Boletim da Camara Municipal de Fortaleza.

PACTO POR FORTALEZA SERÁ LANÇADO

NESTA SEGUNDA-FEIRA
A solenidade de lançamento do “Pacto por Fortaleza: a cidade que queremos até 2020” será realizada na próxima segunda-feira, 31, às 19 horas, no plenário da Câmara. O projeto, de iniciativa do presidente Salmito Filho (PT), pretende discutir a cidade de forma institucional, diagnosticando e planejando para os próximos dez anos.
O primeiro grande encontro já tem data marcada, 19 de junho, durante todo o dia, na Câmara Municipal. A reunião deve reunir os pesquisadores que coordenam os cinco eixos de atuação e demais participantes. A partir daí, serão organizados os encontros temáticos segundo os eixos.
A informação foi adiantada hoje, 28, por Sônia Almeida, assessora responsável pela organização do Pacto. Ela concedeu entrevista hoje à Líder FM 107,3, que cobre os trabalhos legislativos, em que apresentou as temáticas que serão discutidas nas atividades.
“O Pacto propõe que cada um de nós contribua com o debate sobre a cidade. Essa contribuição não vai vir só dos pesquisadores, mas de toda a população”, incentivou, acrescentando que será feita uma ampla divulgação para que vários setores da sociedade participem.
Um dos objetivos do projeto, segundo Sônia, é resgatar e valorizar a relação das pessoas com Fortaleza. “O Pacto nos fará compreender a cidade em suas dificuldades e necessidades e quais caminhos devemos seguir. É necessário que o povo compreenda nosso potencial. Temos que crescer, descobrir novos rumos e estabelecer uma relação de respeito com nosso município.”
EN28/05/2010



AUDIÊNCIA NA CMF VAI DEBATER
ACIDENTES DE TRÂNSITO
A Câmara Municipal de Fortaleza, segunda-feira (31), às 9h30, realiza uma audiência sobre a problemática dos acidentes de trânsito, especialmente, os decorrentes de motocicletas e ciclomotores na cidade de Fortaleza.
O propositor do requerimento é o vereador Iraguassú Teixeira (PDT), que ressalta ser necessário encontrar alternativas para solucionar essa problemática. Iraguassú ainda afirma que esse é um tema relevante para a cidade de Fortaleza, e que é constantemente debatido em plenário, merecendo assim uma discussão mais ampla.
NÚMEROS - Estudos apontam que acidentes com transportes terrestres (carros, caminhões, motos) são a segunda causa de morte por motivo externo. Por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,2 milhões de pessoas morrem no trânsito e mais de 90% das mortes ocorrem nos países em desenvolvimento. No Brasil, por exemplo, cerca de 38 mil pessoas morrem por ano, vítimas de acidentes de trânsito.
Em Fortaleza, a realidade não é diferente das outras capitais do país, de acordo com dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal. O número de acidentes de trânsito em janeiro deste ano cresceu 58% em relação ao mesmo período do ano passado. O percentual de mortes aumenta na mesma proporção: foram 57,69% a mais em 2010. Em relação aos feridos, o aumento foi de 74,31%. E os principais envolvidos ainda continuam sendo os motociclistas.
SC28.05.2010



WALTER CAVALCANTE DESTACA OS 41 ANOS DO
ROTARY CLUB DE FORTALEZA - ALAGADIÇO

O vereador Walter Cavalcante (PHS), por meio do requerimento n° 1164/10, realiza nesta segunda-feira (31), às 12h, no Náutico Atlético Cearense, uma sessão solene em homenagem aos 41 anos do Rotary Club de Fortaleza - Alagadiço.
O clube foi criado no ano de 1969, inicialmente para organizações de homens e mulheres de negócios e profissões diversificadas, que no mundo inteiro prestam serviços humanitários. Em quatro décadas de trabalho, o Rotary Club de Fortaleza – Alagadiço tem contribuído bastante em benefício da comunidade carente de Fortaleza e do Estado.
Para Walter, os “rotaryanos” são importantíssimos para a comunidade, conhecendo as necessidades da população, divulgando e implementando campanhas diversas, contribuindo para o desenvolvimento cultural e a conscientização do meio ambiente. “O Rotary Club de Fortaleza – Alagadiço, além de todos esses serviços prestados à população, também oferece assistência aos problemas da juventude, dos doentes e idosos.”
SC28.05.2010



PAULO GOMES QUER INTEGRAÇÃO
DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O vereador Paulo Gomes (PMDB), estimulado pelas ideias do Pacto por Fortaleza – lançado esta semana pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho (PT) – quer integrar socialmente crianças e adolescentes da Capital. Para isso, através de projeto de lei, ele está propondo a criação do programa “Escola de Futebol Atleta do Futuro de Fortaleza”.
A finalidade do programa, explica o parlamentar peemedebista, é contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças e adolescentes, criando condições de melhoria da qualidade de vida e o estímulo ao convívio social e coletivo. E, assim, acrescentou Paulo Gomes, buscando resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus direitos e deveres.
Paulo Gomes salientou que o programa será realizado nos campos de futebol da Prefeitura. As crianças e adolescentes, interessados em particular, enfatizou o vereador, deverão estar matriculados em escolas, frequentando as aulas. A preferência de ingresso no programa, porém, é para crianças e adolescentes em situação de carência.
A organização e coordenação do programa, esclarece o vereador, será feita pela Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza. O Poder Executivo, pela proposta, fica autorizado a manter convênios com empresas da iniciativa privada para viabilização do programa.

IS: 28.05.2010

CENTRO DE RECUPERAÇÃO
SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA

As comissões de Seguridade Social e Família e de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, em conjunto com a Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente e da Frente de Combate ao Crack, planejam realizar uma audiência pública na Casa para discutir a implantação do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos.
A proposta, aceita pelos vereadores que compõe essas comissões e frentes, é do vereador João Alfredo (PSOL). Ele observou que o orçamento municipal, exercício financeiro de 2010, prevê o valor de R$ 2 milhões para a construção do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos. Apesar da previsão orçamentária, a Prefeitura ainda não inciou nenhum procedimento visando a implantação desse equipamento.
Uma representação da Câmara está se organizando para visitar, em Recife (PE), uma instituição de recuperação de dependentes químicos antes da realização da audiência. Fortaleza não conta, ainda, com o Centro de Recuperação público para atender à população de baixa renda, sem condições financeiras para procurar tratamento nos centros particulares.
O aumento do consumo de drogas ilegais em Fortaleza, principalmente entre os jovens, parcela da população mais vulnerável, e sua estreita relação com o aumento da violência – justifica João Alfredo – são dados que exigem ampla discussão e respostas às demandas e inquietações das famílias que enfrentam esse grave problema.

IS: 28.05.2010



ENCONTRO VAI DISCUTIR ENFRENTAMENTO
AO TRABALHO INFANTIL

A Câmara Municipal de Fortaleza, por meio do vereador Acrísio Sena (PT) promove, no dia 7 de junho, audiência pública para discutir o enfrentamento ao trabalho infantil. Em conjunto com a Comissão de Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, o evento será realizado no auditório da Câmara às 9 horas.
Segundo o requerimento do vereador, o objetivo do debate é conscientizar a população, as autoridades e a mídia sobre os desafios que devem ser enfrentados em busca de erradicar essa forma de trabalho, que é proibida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Constituição Federal.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008 aponta que 14,3% da população entre 10 e 14 anos trabalha no Ceará. “O trabalho infantil é fruto da miséria, da desigualdade e da exclusão social, mas pode ser vencido por meio da cooperação da sociedade e da criação de políticas públicas nesse sentido.”
EN28/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário