DR. CIRO EXIGE RESPEITO AOS REQUERIMENTOS
APRESENTADOS NA CMF
O vereador Dr. Ciro (PTC) utilizou o tempo da oposição, hoje, 11, na Câmara Municipal de Fortaleza, para criticar a forma com que a liderança da prefeita e a base aliada, na Casa, conduzem os convites realizados às autoridades municipais. Segundo o vereador, eles não respeitam os requerimentos aprovados na Casa Legislativa, quando solicitam a presença de secretários municipais, e questiona essa atitude, afirmando que a pauta diária da Casa está sendo subordinada às vontades políticas do vereador Acrísio Sena (PT).
“O líder da prefeita fala que vamos inundar a casa com Secretários do Município. Então as comissões estão aí, para serem discutidos os problemas, mas pautar as sessões legislativas, jamais”, contestou Dr. Ciro.
O parlamentar ainda lembrou que, na pauta de hoje, há um requerimento dirigido à prefeita, no qual pede uma posição oficial sobre a construção do Estaleiro Promar Ceará. ”O povo quer saber, prefeita. É preciso que haja preocupação por sua parte na geração de empregos, e não só em fazer política.”
SC11.05.2010
ACRÍSIO SENA QUESTIONA
POSTURA DA OPOSIÇÃO
O vereador Acrísio Sena (PT), líder da prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal de Fortaleza, ressaltou hoje, 11, durante a sessão da Casa, que está articulando, junto com o vereador Salmito Filho (PT), presidente do Poder, a vinda do secretário Valmick Ribeiro (Administração) para negociação com os sindicatos sobre a proposta salarial dos servidores municipais. Ele criticou a oposição por reclamar tanto quando os secretários municipais vêm ao plenário, quanto quando estes não comparecem.
A Casa vivencia, na opinião do vereador, “a síndrome da minoria com o complexo de maioria”. Acrísio esclareceu que a citação não é sua, e que não entendia a insatisfação dos vereadores de oposição. Ele acha que se a maioria da Casa, num diálogo com a Mesa Diretora, acorda e define a vinda dos secretários, não há razão para que a liderança da situação deixe de trazê-los à Casa.
LIMITE - O líder da situação anunciou que vai apresentar, na Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania da Casa, uma emenda ao artigo 126 do Regimento Interno, uma vez que ele não concorda com o uso de termos com chacotas e desrespeito aos entes públicos. Os vereadores, segundo ele, não podem se utilizar dos requerimentos para externar preconceitos, principalmente como vem fazendo o vereador Dr. Ciro (PTC).
Segundo o § 3º, proposto ao artigo 126, é vedada a utilização nos requerimentos de expressões que ofendam a honra e a dignidade de membros de qualquer poder, que contenham discriminação por origem, raça, sexo, orientação sexual, idade, condição econômica, religião e deficiência. Alguns requerimentos, concluiu Acrísio Sena, estão eivados ou de preconceitos, ou de forma desrespeitosas com autoridades municipais.
IS: 11.05.2010
COMISSÃO RECEBE COORDENADORA
DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A comissão especial que acompanha a situação das creches de Fortaleza recebeu hoje, 11, a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (SME), Francineide Pinho. Ela relatou para os vereadores presentes a realidade atual das unidades municipais e conveniadas.
A coordenadora esclareceu, por exemplo, como se deu o processo de acolhimento das creches que eram administradas pelo Governo do Estado. Segundo ela, das 87 unidades, 33 foram conveniadas ao Município. As crianças das demais, em idade de pré-escola, foram matriculadas nas escolas municipais. Ao todo, a Prefeitura administra 136 creches. Dessas 57 são conveniadas.
Questionada sobre a situação dos prédios das unidades, Francineide explicou que, das 75 creches municipais, 12 foram construídas no padrão MEC. As demais, erguidas na gestão do prefeito Juracy Magalhães, passaram ou estão em processo de adaptação.
Como encaminhamento, a comissão solicitou à SME um relatório detalhado sobre as creches. Para a próxima terça-feira, 18, a comissão deverá ouvir membros da Comissão de Defesa do Direito à Educação, vinculada ao Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca).
Estiveram presentes na reunião os vereadores Roberto Mesquita (PV), presidente da comissão; João Alfredo (PSOL), relator; Vitor Valim (PHS); Acrísio Sena (PT); Francisco Alves (PRTB); Machadinho Neto (DEM); Eliana Gomes (PCdoB) e Paulo Gomes (PMDB).
EN11/05/2010
IRAGUASSÚ QUER PRESENÇA DE SECRETÁRIO
NA COMISSÃO DE SAÚDE
O vereador Iraguassú Teixeira (PDT) propôs, hoje, 11, na sessão da Câmara Municipal, que a Comissão de Seguridade Social e Família da Casa – presidida pelo vereador Machadinho Neto (DEM) – convide o secretário Municipal de Saúde, Alex Mont'Alverne, para discutir o que acontece no SUS – Sistema Único de Saúde de Fortaleza. “É uma absurdo o que vem ocorrendo nos postos de saúde do município”, afirmou.
Médico do Posto de Saúde da Floresta, no bairro Álvaro Weyne, Iraguassú disse ter atendido Alexandre Ferreira. Como não tinha vaga naquela unidade do município, o paciente foi encaminhado a um ortopedista. Alexandre Ferreira foi ao Centro Integrado de Educação e Saúde Teresinha Parente, no Curió. A direção do CIES disse que não acatava solicitação de Iraguassú Teixeira, que não era médico daquele posto.
Iraguassú Teixeira enfatizou que era obrigação do Centro Integrado de Educação e Saúde Teresinha Parente acatar o encaminhamento. Ele sugeriu que a administradora do posto também comparecesse à Comissão da Câmara para esclarecimentos. Ele disse que não aceita esse posicionamento.
Sem entender a razão da recusa, Iraguassú acha que a administradora deverá ter sido colocada na função por algum vereador. Há denúncias de que os cargos foram loteados pela Prefeitura de Fortaleza. Ele disse que também havia no Posto de Saúde da Floresta discriminação. “Mas trabalhamos e acabamos com isso. Vou lutar sempre contra essa discriminação”, finalizou.
IS: 11.05.2010
WALTER SUGERE ADESIVO PARA VEÍCULOS DE PORTADORES
DE NECESSIDADES ESPECIAIS
O vereador Walter Cavalcante (PHS) fez um registro, nessa terça-feira, 11, na Câmara Municipal, do Projeto de Lei n°0106/09, de sua autoria, que dispõe sobre a utilização de adesivo de identificação, em veículos de propriedade de portadores de necessidades especiais.
Em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou uma experiência que teve em viagem à Brasília, onde constatou o respeito que as pessoas do Distrito Federal têm com os portadores de necessidades especiais “Apesar de o trânsito ser bastante violento, eu peguei um taxi em que o motorista era portador de necessidade especial e ele tinha exatamente esse adesivo. E o que observei, foi o carinho com que a população tratava esse veículo”, afirmou Walter.
O Projeto de Lei do Vereador Walter Cavalcante (PHS) esteve em discussão única na sessão de hoje, e foi aprovado. Agora segue para redação final.
SC11.05.2010
GUILHERME SAMPAIO PEDE AGILIDADE PARA
MANTER OBRAS DO MINIMUSEU FIRMEZA
O casal de artistas plásticos Estrigas e Nice foram a público anunciar que a coleção do Minimuseu Firmeza, mantido por eles no sítio onde moram, está à disposição de entidades e órgãos que quiserem adquiri-la. O vereador Guilherme Sampaio (PT) elogiou hoje, 11, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), de buscar adquirir o acervo.
“Sabemos que alguns passos burocráticos já foram dados, mas ainda não há solução. Esse assunto merece acompanhamento, pois se trata de um patrimônio de valor inestimável. Fazemos coro a artistas e intelectuais para que o Governo possa dar sequência a essas tratativas”. O pronunciamento do vereador se deu para justificar voto a requerimento de sua autoria que insere nos anais da Casa notícia sobre o assunto.
Para Guilherme, o acolhimento da coleção pela Secult é um gesto de justiça para com Estrigas e Nice, que mantém em casa parte significativa das artes plásticas cearenses, como obras de Aldemir Martins, Raimundo Cela e Antônio Bandeira.
EN11/05/2010
--
Câmara Municipal de Fortaleza
Assessoria de Imprensa
+ 55 85 3444.8304
www.cmfor.ce.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário