Coluna do blog

Aposta na agricultura familiar
Brasília (28 graus). Tá um calor danado. Vim ver a abertura do ano no Congresso. Amanhã eu conto porque hoje eu quero falar de ...Quando criou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, desmembrando a velha Secretaria de Agricultura e Irrigação, Cid Gomes apostou na agricultura familiar. Incentivou com técnicas velhas e conhecidas, mas de há muito esquecidas pelo povo.Exemplifico: Em Senador Pompeu, gente que plantava feijão deixou de plantar porque as safras eram frustrantes. O solo endurecido não permitia a penetração das águas da chuvas. Uma vez escarificado o chão (removido numa certa profundidade), o solo passou a receber e guardar água e o povo voltou a produzir em quantidades surpreendentes o feijão de corda de que tanto gostamos. No Tauá houve ação parecida e os agricultores tiveram êxito e lucros desconcertantes em seus plantios. Isso vem sendo tocado pela Secretaria de forma a alertar o agricultor ao uso de tecnologias e insumos mínimos, conhecidos, mas desprezados ao primeiro sinal de que as coisas não andaram dando certo.

O Governo do Estado, por isso mesmo, aposta na agricultura de sequeiro quase como aposta na agricultura irrigada. Mesmo a irrigação sendo da responsabilidade do DNOCS (sofrendo o abandono de administrações desastrosas), faz o Governo apostar nas culturas dos projetos e, por isso, incentiva o processo como forma de gerar riqueza e emprego nos sertões do Ceará. Cid tem botado isso em meio às mais de 3 mil obras que seus secretários anunciam.

“Bebo porque gosto quando o mundo gira ao meu redor”.

Que belo exemplo de egocentrismo.

Brinquedos de riquinhos
O Ceará tem, aqui em Fortaleza, pelo menos 15 jatos, quase todos de última geração, voando para seus felizes proprietários. Este aí, por exemplo, é do senador Tasso. Há quem aposte que o prefixo é uma homenagem à dona Renata, a elegante mulher dele: PR-RTJ, ou Para Renata- Renata Tasso Jereissati. Fofíssimo!

EITA TRABALHEIRA

Quem acompanhou a terça feira nos legislativos brasileiros tem certeza de que este ano será de muito trabalho. Pra reeleição deles.

• Conselheiro. Nosso Paulo Quesado assumiu lugar de destaque no Conselho Federal da OAB nacional.

• Queremos Deus. Este ano eles fugiram do Castelão. Não aguentaram a conta cobrada pela Secretaria de Esportes do Estado.

• Relíquias. As Relíquias de Dom Bosco estão em Juazeiro do Norte. Chegarão a Fortaleza depois de passarem por Aracati.

• Susto. O ex-deputado federal Iranildo Pereira deu um susto nos amigos. A pressão subiu e o relógio ameaçou o excesso de peso. Já está em casa. Graças a Deus.

• De Manel pra Manel
. Deputado federal Manoel Salviano disse ontem, numa publicação de Juazeiro do Norte que nunca mandou emenda pra terra dele porque nenhum prefeito pediu.

• Manel responde a Manel. O prefeito Manoel Santana retruca Salviano publicando ofício em que pede verba pra reformar o Estádio Romeirão, em agosto do ano passado. Esses dois...

• Antecipou. Esta coluna disse, na quarta feira da semana passada, que Lula estava errado quando queria Ciro fora da disputa presidencial.

• Antecipou II. A gente escreveu que sem Ciro não teria segundo turno, detalhe ratificado na segunda-feira pela pesquisa Vox Populi. Sem Ciro, Dilminha dança no primeiro turno.

• Aniversário. Hoje é dia de abraçar o bom caráter Gony Arruda, vice-presidente da Assembleia do Estado. Dia 5 ele receberá o título de cidadão cearense. E será pai outra vez neste semestre.

• Quem tem, tem medo. Na marra, Lulinha Paz Amor e Pressão Alta parou de fumar suas cigarrilhas. O médico mandou: Para que isso não é bom.

• Agendando o sábado. Em Brasilia o PMDB realiza sua convenção nacional e vai reeleger Michel Temer presidente do partido. Tem que mostrar peso pra ser vice de Dilminha.


Trouxas
Vem aí nova escolha de melhor disso e daquilo. Um bando de trouxa dando dinheiro pra aparecer na mídia paga como o the best do ano. Dizia meu saudoso Tio Antonio Passos: O que seria dos espertos se não fossem os trouxas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário