PPA em Sobral

 


Importância do diálogo para o desenvolvimento regional é destacada no PPA do Sertão de Sobral

O planejamento feito no PPA do Sertão de Sobral poderá impactar a vida de mais de 500 mil cearenses, que vivem em 18 municípios
 
“O Ceará é dividido em 14 regiões para se planejar, e nós precisamos ter a condição de ouvir as pessoas para que o Plano Plurianual do Ceará seja feito ouvindo a nossa sociedade”, foi com esse tom que o governador Elmano de Freitas deu início ao encontro do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 do Sertão de Sobral. Realizado na manhã desta quinta-feira (29), em Sobral, além do governador, o evento também contou com a presença da senadora da República, Augusta Brito; do prefeito Ivo Gomes e de parte do secretariado de Estado.

“Eu fico muito feliz de estar aqui com essas pessoas, que tiram uma parte de seu tempo para ajudar a planejar a sua região, para pensar em como desenvolver economicamente a região, como preservar o meio ambiente e outras coisas mais”, ressaltou o governador Elmano de Freitas.
Os encontros do PPA tem ocorrido em diferentes áreas administrativas do Estado. Totalizando 14 áreas administrativas, para o assessor especial de Desenvolvimento Regional, Audic Mota, esse momento é o pontapé inicial para um novo momento e uma nova visão de gestão regional.

“Apesar de nós termos regiões definidas no estado do Ceará, que são 14 macrorregiões, certamente nós não temos ainda o costume de na execução do planejamento levarmos em conta a equidade nas regiões. Eu acredito que é momento de nós avançarmos, enxergar região por região. E hoje temos esse contato com todas as regiões, já preparando as futuras ações e políticas públicas do governo”, pontuou o secretário.
Planejar o futuro

Sandra Machado, titular da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), destacou a importância desses encontros e de planejar, em conjunto, com toda a região administrativa. “Nós estamos aqui porque sabemos que um governante que não ouve seu povo, ele provoca fissuras irreparáveis na democracia. E tudo aquilo que a gente pode desejar para o nosso futuro é poder também definir o que nós queremos para o nosso futuro. E aqui não é um futuro pessoal, é o futuro de toda a região”, afirmou.
Sendo a 3º região mais populosa do Ceará, com 503.701 habitantes, a região do Sertão de Sobral também é uma das mais reconhecidas do Estado. No entanto, as demandas ainda existem.

Durante toda a manhã, foram debatidos, por seis grupos, temas para beneficiar 18 municípios da região: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral e Varjota.

A produtora e gestora cultural, Fran Nascimento, escolhida como voz de um dos grupos envolvidos nas discussões, pontuou a importância da cultura para o desenvolvimento regional e a necessidade de pensar políticas públicas para esse setor. “Nós temos a demanda de fortalecimento da formação cultural, principalmente com a descentralização desse tipo formação da capital cearense. Além disso, precisa de uma ampliação de parceria-público privada para que a cultura chegue onde a secretária da cultura não chega”, comentou.
A jovem, representando tantas vozes, também pontuou demandas para a área da saúde, como o fortalecimento de políticas públicas no suporte da saúde mental e a criação de um projeto de apoio à famílias com crianças no espectro autista.

O professor Francisco Guedes fez questão de pontuar a importância desse momento como parte da democracia. “Esse momento representa a nossa democracia, e também é de desabafo. Nosso debate, apesar de pouco tempo, era como se fosse redescobrindo o Brasil – ou melhor, o Ceará”, comentou o professor. “Nós estamos no começo de um processo, daqui a dois dias temos a próxima fase pela internet. O caminho para que a gente possa dizer que vivemos em uma democracia é esse, todos participando da maior forma possível”, completou.
“É uma discussão importante para sabermos onde os problemas estão. Então, juntos, vamos construir, nos próximos quatro anos, um Ceará que a gente sempre quis, vai continuar querendo. Um Ceará mais justo, mais comunitário, mais fraterno e pacífico”, pontuou o prefeito Ivo Gomes.

O prefeito também elogiou a iniciativa Pacto por um Ceará Sem Fome. Os cartões foram entregues nessa quarta-feira (28) na cidade, com a presença da primeira-dama, Lia de Freitas.
Também estiveram presentes no evento a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França; o titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; a titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; a secretária da Cultura, Luísa Cela; a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), João Alfredo; e outras autoridades.

Plataforma digital

Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região de Sobral poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário