Contato

EUA transferem presos

O começo do fim
Seis iemenitas e quatro afegãos foram enviados durante o fim de semana para seus países de origem, enquanto dois somalis foram transferidos aos cuidados de autoridades


Doze detentos foram transferidos da prisão americana de Guantánamo, em Cuba, para o Afeganistão, Iêmen e a Somalilândia, na Somália, informou o Departamento de Justiça dos EUA hoje. As transferências são mais um passo no plano do governo Obama de fechar a prisão de Guantánamo até o mês que vem; entretanto esse prazo limite não deverá ser respeitado, já que existem grandes obstáculos políticos e diplomáticos à frente.
Seis iemenitas e quatro afegãos foram enviados durante o fim de semana para seus países de origem, enquanto dois somalis foram transferidos aos cuidados de autoridades regionais da Somalilândia, uma área autônoma dentro da Somália.

Em comunicado, o Departamento de Justiça indicou que, ao longo deste fim de semana, quatro presos afegãos identificados como Abdul Hafiz, Sharifullah, Mohammed Rahim e Mohammed Hashem foram transferidos à custódia das autoridades de seu país.
O Iêmen recebeu seus cidadãos Jamal Muhamad Allawi Mari, Farouk Ali Ahmed, Ayman Said Abdullah Batarfi, Muhamad Yasser Ahmed Taher, Fayyad Yahya Ahmed al Rami e Rihad Atiq Ali Abdu al Haf. Já as autoridades regionais na Somalilândia receberam dois detidos somalis, Mohammed Soliman Barre e Ismael Arale, acrescentou o comunicado.

Com as transferências, ainda estão detidas em Guantánamo 198 pessoas. Algumas delas serão julgadas nos Estados Unidos, mas outras devem ser enviadas para outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário