SALMITO ENALTECE O BOM DEBATE
SOBRE CONSTRUÇÃO DO ESTALEIRO
O vereador Salmito Filho (PT) – presidente da Câmara Municipal de Fortaleza – pediu hoje, 10, na sessão da Casa, quando se pronunciava sobre a construção do Estaleiro Promar Ceará, no Titanzinho, que seja feito “um bom debate” sobre a localização do empreendimento. Segundo Salmito, a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes, que são aliados, vão encontrar a melhor mediação para a comunidade do Serviluz, o Ceará e o Brasil.
Salmito afirmou que os 41 vereadores são autoridades constituídas pela soberania do voto popular, e que o Poder Legislativo de Fortaleza tem que ser muito respeitado. Ele disse que, às vezes, há exageros na fala, mas é preciso fazer a autocrítica. “O projeto não é consensual na base da prefeita, nem na oposição, nem nos partidos”, afirmou, observando ser essa a riqueza do debate.
“A cidade tem prefeita e tem Câmara Municipal, com 41 vereadores, presidente e Mesa Diretora. Com muita tranqüilidade, o debate deve ser feito. Não podemos politizar”, frisou. Salmito acredita que há interesse de terceiros em gerar conflito na relação de dois grandes aliados, a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes.
Cid Gomes, segundo Salmito, foi muito respeitoso com a comunidade do Titanzinho. “Tem pessoas conversando, ouvindo a população, procurando ouvir o sentimento daquela comunidade. Quando chamou os vereadores mais votados na área, o fez por serem legítimos representantes da comunidade na Câmara Municipal. Luizianne Lins, por sua vez, preocupada com o Serviluz, tem a concepção política de administrar com a participação popular”, ressaltou.
ROBERTO MESQUITA APRESENTA ESTUDO
SOBRE REVITALIZAÇÃO DO SERVILUZ
“Ar, mar, areia e gente”. Utilizando a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Roberto Mesquita (PV) apresentou um projeto acadêmico de revitalização do Serviluz. A apresentação é o resultado de um trabalho de monografia do curso de Arquitetura da Universidade de Fortaleza. O estudo mostra uma alternativa para a revitalização da área, preservando e intensificando as atividades locais.
O parlamentar ressaltou ainda os problemas que a Orla da Capital Cearense sofre com as intervenções do ser humano, como os espigões e o Porto do Mucuripe. Roberto Mesquita questionou o posicionamento do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), Régis Medeiros, segundo quem a construção de um estaleiro no Titanzinho irá beneficiar o turismo de negócios.
Durante a apresentação, Mesquita destacou as vantagens da implementação de projetos urbanísticos que favoreçam o meio ambiente e a comunidade local. Segundo o parlamentar, o estaleiro quebraria a proposta de integração da Orla fortalezense, tendo como ponto de intersecção o Serviluz.
Para o vice-líder da oposição na Câmara, vereador Dr. Ciro (PTC), a exposição é uma forma romântica pensar os projetos para a área, pecando pela parte técnica. “É necessário compatibilizar os projetos (Prefeitura e Governo do Estado)”, colocou.
O vereador Guilherme Sampaio parabenizou a iniciativa de Roberto Mesquita, que, segundo ele, trata com lucidez o debate sobre o estaleiro. “Nós não podemos deixar de pensar a cidade para daqui há 10, 20 ou 30 anos”, enfatizou o parlamentar.
O líder do PT na Câmara, vereador Ronivaldo Maia, frisou que o embate de ideias sobre o estaleiro gira em torno do aspecto econômico de implantação do equipamento industrial. “Querem botar lá (Serviluz) porque é mais barato”, expôs.
ESTALEIRO TRARÁ DESENVOLVIMENTO PARA
O SERVILUZ, APONTA PLÁCIDO
O líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Plácido Filho (PDT), apresentou durante a sessão plenária de hoje, 10, um vídeo sobre os avanços gerados com a implementação do Estaleiro Atlântico Sul em Ipojuca, Pernambuco. Segundo o parlamentar, a implantação do empreendimento no Titanzinho é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do Serviluz, tendo em vista a geração de emprego e renda para as famílias.
Plácido fez referência as indagações do secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, que questiona o posicionamento da prefeita Luizianne Lins, contra o estaleiro no Serviluz. “O que existe é a falta de projetos a longo, médio e curto prazo”, colocou o pedetista.
Para o vereador João Alfredo (PSOL), Plácido está agindo como “porta-voz da empresa”, frisando que o vídeo apresentado trata-se de uma visão empresarial. Para o parlamentar o debate não se enquadra na divisão de situação e oposição, pois levanta a questão do modelo de desenvolvimento que a sociedade deseja. “Nós não aceitaremos essa chantagem”, pontuou João, diante das ponderações do governador Cid Gomes no sentido de que o Titanzinho é o único local possível para o empreendimento.
O vereador Guilherme Sampaio (PT) enfatizou que as imagens deixam explicito o impacto do empreendimento sobre o meio ambiente. “Uma indústria pesada. Propaganda deste tipo não convence ninguém”, colocou o petista.
O vereador Carlo Mesquita (PMDB) reforçou as declarações da prefeita Luizianne Lins, enfatizando que o projeto não deve ser imposto à Prefeitura de Fortaleza. “Fortaleza tem prefeita”, fez coro o parlamentar. Segundo ele, o debate está sendo mal conduzido, tentando dividir a Câmara e políticos em virtude de um interesse empresarial.
ACRÍSIO SENA REPUDIA ATAQUE
A DILMA ROUSSEFF
O vereador Acrísio Sena (PT), líder do Executivo na Câmara Municipal, foi enfático ao declarar seu repúdio às declarações do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que disse ontem que Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil e candidata à sucessão de Lula, é uma “liderança de silicone”.
“Não podemos deixar de repudiar a atitude desrespeitosa e machista do senador”, disse Acrísio. Para ele, a declaração é reflexo de “desespero”, diante do crescimento de Dilma nas pesquisas.
Para Acrísio, quando as mulheres ascendem a postos mais importantes e historicamente ocupados por homens, acabam sendo vítimas de ataques. “A arrogância e a prepotência sempre fez parte da trajetória do senador. Esse tipo de ataque não ajuda no debate.”
PAULO GOMES QUER INTENSIFICAR
CAMPANHA CONTRA A DENGUE
Com o início do novo período das chuvas, aumentam os riscos de incidência de dengue. Foi o que observou, hoje, 10, na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Paulo Gomes (PMDB). Ele pediu que a Casa e a Prefeitura, em ações conjuntas cm as Secretarias Executivas Regionais, intensificassem nos bairros a campanha de conscientização e combate ao mosquito causador da doença.
Não basta preparar os postos de saúde e hospitais de Fortaleza para receber pacientes. “É preciso, sobretudo, conscientizar as pessoas, no sentido de que elas possam eliminar o foco do mosquito”, disse. As ações dos vereadores nos bairros da Cidade, na opinião de Paulo Gomes, são de extrema importância. “Junto com a Regional VI, a partir de amanhã, estaremos com o secretário Tin Gomes na região de Messejana”, informou.
O vereador Paulo Gomes constatou que boa parte da população ainda não dá um destino adequado ao lixo doméstico. “O lixo colocado na rua de modo não adequado acaba entupindo os bueiros e canais, poluindo lagos e rios”, afirmou.
RONIVALDO MAIA DESTACA
OS 30 ANOS DO PT
Líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Ronivaldo Maia aproveitou seu espaço, hoje, 10, na sessão ordinária, para destacar os 30 anos do PT, transcorridos nesta quarta-feira. Há exatos 30 anos – enfatizou ele – o País passava por um momento de reabertura política e restabelecimento da democracia, que começou a ser construída a partir da força militante de centenas de pessoas perseguidas pela Ditadura Militar.
O PT hoje está consolidando a democracia, observou Ronivaldo, e melhorando a vida de 190 milhões de brasileiros. “Com mais de um milhão de filiados, tenho orgulho de fazer parte da história do partido que mais agrega e constrói a luta socialista por um mundo mais justo e igual”, disse. Na década de 80, o partido colaborou de maneira decisiva para com a organização dos trabalhadores, seja na fundação da CUT e MST, seja na efetiva participação na Assembléia Nacional Constituinte (ANC).
Ronivaldo Maia salientou que, atualmente, o PT governa o Brasil, capitais, diversas cidades e estados. “Mas não governamos sozinhos. Nunca nos interessou governar sem ampla participação popular, sem difundirmos pelos quatro cantos do País um novo modo de fazer política”, revelou. Segundo ele, o partido zela pelo debate coletivo.
Em relação a Fortaleza, o vereador destacou o projeto da prefeita Luizianne Lins, com o Orçamento Participativo, a melhoria da educação, da saúde pública e do transporte coletivo. Tudo isso, segundo Ronivaldo, é importante porque quando se avalia os impactos dessas políticas, confirma que o PT tem lado, o mesmo lado que inspirou a fundação do partido há 30 anos, o lado dos trabalhadores e das trabalhadoras.
FACÓ PARABENIZA TV VERDES MARES
PELOS 40 ANOS DE TRABALHO
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Fortaleza hoje, 10, o vereador Paulo Facó (PTdoB) ressaltou o papel da TV Verdes Mares na promoção da cidadania na Capital Cearense. Os 40 anos de história e de muito trabalho em prol do desenvolvimento do Ceará, por parte da emissora, foram lembrados pelo parlamentar.
“Edson Queiroz foi um dos maiores fomentadores do desenvolvimento de nossa terra”, destacou Paulo Facó, enfatizando a visão empresarial e humana do idealizador e criador da TV Verdes Mares. Para o parlamentar, o surgimento da emissora colocou um fim ao monopólio da comunicação pela TV Ceará, iniciando uma nova era da comunicação no Estado.
VALDECK DESTACA PREOCUPAÇÃO
COM A SEGURANÇA PÚBLICA
O vereador Valdeck Vasconcelos (PTB), em pronunciamento na Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quarta-feira, 10, destacou os problemas enfrentados pela população com a violência urbana. Segundo o parlamentar, o Governo do Estado investe alto em segurança pública, mais é preciso reunir todos (Poder Público e sociedade) e buscar outra estratégia.
Valdeck ressaltou a necessidade de reabilitação dos presidiários, e ponderou pela inserção destes no mercado de trabalho da construção civil e do campo. Ele frisa que a idéia vem de um trabalho desenvolvido pelo seu mandato, que procura ouvir a população. “Nós (vereadores) podemos contribuir para o crescimento e bem estar de Fortaleza”, afirmou.
O parlamentar classificou 2009 como um ano muito produtivo no Legislativo, mas afirmou que é preciso mais. “Para o ano de 2010, estaremos atentos para os anseios do povo”, pontuou.
CÂMARA RECEBE CORTE MOMINA
A poucos dias do carnaval, a Câmara Municipal teve a oportunidade de sentir hoje, 10, uma prévia da folia. O plenário recebeu a corte momina de 2010, formada pelo rei momo, rainha e princesa do carnaval, além do rei e da rainha mirins.
André Luis, Amanda Veloso e Tamires Almeida, respectivamente rei, rainha e princesa, acompanhados de Patrick e Brenda, rei e rainha mirins, deram um colorido especial à sessão. Eles ocuparam cadeiras na Mesa Diretora e receberam boas vindas e elogios dos vereadores.
A eleição da corte é realizada pela Crônica Carnavalesca desde 1948. O símbolo do carnaval, para o vereador Iraguassú Teixeira (PDT), pode abrir espaço para a conscientização dos foliões. “Queremos ver todo mundo brincando o carnaval no próximo ano”, disse, referindo-se à necessidade de se brincar o Carnaval de forma responsável.
A Crônica Carnavalesca foi uma das entidades contempladas com verba de emenda parlamentar da Câmara Municipal. Segundo o presidente da agremiação, Francisco Félix, o recurso possibilitou a gravação de um CD com músicas de carnaval compostas por cearenses. Ele informou que a Crônica vai apresentar uma faixa em agradecimento à Casa no desfile da avenida Domingos Olímpio.
Em busca de manter a tradição, Félix sugeriu à Câmara que fosse elaborada uma legislação que determinasse que somente músicas de carnaval sejam executadas no período momino. De acordo com ele, as músicas tradicionais estão sendo substituídas por forró. “Nada contra o forró, mas Carnaval só tem uma vez. A idéia não é proibir o forró, mas podemos determinar que as letras sejam cantadas em ritmo de músicas carnavalescas.”
EN10/02/2010
Câmara Municipal de Fortaleza
Assessoria de Imprensa
+ 55 85 3444.8304
www.cmfor.ce.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário