Com extensão de 1.553 m, a obra vai ligar a Praia do Futuro à Sabiaguaba
Após seis anos que as obras estavam paradas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Estado do Ceará (Dnit-Ce) conseguiu, na manhã de ontem, concretar a última das 13 lajes da Ponte do Cocó, que faz a ligação da Praia do Futuro à Praia da Sabiaguaba. O superintendente do Dnit-Ce, Guedes Neto do Ceará, afirmou que a previsão para a conclusão da ponte é o mês de junho. Toda obra tem 1.553 metros, dos quais 325m correspondem à ponte.
Guedes Neto contou que a obra foi iniciada em 2002, através do convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Dnit-Ce, mas teve que ser paralisada em 2004 por ter sido embargada pelo Mistério Público do Estado. “Nós fizemos a licitação para que fosse construída na largura de 15x80 metros, mas a Prefeitura a levantou com 21x40metros. Por isso foi impedida de continuar por estar em desacordo com o que foi acertado”, explicou.
O superintende comentou que se, à época, a Prefeitura não tivesse construído com um vão superior às medidas acertadas, atualmente, teria que fazer uma reforma no que já estava de pé. “Então fomos estudar o problema que paralisou a obra em 2008 e vimos que o único empecilho era a ampliação da largura da ponte. Fizemos uma comissão em Brasília para que pudesse analisar. Enviamos o resultado para o Tribunal de Contas da União (TCU), que também havia declarado que a obra era irregular que voltou atrás”, disse.
O gestor do Dnit-Ce relatou que no mesmo ano passaram pelo processo licitatório e conseguiram R$ 9,7 milhões para terminar a obra. Porém, só conseguiram a licença do Ibama no final de 2009. “Agora estão faltando apenas terminar os serviços de terraplanagem, iluminação, pavimentação e paisagismo. Nós estamos bem avançados nestes trabalhos”, destacou.
Importância
Guedes Neto destacou que a obra vai colaborar com o desenvolvimento da região e, principalmente, para o turismo. “Hoje, para uma pessoa que está nos hotéis da praia de Iracema e quer ir para o Beach Park, para as Dunas ou mesmo para a praia da Sabiaguaba tem que percorrer 42 km. Com a ponte, fará um percurso de 325 metros”, enfatizou.
Ele ainda frisou que obra ajudará a desafogar o tráfego de veículos nas avenidas Washington Soares e Maestro Lisboa, que são as únicas, atualmente, que dão acesso à Sabiaguaba e ao Porto das Dunas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário