Por encomenda do jornal O Estado, o Instituto Zaytec Brasil pesquisou a intenção de voto dos cearenses, nas eleições de 3 de outubro, para governador do Estado, senador e presidente da República. Ontem (8), o jornal publicou os resultados da pesquisa para governador do Estado. Cid Gomes ganharia de qualquer um e de todos juntos, se houvesse mais de um, em primeiro turno.
O Estado divulga hoje os números da disputa pela Presidência da República. Na consulta espontânea, quando os entrevistados podem indicar o nome que quiserem, o presidente Lula (PT), mesmo não sendo candidato, lidera a intenção de voto, com 25,4%. Em segundo lugar aparece o deputado federal Ciro Gomes (PSB), com 9,5%. Ele é seguido pela ministra da Casa Civil, Dilma Rouseff, que atinge 8,6%, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 5%. Nesta consulta, 47% dos entrevistados declararam não ter candidato ou não quiseram responder. Amanhã, será publicada a terceira e última parte da pesquisa sobre a intenção de voto para o Senado Federal.
Estimulada
O Instituto Zaytec Brasil realizou também duas consultas estimuladas, em que os eleitores devem escolher entre os candidatos apresentados. Na primeira destas simulações, que inclui Ciro Gomes, é ele quem lidera, com 41,7% das intenções de voto, seguido por Dilma Rousseff, com 22,5%, e José Serra, com 15,6%. Na segunda simulação, sem o nome de Ciro Gomes, José Serra passa a ocupar o segundo lugar, com 26,2% dos votos, enquanto Dilma mantém a liderança, com 33,6%.
Serra é o candidato com a maior rejeição entre os eleitores cearenses: 29,4% não votariam nele para presidente de jeito nenhum. Ciro Gomes é o candidato menos rejeitado: 12,1% dos entrevistados não votariam nele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário