Esse mês a programação cultural mensal celebra o aniversário de 143 anos da BPGMP a ser completado no dia 25 de março
A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel comemora esse mês 143 anos de sua criação - inaugurada dia 25 de março de 1867 como Biblioteca Provincial do Ceará. Para celebrar a data, de segunda (15) à quinta-feira (18), durante todo o dia serão desenvolvidas atividades culturais gratuitas e abertas ao público (Confira a programação abaixo).
Um dos destaque desta terça-feira é a visita guiada aos diversos setores da Biblioteca com o grupo musico-teatral Dona Zefinha, às 8h da manhã. A atividade acontece paralelamente à segunda aula do curso "Qualidade de Atendimento ao Usuário da BPGMP", ministrado pela pedagoga com Luci Tanaka e voltado para os funcionários da casa. Em seguida, às 9h tem a Oficina de Marmorização no Setor de Encadernação.
À tarde, a programação segue a partir das 14h com contação de histórias A Grande Aventura do Livro, no Setor Infantil e às 16h, com a apresentação do projeto de reestruturação do Laboratório de Conservação, Restauração e Preservação do Acervo de Obras Raras da Biblioteca, financiado pela Petrobrás e BNDES.
Aniversário - A comemoração do aniversário da BPGMP acontece na tarde de quinta-feira (18). Às 15h o grupo Poemas Remix ministra oficina de poesia, seguida de apresentação de sarau do Grupo (às 16h30). Em seguida, às 17h, será a confraternização de aniversário da Biblioteca Pública, com participação do público e dos funcionários da casa. Para encerrar a programação, às 17h30 tem ainda a entrega do Prêmio destaques BPGMP 2010, reconhecendo e premiando os esforços dos funcionários da casa(bibliotecárias, técnicos e serviço de apoio).
Sobre a BPGMP - Criada em 25 de março de 1867 como Biblioteca Provincial do Ceará, está hoje integrada arquitetonicamente ao Centro Cultural Dragão do Mar, ocupando uma área de 2.272m2, distribuídos em cinco pavimentos. Com a missão de disseminar informação, cultura, educação e lazer para toda a comunidade cearense sem qualquer distinção de sexo, raça, religião ou nível econômico /social, oferece também atendimento especializado para deficientes físicos e analfabetos.
Um acervo de aproximadamente 95mil volumes, em grande parte informatizado através do software Arches-Lib de gerenciamento de bibliotecas, está à disposição dos usuários que a freqüentam em uma média de 10.000 usuários/mês.
Penso eu - Com os miseráveis salários que recebem, bibliotecários da Menezes Pimentel não tem o que comemorar. Salários miseráveis e ridículos pra quem se forma numa profissão tão nobre e dificil.Mas isso é coisa pra país onde seus dirigentes sabem ler, e escrever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário