O Sr. JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso:
Senhor Presidente, Senhores e Senhoras Deputados – Analisando o cenário sócio-político-econômico do Brasil, temos de reconhecer que, apesar de vários percalços, demos passos qualitativos no gerenciamento da coisa pública. Não podemos obscurecer que ainda existem vários desmandos, muito compadrio, patrimonialismo aqui e acolá e corrupção praticada a olhos vistos.
Costuma-se dizer que os defeitos se evidenciam mais que as virtudes e que a crítica é o lugar comum daqueles que não ousam, nem a se candidatar, nem a administrar ou fazer algo que revele seus talentos submersos, mas tão aflorados quando se colocam no lugar de julgador.
Não é fácil se administrar, seja um País, um Estado, uma Prefeitura ou qualquer Instituição que milite com a célebre contradição de bem diferenciar o que é pessoal do que é comunitário.
Enfatizo aqui, com encômios, o governador do meu Estado. Sua administração encontra-se já na contagem regressiva do seu primeiro mandato. Quiçá, os cearenses sejam clarividentes e o reelejam a um segundo mandato de governador.
Não o admiro, tão somente, pelo portentoso volume de obras que vem transformando o Ceará num canteiro de realizações de alcance social e econômico, jamais visto em toda a história administrativa do Estado. São, ao todo, 3.800 obras de envergadura, que os pósteros com certeza dirão, o Ceará se divide antes de Cid e depois de Cid. Só na minha cidade encontra-se em andamento um hospital de 270 leitos. A estrutura tecnológica dos Equipamentos é vazada no que há de mais avançado no mundo hospitalar contemporâneo. Basta salientar que os auxiliares de diagnóstico são interligados “on-line”, permitindo ao médico resultados quase imediatos de exames solicitados.
Além do Hospital, encontra-se em construção uma Policlínica, que com seus equipamentos desafogará a procura ao Hospital. Um laboratório de patologia clínica, ensejará os resultados dos exames de patologia em tempo recorde. Acrescente-se ainda um centro Odontológico, que dará suporte a integralidade e interação da Medicina.
No campo da educação, uma Escola Profissionalizante moderníssima e um pólo de informática que disponibilizará aos mais carentes acesso aos avanços da Ciência.
Um Centro de eventos programado para exposições agropecuárias, feiras, parque de vaquejada, auditório e outras atrações, já se encontram em andamento.
Na segurança, vem de ser inaugurado um presídio modelo, além do já conhecido Ronda do Quarteirão, com um CIOPS, que monitora toda a cidade.
Outras e mais outras iniciativas encontram-se em andamento em Sobral e em várias outras cidades pólo do Estado.
Mas como dizia, no início, sua administração não se caracteriza só pelas obras, mas, sobretudo pela sensibilidade de um governo que escuta, que ausculta e decide com firmeza o espectro de suas realizações.
O Ceará tem o privilégio de ter um governador sério, competente, honesto, possuindo a macro visão de nossos problemas. É um estrategista nato e possui a pré-ciência de enxergar nossos problemas por antecipação.
Haja vista: Porto- Pecém – Refinaria – Siderurgica – Rodovias e tantas outras iniciativas que nos alçam ao patamar do desenvolvimento.
Parabéns Governador Cid Gomes – O Ceará, sensibilizado, agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário