
Esta aí é uma velha cubana que passa o dia inteiro nesse batente fumando charuto, exigindo dinheiro a quem ousa apontar-lhe uma camera. Ganha a vida tipo fumando espero.Conheço bem a peça. Conversei várias vezes com ela na Hava Vieja.
Li, pesaroso, a reportagem do jornal O Estado sobre a passagem por Fortaleza da filha do Guevara. Diz lá na matéria de uma exigencia dela de o Governo americano libertar os presos politicos que estão na cadeia americana faz 12 anos.
E faz uma diferença - Em Cuba não temos presos politicos, mas dissidentes.
Ora bolas!
Dissidente de um regime político é o que, dona menina, pergunto-lhe eu. No mais é pura fantasia da comunistada que sem bandeira tras uma moça pregando a memória do pai e um regime que já se esvaiou no seu todo e nos seus detalhes.
Lembro ao querido bloguista que conheço Cuba, hoje melhor do que conheço Sobral, que por sinal, ridiculamente, renomeou a Praça da Meruoca para Praça de Cuba, numa idiotice inominavel e um desrespeito bastante suspeito com a vida e a história da cidade. Suas vielas de cada cidade em cada Provincia.
É um país rico em diversidades e em pessoas inteligentes com uma cúpula diretiva enlouquecida pelo poder que adora estar sob o jugo dos EUA.
É mais ou menos assim: O americano, pra ser bonzinho não invade Cuba, mostrando que é uma potencia democrática, o que não é verdade. E CUba posa de valente, dizendo que é uma Ilhazinha bem pequenininha e não tem medo do seu vizinho grande e valentão e que pode vir que do jeito que vier são tres palitos. Outra grande mentira. Eles se sustentam um ao outro para fazer fuá pro resto do mundo. Um bonzinho porque não bate o outro valentão que não deixa o outro bater.
Enquanto isso, falam em embargo e desembargo. Vão darem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário