Cid Gomes faz balanço das ações e expõe projetos para 2010

A versão oficial-Escrito no Boletim de Noticias do Governo do Ceará
Durante a sessão, Cid citou obras do Governo e explicou o projeto do estaleiro.
O governador Cid Gomes fez nesta terça-feira (02/02) o pronunciamento de abertura da quarta sessão da 27ª legislatura da Assembleia Legislativa. Na ocasião, o Governador iniciou a leitura da mensagem governamental onde destacou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual que acumulou até setembro de 2009 um crescimento de 2,8% , enquanto que o PIB brasileiro ficou com decréscimo de 0,2%. “Pela primeira vez no Estado, o crescimento do nosso PIB está 2% acima do nacional”, comemorou Cid. Ele também destacou o equilíbrio fiscal alcançado em 2009, através de políticas de reestruturação e ajuste fiscal. “Isso se reflete no recorde de investimentos no nosso Estado, que superou os R$ 2 bilhões”, enfatizou. Ele também destacou a elevação no número de empregos no Ceará, segundo dados do Caged, que chegou a 64 mil novos postos de trabalho. “Triplicamos a média estadual que era é 23 mil postos anuais. Só com as obras no Estado são mais de 30 mil pessoas empregadas”, ressaltou o governador.
Depois do breve balanço sobre a economia cearense e os resultados alcançados em 2009, o Governador abriu espaço para debater junto aos deputados sobre as diversas áreas de atuação do Governo Estadual, como infraestrutura, segurança pública, saúde e educação. A implantação de grandes obras como siderúrgica, refinaria e exploração da Mina de Itataia foram citadas pelo deputados, com destaque para a implantação de um estaleiro no bairro Serviluz e enfatizou o empenho do Estado na capacitação da mão-de-obra. Para isso, Cid Gomes citou a construção do Centro de Treinamento Técnico Corporativo do Pecém (CTTC), que será iniciada ainda neste trimestre. Para a educação profissional, o Governador citou o funcionamento de 52 escolas profissionais e até o fim deste ano totalizarão 102 unidades. Essas unidades de ensino beneficiarão 50 mil jovens por ano. Além dessas, mais 40 escolas de ensino médio regular estarão funcionando em 2010. Para Cid Gomes, é só através do incentivo a educação que o Governo do Estado poderá se desenvolver de “forma sustentável”. “Não adianta trazer grandes obras para o Estado, ou a construção de equipamentos se não garantirmos aos jovens nossos jovens uma educação de qualidade, com real real perspetiva de emprego através da qualificação profissional aliadas a políticas de incentivo ao esporte e cultura”, disse.
Na área do Turismo, o Governador destacou a importância da implantação de equipamentos turísticos como o Centro de Eventos do Ceará (CEC), já em construção, e do Acquario - cuja primeira fase da construção está em fase final de licitação e deverá até o mês de março autorizar o início das obras. Para Cid Gomes, esses são equipamentos irão refletir positivamente no setor turístico do Estado, que atualmente é responsável por mais de 11% do PIB cearense. "A exemplo do Centro de Eventos, o Ceará passará a ter um área adequada para realização de eventos, tanto nacionais como internacionais, e que hoje existe demanda de espaços adequados como o que está sendo construído. Ele também poderá suprir a capacidade hoteleira do nosso estado em épocas de baixa estação com o turismo de negócios", explicou.
Outro assunto questionado durante o debate foram os investimentos na área da Segurança Pública. O Governador citou diversas ações por parte do Poder Executivo, como a implantação do Ronda do Quarteirão e o incremento no efetivo da Polícia Militar e Civil, através de concurso para 5 mil policiais militares, contratação de 300 novos bombeiros, 223 escrivães, 73 novos delegados e 60 defensores públicos. Ele também citou a construção de equipamentos, como a sede da Perícia Forense (Pefoce), Academia de Polícia, criação da Divisão de Homicídios e implantação de 50 novas Delegacias. “É dever do Estado assegurar as pessoas e o Governo tem atenuado seus esforços para que isso seja cumprido. Em três anos os investimentos para a área já somam mais de R$ 243 milhões, esse valor é três vezes superior aos quatro anos do último mandato”, exemplificou.
Para a saúde, o Governador listou os equipamentos que estão sendo construídos em todo o Estado, como os dois Hospitais Regionais (da Cariri e da Região Norte), de 21 Policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que contemplarão todas as microrregiões do Estado, bem como a reforma e ampliação de todos os hospitais do Estado, como a duplicação do Hospital geral de Fortaleza (HGF) e Albert Sabin. “O Ceará será referência na área da saúde pelos equipamentos e ações que o Governo Estadual vem realizando”, garantiu o governador. “Só em 2009 o Governo investiu mais de 17% de sua receita em saúde e esse número deve chegar a 20% em 2010”, completou.
Estaleiro
Durante o pronunciamento, Cid Gomes apresentou o projeto de instalação do Estaleiro no Serviluz e reforçou a criação de 1.200 empregos diretos e cerca de 5 mil. O Governador ressaltou ainda que nenhum imóvel será desapropriado, que não haverá prejuízo para a prática de surf – já que será apenas transferidos para uma distância de 700 metros -, e sobre o transporte de aço, ele seráfeito por via marítima e não por terra, descartando a possibilidade de engarrafamento na cidade. “Eu não quero o desenvolvimento a qualquer preço. Estou buscando o diálogo. Me coloco à disposição para dialogar. Só acho que existe má-fé de alguns setores que chegaram a espalhar que todas as casas seriam desapropriadas”, disse.
Quanto a localização do Estaleiro, um dos principais questionamentos dos deputados, ele lembrou que o Ceará não apresenta outras alternativas de localização, mas disse está aberto a qualquer debate com técnicos e população sobre a questão. "A implantação de um indústria Naval requer um local bem específico, com profundidade suficiente por isso não temos muitas opções. A área do Serviluz é mais adequada para esse empreendimento. Mas estou aberto ao debate e o que irá prevalecer sempre é o interesse da população", enfatizou o Governador.
No fim da tarde desta terça-feira (2), o Governador Cid Gomes recebeu representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Durante mais de duas horas, Cid Gomes expôs o projeto e respondeu os questionamentos da entidade. “O IAB não é contra o estaleiro. Como não pode ser em outra área, vamos estudar contrapartidas para o Serviluz”, disse Odilo Almeida presidente do Instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário