Coluna do blog


Vale quanto estraga

Em 2002, Tasso abriu uma ferida no PSDB ao apoiar Ciro Gomes (então no PPS) em vez de Serra para presidente. Diz o pensamento popular, usado por um saudoso jornalista como exemplo pras gerações, que o cidadão vale pelo mal que pode fazer aos outros. Aquele estrago de 2002 o PSDB não esqueceu, muito menos esqueceu a lição; o senador Tasso Jereissati foi convidado sim, formalmente, para unir São Paulo ao Nordeste. Zé Serra peitou o Lindão pra ser seu vice. Tasso tá com um pé atrás. A tucanagem justifica o convite a Tasso pela boca do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dizendo que a escolha de Tasso atrairia votos no Nordeste - onde Dilma, que tinha 3 pontos de vantagem em dezembro, agora tem 14 - e neutralizaria os ataques de Ciro Gomes. Não sei se neutralizaria os ataques de Ciro Gomes nem se uma chapa pura de tucanos seria simpática ao Brasil. Pior; ainda não passa por Minas e não existe eleição presidencial no Brasil sem passar por Minas. E tem uma agravante muito séria: Tasso Jereissati não vai com o Serra que costumava acordá-lo no meio da madrugada para terminar uma discussão sobre um assunto qualquer que ficara pendente à tarde, quando Tasso foi presidente do PSDB. Ainda candidato ao primeiro Governo no Ceará, Tasso dormia cedo, de pijamas de manga comprida, azul, com três bolsos no paletó e calça longa de amarrar na cintura.

“La vida es sueño, y los sueños sueños son”.
Fidel Castro

Lembranças de um homem
O Congresso Nacional realiza nesta quarta (03) uma sessão em homenagem ao centenário de nascimento de Tancredo Neves. Era meu amigo.

VAI ALTO O SOL

A negrada da oportunidade já se movimenta pra aparelhar os camelôs cearenses de coisas em verde e amarelo com vistas à Copa do Mundo. Por enquanto só tem chocolate.

• Riquinhos. Uma agência de venda de carros em Fortaleza, a Land Rover, aceitaria o seu pedido numa fila pra fim de maio. Hoje tem 60 pedidos e nenhum em estoque pra entregar.

• PEC 300. Esta semana os deputados esperam votar a PEC que determina salários dignos para policiais militares de todo o País. De todos os Estados, indiscriminadamente.

• A favor. Nossos deputados federais Anibal Gomes e José Linhares já se manifestaram a favor. Eles vão discursar em defesa da PEC que iguala salários da Polícia de todo o Brasil aos de Brasília.

• Repercussão . A pesquisa Datafolha publicada domingo pela Folha, aqueceu o meio político. Muita gente acha que Dilma cresceu demais pro tamanho de sua cama.

• Repercussão II. Ainda no meio político; já tem gente achando que Dilma ganha do Zé Serra, se continuar assim, logo no primeiro turno. Não é isso que diz a tucanagem.

• O livro das meninas. Era uma vez em Sobral, é o verdadeiro Sobral do meu tempo. Foram 31 as meninas que contaram suas lembranças de juventude.

• Memorialistas. São memorialistas de prima. Seus escritos são achados que por certo virarão histórias prum povo que adora dizer que viveu em Sobral naqueles tempos. Conheço histórias e personagens. Bueno!

• O lançamento. Era uma vez em Sobral será lançado às sete horas da noite do dia 12 que vem. Vai ser apresentado pelo deputado federal Padre Zé Linhares. E quem não for vai pegar frieira e bicho de pé.

• ‘Por qué no te callas?’. O rei Juan Carlos, da Espanha, aquele que mandou Hugo Chávez calar a boca, lembra?, desembarca nesta quarta em Brasília em visita oficial a Lula.

• E se...Tasso virar vice-presidente de Zé Serra, naturalmente, ele mandará descarregar seus votos em Patrícia Saboyia. Ele, na verdade, já disso isso pra coluna, noutros termos. O Galego é sabido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário