1 milhões até 2010 na área. O parlamentar ressaltou o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical público do Ceará do Norte e Nordeste.


Welington Landim enfatizou a necessidade de que haja um envolvimento da sociedade para ampliar o número de transplantes. ”Precisamos ter esse gesto de solidariedade”, disse. O Centro de Hematologia e Hemoterapia ( Hemoce) vai inaugurar banco de sangue público de cordão umbilical em janeiro de 2010, que será responsável pela doação de sangue de cordão umbilical e placentário na rede pública estadual de saúde. “Isto é uma evolução muito grande. É de um significado para a medicina do Ceará de grande relevância”, frisou o parlamentar, que parabenizou o hematologista da equipe de transplantes do Hemoce, Emmerson Eulálio.

Welington Landim comemorou as novas regras para transplante. Para ele, a medida do Ministério da Saúde deve proporcionar um número maior de doações e de sucesso nos procedimentos. Os critérios de distribuição de órgãos terão normas claras para garantir a segurança biológica, conforme ressaltou o parlamentar. Um exemplo dado por ele, é o caso dos órgãos de um doador que tenha hepatite C que poderão ser doados a um paciente que seja portador do mesmo vírus.

Já o investimento de R$ 24,1 milhões vai dobrar o valor pago pelo Ministério da Saúde pelos procedimentos de captação de órgãos. “Além disso, novos procedimentos como: consulta de acompanhamento de pré-transplante, avaliação dos possíveis doadores, cirurgias para obtenção de tecidos humanos e processamento de pele serão incorporados”, frisou.

Welington também exaltou a intenção do Ministério de aumentar o número de transplantes de pele e ossos. “Tornou-se muito mais importante do que era a decisão de se doar órgãos e tecidos no Brasil. Esperamos que haja um maior incentivo para quem ajuda o próximo”, disse.

Em aparte, o vice-líder do Governo na Casa, deputad o Roberto Cláudio (PSB) disse que a meta é ultrapassar o número de mil transplantes este ano. O parlamentar lembrou que o Hospital de Messejana e a equipe da Unidade de Transplante Cardíaco ocupam o primeiro lugar no ranking dos centros brasileiros que realizam transplantes de coração. Ele também destacou o trabalho do Instituto dos Cegos e do Hospital Geral de Fortaleza na realização de transplante de córneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário