
Energia eólica: presidente da 3ª maior fornecedora de aerogeradores visita o CE
O governador Cid Gomes recebe nesta quarta-feira (19), às 11 horas, no Palácio Iracema, a visita do indiano Tulsi Tanti, presidente e fundador da multinacional indiana Suzlon. Essa será a primeira visita do empresário ao Brasil. No encontro com o Governador, Tulsi discutirá oportunidades no mercado de energia eólica no Ceará. A visita também incluiu encontros com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Vieira, e o ministro interino de Minas e Energia, José Coimbra.
No mercado há 15 anos, a Suzlon é a terceira maior fabricante mundial de aerogeradores e está presente em 21 países, com 14 mil funcionários e operações nas Américas, Ásia, Austrália e Europa. Na área social e ambiental, a Suzlon possui iniciativas como a Fundação Suzlon, que desde 2008 desenvolve projetos de sustentabilidade envolvendo comunidades e organizações de base.
No Brasil a Suzlon vem investindo desde 2007, com sede em Fortaleza e projetos implantados ao longo da costa cearense. O país é líder no mercado de energia eólica na América Latina, com um potencial de geração de energia da ordem de 143 GW, sendo a região Nordeste a mais propícia para a atividade no país, com potencial de 75 GW. A empresa já instalou 182 turbinas eólicas no Ceará, todas em operação, resultando em uma capacidade de geração de energia de cerca de 380 MW, o que corresponde a 51% da capacidade nacional em operação, segundo dados da ANEEL.
Atualmente os três maiores parques em operação no Brasil estão instalados no Ceará e utilizam aerogeradores da Suzlon: Praia Formosa, em Camocim (CE), com 105 MW; Canoa Quebrada, em Aracati (CE), com 57 MW; e Eólica Icaraizinho, em Amontada (CE), com 54.6 MW. A Suzlon emprega diretamente cerca de 160 funcionários no estado, sendo a quase totalidade de brasileiros que foram treinados pela empresa no exterior ou que receberam treinamento local com técnicos provenientes de outras unidades da Suzlon, como Dinamarca, Índia, Portugal, EUA e Austrália. A multinacional emprega diretamente cerca de 160 funcionários no Ceará e mantém contínuo investimento em recursos humanos, com previsão de aumento do quadro de funcionários para 250 pessoas até março de 2011.
A Suzlon vê o Brasil como um mercado promissor e estável, com um crescimento projetado de 1.500 a 2.000 MW/ano. A empresa trabalha para a aquisição de 30% a 40% de market share nos próximos leilões de energia eólica realizados no país, a fim de manter sua liderança na implantação de projetos eólicos no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário