Morte no voo transatlantico

Passageiro morre em voo Paris-SP e avião faz pouso não programado em Fortaleza



MARINA NOVAES
FERNANDA PEREIRA NEVES
da Folha Online
Os passageiros de um voo da TAM que fazia o trajeto Paris-São Paulo tiveram um susto na madrugada desta segunda-feira. Durante o voo, um homem de nacionalidade francesa passou mal e o avião teve de fazer um pouso não programado em Fortaleza (CE). O passageiro, identificado como Laurent Pierre Yves Chauvineau, viajava sozinho e já chegou morto ao aeroporto internacional Pinto Martins. Ao todo, o voo levava 176 passageiros.

O incidente ocorreu durante o voo JJ 8099, que deixou Paris na noite de domingo (28) com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Chauvineau --que segundo a Polícia Federal tinha visto de permanência no Brasil-- teria sido vítima de um infarto, segundo informações da companhia aérea.

O voo havia decolado de Paris às 17h20 (horário de Brasília), e o passageiro desmaiou cerca de oito horas após a decolagem. Segundo a TAM, um médico francês que estava a bordo do avião prestou socorro ao homem, mas ele não resistiu e já chegou morto ao Brasil, informou a PF.

Devido ao incidente, o avião teve de pousar em Fortaleza --terminal mais próximo no momento em que ele francês passou mal-- por volta das 3h (horário de Brasília).

"Infelizmente, a notícia que temos é que ele já chegou morto ao aeroporto. O que foi feito aqui [em Fortaleza] foi apenas a remoção do corpo", disse o delegado Thomas Wlassak, chefe da Delegacia de Imigração da Polícia Federal na capital cearense.

O corpo do francês foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Fortaleza. Porém, até o final da tarde desta segunda, ainda não havia a confirmação da liberação do corpo. "Ainda não há nenhuma suspeita de que a morte tenha sido criminosa. Ao que tudo indica, foi uma fatalidade", disse o delegado.

Uma passageira disse à Folha Online que os ocupantes da aeronave tiveram de aguardar por mais de duas horas e meia dentro do avião, para prosseguir viagem para São Paulo. O pouso ocorreu por volta das 9h30 (horário de Brasília).

Em nota, a TAM lamentou a morte do passageiro e disse que "está prestando assistência à família do passageiro, que deve chegar em breve ao país". A PF não soube informar, se ele possuía familiares no Brasil, nem onde morava no país. A Folha Online não conseguiu localizar nenhum familiar de Chauvineau para comentar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário