Contato

Boletim da Camara Municipal de Fortaleza.

LEGISLATIVO PARTICIPA DE CONGRESSO
SOBRE SEGURANÇA EMPRESARIAL

A Câmara Municipal de Fortaleza será um dos participantes do Congresso Nacional de Segurança Empresarial e Prevenção de Perdas (Consepp), que será realizado este ano em Fortaleza, entre os dias 27 e 31 de julho. A presença da Casa no evento se deve às experiências da Sala do Empreendedor e do Câmara Móvel.
Segundo o coordenador geral do Consepp, Edval Amaral, a Câmara está facilitando o acesso dos empreendedores à formalização. “A Câmara coloca em prática a necessidade de haver um local onde os profissionais possam ter as informações necessárias para se formalizar.”
O primeiro encontro preparatório para o congresso será realizado nesta sexta-feira, 9, no Sebrae. A coordenadora da Sala do Empreendedor e do Câmara Móvel, Janemary Monteiro, participa relatando a experiência da Casa com o programa Empreendedor Individual (EI). “Quanto mais participamos de eventos dessa natureza, mais fortalecemos a política nacional de formalização.”
EN05/04/2010



CÂMARA MÓVEL CHEGA AO TERMINAL
DO ANTONIO BEZERRA

O Câmara Móvel estará até o fim desta semana no terminal de integração do Antônio Bezerra. Na semana passada, o trailer esteve em Messejana e ajudou 24 pessoas a formalizarem seus negócios. O balanço parcial das atividades da Sala do Empreendedor e do Câmara Móvel em 2010 já somam 421 novos empreendedores. Desses, 230 foram formalizados na unidade móvel.
O equipamento conta com dois ambientes climatizados, ofertando os serviços da Sala do Empreendedor, que trabalha a formalização de trabalhadores autônomos no programa Empreendedor Individual, e da Ouvidoria Geral da Câmara Municipal, pronta a receber reclamações e sugestões sobre o trabalho do Legislativo.
“A gestão de aproximar a Câmara Municipal do povo está dando bons resultados. Isso se reflete nestes números”, avalia Janemary. Desde o ano passado, a Câmara Municipal de Fortaleza já formalizou o exercício de 762 novos empreendedores individuais.
EN05/04/2010


COMISSÃO PROGRAMA REUNIÃO PARA

AVALIAR MINHA CASA, MINHA VIDA

A falta de terreno e a mão de obra qualificada deverão ser os principais pontos da reunião, amanhã, 6, da comissão especial da Câmara Municipal de Fortaleza criada para acompanhar o programa Minha Casa, Minha Vida. A presidente da comissão, vereadora Eliana Gomes (PCdoB), acredita que a presença de vários órgãos e autoridades será de suma importância para o êxito da reunião. Ao final, deve ser feito um documento com as propostas.

Para a reunião nessa terça-feira, às 14h30min, no auditório Vereador Ademar Arruda, da Câmara de Fortaleza, a comissão enviou vários convites a lideranças comunitárias, empresários da construção civil e outros órgãos envolvidos com o Minha Casa, Minha vida na Capital. Além do Sindicato dos Empresários da Construção Civil, a vereadora conta com a presença de representantes das prefeituras de Maranguape e Maracanaú.

Eliana informou que foram convidados por meio de ofício vários órgãos, dentre eles a Companhia de Água e Esgotos do Ceará (CAGECE); Companhia Energética do Ceará (COELCE); Caixa Econômica Federal; a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Joaquim Rocha (PV); Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAN); e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE)

A vereadora Eliana Gomes destacou ainda que, após essa reunião, a comissão vai produzir um documento a ser entregue à ex-ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil do Governo Lula, quando de sua vinda a Fortaleza, dia 12 de abril. A comissão especial é formada pelos vereadores Eliana Gomes (PCdoB), Eliane Novais (PSB), Audízio Oliveira (PTN), Acrísio Sena (PT), Adail Júnior (PRP), Paulo Facó (PTdoB), Walter Cavalcante (PHS) e Machadinho Neto (DEM).

IS: 05.04.2010







AUDIÊNCIA DISCUTE PROJETO
URBANÍSTICO DA COPA 2014

As modificações no espaço urbano de Fortaleza decorrentes da Copa de 2014 serão tema de audiência pública nesta quarta-feira, 7, às 14h30min, na Assembleia Legislativa. O debate é iniciativa do vereador João Alfredo (PSOL) em conjunto com a deputada estadual Rachel Marques (PT).
O principal ponto de discussão será a remoção de populações em decorrência da execução dos projetos. Mesmo reconhecendo os benefícios que as obras trarão para a cidade, como maior oferta de serviços e incremento do turismo, João Alfredo questiona a quem elas servirão. Segundo ele, os projetos vão atingir centenas de moradores, a exemplo do que já ocorre, conforme o vereador, nas comunidades da Lagoa da Zeza, Vila Cazumba e Serrinha.
“É preciso conhecer os planos de ação e os projetos previstos para a cidade. Assim, a realização da audiência pública se revela um importante mecanismo de diálogo entre os Poderes e a população, especialmente para esclarecer sobre a previsão de desapropriações de imóveis e remoção de famílias”, avalia João Alfredo.

EN05/04/2010


VEREADORES VISITAM FROTINHA DE ANTÔNIO BEZERRA PARA APURAR DENÚNCIAS




Os vereadores Iraguassú Teixeira (PDT), Plácido Filho (PDT) e Dr. Ciro (PTC) realizaram uma visita na última quarta-feira, 31, no hospital Evandro Aires de Moura, mais conhecido como Frotinha de Antônio Bezerra, com o objetivo de apurar denúncias de que a unidade de saúde estaria reduzindo em 30% o atendimento da enfermaria infantil.

Segundo Iraguassú, o diretor do hospital, Paulo Prado, informou que o Frotinha está transferindo 30% dos leitos da enfermaria pediátrica para a enfermaria adulta, tentando suprir a grande demanda. ”Nós fizemos essa visita para se inteirar do problema. Mesmo com as justificativas, solicitamos um relatório contendo todas as informações sobre o funcionamento das enfermarias e uma relação de todos os atendimentos desde os últimos 12 meses”, informou.

Iraguassú disse ainda que só depois de analisar as informações do relatório é que se pode realmente avaliar a situação. ”Nós fizemos a nossa parte, solicitamos algumas informações e vamos aguardar. O secretário municipal de saúde me ligou no momento da visita e garantiu o envio do relatório”, afirmou o parlamentar. O Frotinha de Antônio Bezerra, no mês de março, só internou sete crianças, número inferior a quantidade de vagas destinadas a pediatria.

SC 05.04.2010




CARLOS MESQUITA LAMENTA PRETENSÕES

DE OUTROS PARTIDOS AO SENADO




Em entrevista à rádio FM Líder 107.3, que transmite os trabalhos da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Carlos Mesquita (PMDB), nessa segunda-feira, 5, fez uma análise do atual momento político que vive o estado do Ceará. O vereador citou em vários ocasiões, que o Estado vive um momento de tristeza, que a falta de oposição prejudica a política local. ”Vejo com tristeza a política do Ceará. Ninguém diverge. Nas eleições para governador, Cid Gomes não terá oposição”, disse o parlamentar.

Carlos Mesquita (PMDB) também avaliou a candidatura ao Senado do deputado federal Eunício Oliveira. ”Eu achava que a eleição do Eunício fosse consensual, mas o PCdoB quer lançar Hélio Leitão e o PT, o José Pimentel. O Cid prometeu apoiar o Eunício e acho que ele irá honrar, mas temos que ficar precavidos do que pode acontecer”, afirmou.

Sobre a chapa de reeleição do atual governador, o vereador Carlos Mesquita prefere não comentar o nome mais forte para ser vice de Cid Gomes. “Todos os nomes cotados são fortes. O trabalho do atual vice-governador, Francisco Pinheiro, é ótimo. O Catanho, por exemplo, admiro muito o trabalho dele, tem o comando das ações políticas do município e acho que também poderia ser um ótimo vice”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário