Cartas de Londres



As Tribos de Camden Town

Há uns meses tivemos a alegria da visita de quatro amigos vindos do Nordeste – Leandra, Ricardo, Paulo e Christiane.

Todos os dias nos encontrávamos bem cedo para bater perna pela cidade, e não faltava programa. Começamos pelo básico: uma paradinha no Big Ben, fotos no Palácio de Buckingham, almoço em China Town… E assim passamos maravilhosos momentos juntos.

Já nos últimos dias, quando nos restavam apenas as lojas para ir, sugeri um programa diferente: – Por que não vamos a Camden Town?

Camden é um dos meus amores londrinos, mas sei que não é lugar para todo mundo. É lá que se encontra a tribo alternativa de Londres, ou melhor, as tribos. São punks, darks, emos, hippies, tatuadores…sem falar nos gays, nas lésbicas, drag queen’s e transexuais.

Em Camden todos eles vivem em harmonia, e a vida é linda por lá. Imagine tanta gente animada inserida no visual artístico de Camden Town. Esse lugar é uma festa!

O problema de levar os meus amigos lá era não saber qual seria a reação deles ao ver tanta gente diferente, tanta gente “pra frente”. Como nordestina que sou, e bem conheço a família que tenho, sei que tanta “informação” assim poderia chocar e até mesmo escandalizar os meus convidados.

Mas Londres não seria o que é se não tivesse quebrado vários tabus e influenciado tantas pessoas ao longo dos tempos, não é mesmo?

E não é que eles adoraram? Caminhando por Camden, só ouvia Ricardo falando para si mesmo “Estou me identificando… Estou me identificando…”. Ele e Paulo curtiram demais. E quando percebi, estavam tirando fotos com uma jovem de cabelo rosa que fazia propaganda de não-sei-o-quê.

Não se pode deixar de conhecer Camden Town, esse distrito alternativo e encantador que fica ao norte de Londres. Hoje em dia, a área é mais popular por seus mercados, que desde os anos 70 inovam e renovam a maneira de vestir dos ingleses e daqueles que passam por lá.

Para que se tenha uma idéia do sucesso: todas as semanas, a feira recebe em média 150 mil pessoas.
Por que acho Camden a cara de Londres? Porque lá todos podem ser o que quiserem, sem culpas ou máscaras. E para renovar as energias e me lembrar do que sou, Camden é o meu programão de domingo.



Mariana Caminha é formada em Letras pela UnB e em jornalismo pelo UniCEUB. Fez mestrado em Televisão na Nottingham Trent University, Inglaterra. Casada, mora em Londres, de onde passa a escrever para o Blog do Noblat sempre às segundas-feiras. Publicou, em 2007, o livro Mari na Inglaterra - Como estudar na ilha...e se divertir

Penso eu - Não tenho autorização para republicar esse meterial que litgeralmente roubo do blog do Ricardo Noblat, o pioneiro desse negocio de blog no Brasil. Aliás, fi-lo na semana passada, quando descobri que a Mariana Caminha, que escreve as tais Cartas de Londres, é cearense, filha de jornalista cearense que mora em Brasilia. Pelo sim pelo não, permitam a publicação pois cearense adora ouvir histórias de cearenses pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário