Contato

O poder das mulheres na eleição

O Dia Internacional da Mulher, ontem, foi muito festejado pela ala feminina, principalmente nos redutos políticos de todo o País. Mas, em meio às homenagens, as mulheres deixaram escapar um desejo ainda não conquistado: possuir uma maior representatividade no poder. Contudo, o desejo delas parece estar próximo de tornar-se realidade nas próximas eleições.
Na edição de ontem, o Jornal O Estado mostrou que, desde o século passado, as mulheres têm se tornado maioria no eleitorado brasileiro - são quase cinco milhões de eleitoras. Desde a ditadura militar, elas tem se tornado maioria, em termos de participação política.

Nas eleições de outubro próximo, além de mais candidaturas para todos os cargos em disputa, a presença de duas mulheres entre os principais candidatos à Presidência da República tem chamado atenção. Alem disso, uma mudança na legislação eleitoral, aprovada em outubro passado, determina que os partidos políticos são obrigados a reservar 30% das candidaturas para a ala feminina da legenda. Assim, o quadro de baixa representatividade feminina nas bancadas legislativas de todo o País poderá começar a ser alterado.

Ler matéria completa em www.oestadoce.com.br (política)

Nenhum comentário:

Postar um comentário