Contato

Collor anuncia a candidatura ao governo de Alagoas

Mal assumiu a presidência, em 1990, Fernando Collor disse: “Em três meses, quero a direita indignada e a esquerda perplexa”. Deu no que deu.

Nesta segunda (10), Collor (PTB) confirmou que vai disputar o governo de Alagoas, onde tudo começou.

Busca o apoio de Renan Calheiros (PMDB). Promete apoiar Dilma Rousseff (PT). Ou seja: quer a direita impregnada e a pseudo-esquerda anexa.

Sem Collor, esboçava-se em Alagoas uma disputa polarizada: o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) versus o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT).

Agora, Renan balança entre Collor e Lessa. Reaproximou-se do primeiro em Brasília. Mas o segundo lhe convém mais em Alagoas.

Antes de se embrenhar na corrida pelo governo, Lessa era candidato ao Senado. As pesquisas indicavam que beliscaria uma vaga.

A outra cadeira no Senado, a julgar pelas mesmas pesquisas, seria conquistada pela presidente do PSOL, Heloísa Helena. Renan corria o risco de ficar de fora. Daí o interesse em tonificar Lessa.

De concreto, por ora, apenas a evidência de que Dilma passa a dispor de dois palanques em Alagoas –o de Lessa e o de Collor.

Serra só tem o de Teotônio Filho. Mas não lamenta. Longe disso. Nesta segunda, a propósito, perguntou-se ao presidenciável tucano:

O senhor vai querer o apoio do PP do Paulo Maluf? E Serra: “Não é o PP do Maluf. O Maluf é um. Tem o partido do Collor...”

“...O Collor apoia a Dilma, seu partido não sei pra onde vai. Vou querer somar ao máximo os apoios, com base no meu programa, nas ideias que eu apresento” (ouça).

Entra sucessão, sai sucessão o lero-lero é sempre o mesmo: programas e idéias de um lado, prontuários ressuscitados do outro.

Enquanto um candidato não recusar determinados apoios o Brasil da política será sempre um pré-Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário